No setor de logística, a transpaleteira é um equipamento empregado no transporte de cargas pesadas de baixo e médio volume, tendo utilidade dentro ou fora de armazéns e galpões industriais. Tal recurso oferece maior autonomia aos profissionais logísticos ao agilizar a locomoção de materiais, sem exigir muita força braçal das pessoas.
Neste artigo, você vai saber quais são os tipos desse equipamento, principais pontos de atenção e importância da manutenção de transpaleteira e para a eficiência das atividades de trabalho. Confira!
Locação de Equipamentos – Alugue Online
O equipamento ideal para o seu projeto aqui
Tipos de transpaleteiras
Existem duas categorias de transpaleteiras — a manual e a elétrica, e suas funções não são restritas ao processo de levantar e carregar materiais pesados. Esse equipamento foi estruturado para garantir a segurança do seu condutor. Saiba como funciona cada um dos tipos de transpaleteiras.
Transpalete manual
Este aparelho tem um funcionamento manual em que o operador deve fazer o bombeamento da hidráulica da máquina. Esse movimento gerado vai erguer a carga deixando as rodas da máquina livre para a sua locomoção. Após o posicionamento do material transportado, o operador precisa puxar uma alavanca, assim os garfos descem para soltar a carga no seu local de armazenamento.
Transpalete elétrico
Neste tipo de equipamento, o seu funcionamento acontece por meio de uma fonte de energia externa, uma bateria elétrica. Por ser elétrica e necessitar desse alimentador, a máquina é maior do que a utilizada manualmente, o que confere certa desvantagem em relação ao espaço ocupado. Diferentemente do transpalete manual, o elétrico é acionado por botões e não por uma alavanca.
Cuidados importantes com as transpaleteiras
Agora que você já sabe quais os tipos de transpaleteiras e a necessidade de realizar a manutenção desses equipamentos, destacamos alguns cuidados importantes:
- confira a parte visível do aparelho;
- tenha cautela com o manuseio das cargas;
- não exceda o limite de peso;
- tenha cuidado com a velocidade do deslocamento da máquina;
- atente para o uso do item em rampas.
Para garantir mais autonomia nos processos de logística, as transpaleteiras são excelentes para os transportes de cargas pesadas. No entanto, ter um cuidado com a operação da máquina é fundamental para aumentar a eficiência e assegurar que o serviço seja entregue dentro do prazo estipulado.
Manutenção de transpaleteira
A fim de garantir a vida útil do equipamento, é necessário assegurar a manutenção em dia. Esse procedimento tem a função prevenir danos com os reparos necessários e capazes de evitar quebras e problemas mais graves na transpaleteira.
Sua manutenção é feita por um processo de avaliação das condições de manuseio e da funcionalidade da máquina. A princípio, o profissional de manutenção deve conferir o equipamento visualmente, assim, se a estrutura do equipamento demonstrar quaisquer particularidades fora do padrão, ele perceberá de imediato.
Em seguida, deve-se analisar cada aspecto de usabilidade da transpaleteira envolvendo:
- o dispositivo de “pega”;
- elevação e descarga;
- encaixe de palete;
- rolagem das rodas.
No caso das elétricas, é preciso se atentar as medições de bateria, anotações que os operadores fizeram durante seus turnos de trabalho e ruídos. Em suma, a ideia é verificar e validar cada peça individualmente e todas as suas funções, para confirmar que o conjunto está respondendo adequadamente, ou se há a necessidade de algum reparo.
Uma excelente opção para reduzir o custo com a manutenção de transpaleteira é optar pela locação do equipamento. Assim, garante-se à acessibilidade do serviço e mantendo-se focado em sua operação de negócio principal, uma vez que a manutenção do equipamento é de responsabilidade do locador.
Se você se interessou pelas transpaleteiras depois de ler este artigo, mas não sabe qual escolher para o seu projeto, acesse o nosso site e confira o melhor equipamento.