Overhang em paletes: o que é e como minimizá-lo?

  • Logística

O termo Overhang em paletes é um tema bastante discutido no mundo da movimentação logística. Afinal, ele impacta diretamente a armazenagem de mercadorias da empresa e pode resultar na perda de materiais — principalmente quando envolve deslocamento nos armazéns.

Portanto, para auxiliar na resolução das principais dúvidas que surgem sobre quais são os impactos diretos na sua empresa, preparamos este post e explicaremos o que é, como ele interfere na logística e qual a importância de combater o overhang na intralogística. Além disso, abordaremos como a locação consultiva pode ajudar nesses processos. Continue a leitura para saber mais!


Aluguel de Empilhadeiras – Locação Online

Os melhores equipamentos de intralogística aqui


O que é Overhang em palete?

O termo Overhang, traduzido para o português, significa “saliência” e está relacionado com as sobras nos espaços que as mercadorias apresentam quando ficam mal acondicionadas no armazém e empilhadas. Para explicar melhor, como os produtos são organizados geralmente de forma vertical, pode haver caixas que não possuem o mesmo comprimento que as anteriores, tornando a pilhagem desigual. Nesse cenário, acontece o Overhang em palete.

Dessa forma, quando os produtos ficam posicionados fora do contorno do palete, há impacto direto na qualidade dos itens, no deslocamento e em toda a logística da empresa. A fim de evitar isso, será necessário planejamento, melhor organização e otimização dos inventários.

Outro ponto a ser destacado é que o material do palete interfere diretamente na armazenagem e na logística. Afinal, a escolha do modelo, a depender da sua qualidade, pode danificar os produtos pelo mau acondicionamento. O palete mais comum encontrado no mercado é o de madeira, mas é possível obter exemplares em plástico e metal. A escolha dependerá de qual item será transportado.

Detalhando melhor esse assunto, o modelo considerado padrão para as mercadorias no Brasil é o palete PBR, que possui medida de 1,00 x 1,20 m. Ele decorre de uma norma que foi introduzida no mercado nos anos 1990 pela Abras, em conjunto com organizações do Comitê Permanente de Paletização (CPP).

Em suma, os principais impactos que o Overhang ocasiona na logística são:

  • redução na fluidez das operações, prejudicando a logística;
  • produtos mal armazenados, com menor aproveitamento de espaço;
  • maior probabilidade de danos às cargas e aos paletes;
  • redução da segurança por conta de pilhagens mal condicionadas.

Quais os procedimentos fundamentais de uso do palete na logística?

A paletização de cargas corretamente promove melhor fluidez no transporte intralogístico da empresa. Assim, torna o manuseio das mercadorias mais prático e favorece a maior produtividade de toda a equipe.

Trata-se de um procedimento fundamental que compõe a primeira etapa para a organização de mercadorias. De forma geral, são utilizadas diversas opções de layout para maior aproveitamento do espaço, e as principais que podemos citar são: layout funcional, em células, em linha e layout pela utilização. Confira a diferença entre cada uma.

Layout funcional

Refere-se à padronização que mantém os recursos agrupados de acordo com as atividades desempenhadas na companhia. Assim, cada setor apresenta o maquinário específico e a empresa tem melhor organização e praticidade no dia a dia.

Layout em células

O layout em células, como o próprio nome já sugere, cria compartimentos para cada tipo de produto. Ou seja, a ideia principal é apenas agrupar e ter as quantidades de mercadorias necessárias. É uma das conformações que mais auxilia na logística da companhia, pois reorganiza e acondiciona estrategicamente recursos de produção para um fluxo contínuo.

Layout de linha

É um modelo de fluxo predeterminado no sistema de produção, desde o início até o final. Portanto, estabelece uma linha de fluxo em que a matéria-prima chega e é utilizada especificamente na montagem de indústrias. Um exemplo claro é uma indústria de veículos que necessita de uma demanda contínua de peças para fabricação.

Quais as melhores práticas para minimizar o Overhang?

Para lidar com essa situação, a melhor alternativa é fazer o planejamento do palete ideal. Afinal, escolher o modelo certo irá favorecer o melhor transporte e a maior vida útil das cargas a serem armazenadas. Como explicado, há pelo menos três tipos de materiais, que são madeira, plástico e metal. Confira como utilizar cada um deles de acordo com as necessidades:

  • palete de madeira: é o modelo mais indicado para uso de empilhadeiras. O palete PBR, por exemplo, é fabricado com longarinas para situações de transporte de cargas;
  • palete de plástico: é confeccionado em polietileno e é o mais indicado para armazenamento de alimentos e bebidas. Afinal, é imprescindível que a matéria-prima nesses setores não sofra oxidação e não transmita odor nem sabor. Para finalizar, ele evita a proliferação de fungos e bactérias;
  • palete de metal: utilizado nos setores de indústrias automobilísticas e metalúrgicas por apresentar maior resistência e auxiliar no transporte de pré-montados.

Como otimizar os processos logísticos com a locação consultiva?

Para otimizar e melhorar a fluidez na intralogística da empresa para locação, é importante realizar um planejamento eficaz que contemple desde como serão armazenados os itens até as empilhadeiras utilizadas. É uma fase considerada complexa, pois cada etapa é crucial para alcançar maior eficiência. Para proceder da melhor maneira, procure:

  • fazer um mapeamento dos processos da empresa;
  • realizar a integração de todos os setores;
  • investir em tecnologia com rastreamento nos transportes.

Por fim, para que essas etapas sejam realizadas corretamente, é fundamental estabelecer uma parceria com uma empresa especializada. Dessa forma, fica mais simples alinhar todos os processos e garantir resultados. Em síntese, a locação consultiva auxilia sendo a fornecedora de maquinários para transporte e armazenamento da sua companhia, a fim de garantir fluidez e escalabilidade.

Para uma parceria consolidada com experiência em logística e transportes, conte com a Armac! Nossa equipe é perita e ágil, atendendo às diversas demandas nessa área. Afinal, o segredo para reduzir os impactos do Overhang é um ótimo planejamento no armazenamento e no carregamento de insumos na companhia.

O conteúdo foi útil para entender sobre esse tema que influencia diretamente a logística das empresas? Então, já anote outra dica: siga-nos nas redes sociais! Estamos no Facebook, YouTube, LinkedIn e Instagram!