5 dicas para otimizar o processo de carga e descarga de caminhões

Tempo de leitura: 2 min
  • Logística

5 dicas para otimizar o processo de

CARGA E
DESCARGA DE
CAMINHÕES

Aumentar a agilidade e dinamismo nos processos de carga e descarga de caminhões é fundamental para oferecer pontualidade e autoridade aos clientes. 

Neste infográfico, vamos apresentar dicas para otimizar esse processo. Principalmente no que tange os caminhões prancha e os basculantes – responsáveis pelo transporte de cargas volumosas como entulho, terra, granéis, agregados, máquinas pesadas, estruturas metálicas, entre outros.

1

Planeje os
horários
e rotas

A otimização de cargas e descargas depende do planejamento dos horários de saída de determinado local até a sua chegada ao destino. Por isso, escolher um plano de rotas atualizado fortalece sua eficácia.

2

Implemente
monitoramento
a distância

O monitoramento à distância em tempo real aumenta a segurança do motorista, da carga e do próprio caminhão. A telemetria e geolocalização reduzem o tempo de resposta e auxiliam no controle e comprometimento logístico.

3

Respeite
o volume
de carga

Organize a carga estrategicamente e respeitando o limite imposto para cada caminhão. Esse tipo de organização evita a perda de tempo, criando menos espaço para acidentes e ociosidade na logística e operação.

4

Treine a
equipe

A carga e descarga de basculantes e pranchas possui riscos inerentes -principalmente quando pensamos no volume das cargas e materiais transportados. Por isso, é importante eliminar qualquer atitude que favoreça esses riscos. 

O treinamento deve ser periódico e abranger práticas de segurança, emergência e qualidade para garantir o correto andamento da atividade.

5

Trabalhe
com
checklists

Incentivar uma rotina em que a prática de checklists existe, favorece um ambiente de segurança, produtividade e controle. O preenchimento desse documento assegura que detalhes não sejam ignorados.

Você pode incluir inspeções visuais e mecânicas, mas também documentação de expedição, protocolos de trânsito e demais aspectos aderentes à realidade do seu negócio.

Saiba que a otimização do processo de carga e descarga de caminhões traz benefícios significativos para a imagem e receita da empresa. Quer continuar ligado em mais dicas sobre logística? Então siga-nos no Facebook, YouTube, LinkedIn e Instagram!

logo_armac

Gerar oportunidades e desenvolvimento para um mundo cada vez mais produtivo e sustentável