Paleteira: o que é, tipos e funcionalidades

  • Máquina

Em diversos tipos de indústrias, a utilização de paleteiras é necessária para transportar os produtos, insumos, matérias-primas, itens do estoque e diversas matérias primordiais para as linhas produtivas. Esse tipo de equipamento é destinado à locomoção de paletes, como o nome sugere, sendo compostas por:

  • um suporte de metal com uma haste para controle;
  • e por uma base para movimentação dos paletes em três rodas normalmente.

Esse conjunto é ideal para o suporte de paletes de diferentes pesos e tamanhos. Além disso, contribui para a facilidade do trajeto e para a praticidade, pois diminui a necessidade de esforços manuais muito excessivos.


Aluguel de Empilhadeiras – Locação Online

Os melhores equipamentos de intralogística aqui


Com o objetivo de falar sobre a paleteira, este conteúdo é direcionado a explicar os detalhes sobre esse equipamento. Confira!

Para que serve uma paleteira?

Uma paleteira é destinada ao transporte de mercadorias, produtos e insumos nas áreas internas da fábrica, podendo auxiliar na disposição dos paletes, facilitando, principalmente, seu içamento.

Em locais de movimentação limitada, que impede o uso de empilhadeiras tradicionais, as paleteiras viabilizam a locomoção independentemente da distância. Nesses casos, há também a opção de considerar os modelos elétricos que aumentam a agilidade e praticidade de algumas operações.

Quais são os tipos de paleteiras?

Para que uma carga seja transportada, é necessário colocá-la sobre paletes de madeira, que juntam e protegem o conteúdo. O palete é feito de acordo com a medida necessária para acoplar a carga. Funcionando como uma facilitadora do processo logístico, tanto para quem locomove quanto para a carga.

Com isso em mente, confira um pouco mais sobre os modelos mais comuns.

Paleteira comum de aço inox

A paleteira comum é um modelo muito utilizado em diversas indústrias, suportando até 3 mil kg e contando com um custo mais acessível. Por outro lado, a paleteira de aço inox possui rodagem dupla, com material poliuretano e nylon, algumas vezes, galvanizado. É muito utilizada em áreas alimentícias e farmacêuticas, pelo fator antioxidante da sua composição.

Paleteiras com balança e pantográfica

A paleteira com balança é destinada ao controle do peso do produto que é transportado. Ela sustenta a carga de maneira ideal e segura para o transporte. Já com a pantográfica, é possível promover a elevação dos produtos, em uma altura de, em média 1,20 metro. Assim, agiliza a montagem dos paletes, que podem ficar na altura do colaborador que está realizando a função.

Paleteiras elétricas

Também existe a paleteira elétrica, utilizada para transportar os paletes em maiores distâncias sem esforços extras dos colaboradores. Suportam por volta de 2 a 3 mil kg e podem ser feitas de aço inox não oxidante, com ou sem balança, para controle do peso dos produtos.

É necessário fazer a manutenção das paleteiras?

O ideal é que a manutenção das paleteiras seja realizada corretamente para prevenir desgastes maiores. Por isso, observar o devido funcionamento dos equipamentos é uma tarefa indispensável, que envolve a segurança do colaborador, a carga transportada e das outras pessoas dentro da fábrica.

Além disso, garantir uma rotina de manutenção preventiva respalda a empresa contra ociosidade de maquinário e operações. Afinal, a falta dessa periodicidade de manutenções acarreta no método corretivo, que exige a interrupção do trabalho e, em alguns casos, a aquisição de outro equipamento.

Quais as diferenças entre a paleteira manual e a hidráulica?

Uma paleteira manual é totalmente dependente da força humana do colaborador para deslocamento e transporte, isso porque não possui nenhuma força motriz própria, como a energia elétrica ou combustão, para funcionamento. Mesmo assim, facilita a locomoção cotidiana.

A paleteira hidráulica, por sua vez, pode contar com força motriz mecânica e possui um sistema hidráulico capaz de elevar a carga do chão, auxilia na colocação dela em caminhões e facilita a paletização da mercadoria.

Quais os benefícios da paleteira?

Entre os diversos benefícios e utilidades da paleteira, temos a possibilidade de locomover a mercadoria pela indústria, pois, sem esse equipamento, movimentar de 2 a 3 mil kg seria extremamente impraticável dentro de uma linha de produção.

Outras vantagens de ter paleteiras de diferentes modelos dentro de uma empresa são:

  •  a facilitação no deslocamento dos produtos;
  • a praticidade, pois a necessidade de esforços físicos maiores é reduzida;
  • a economia, porque o valor é mais acessível;
  • a segurança, diminuindo o risco de acidentes por sua eficácia;
  • a utilidade para diversos fins, podendo transportar vários tipos de materiais;
  • a qualidade é elevada, existindo versões antioxidantes, hidráulicas e elétricas.

Qual a função de uma paleteira no almoxarifado?

Dentro de um almoxarifado, a paleteira cumpre sua função base de locomover as mercadorias acomodadas de um local para o outro, facilitando a organização. Também é possível, com os equipamentos hidráulicos, elevar os paletes e colocá-los em prateleiras mais altas, otimizando o espaço ao máximo. Isso, para a empresa, significa maior economia, visto que ela não necessitará da adaptação de outros espaços para armazenamento.

Ademais, facilita o trabalho dos colaboradores, possibilitando percorrer pequenos, médios ou longos percursos, com diferentes tipos de paleteiras modeladas de acordo com a distância necessária e o tipo de carga. Tudo isso de forma segura, evitando acidentes.

Qual a diferença entre paleteira e transpaleteira?

Na paleteira, o transportador vai andando e locomovendo o equipamento, sendo ideal para percursos menores. Já a transpaleteira possui um local para locomoção do colaborador junto com a carga, sendo bastante eficaz em percursos médios e longos. Ambas são ótimas opções para as indústrias, que podem ter os dois modelos internamente, a fim de realizar diferentes tipos de funções e necessidades.

Como vimos, a paleteira é um equipamento primordial para indústrias que fazem o transporte de cargas pesadas. Ela facilita a logística interna de maneira prática, ágil e segura, sendo de grande utilidade, pois pode transportar diferentes tipos de materiais. Também é econômica em comparação com empilhadeiras e conta com qualidade elevada, pois é feita para suportar vários quilos sem ser danificada.

Além disso, existem opções antioxidantes, ideais para produtos alimentícios e farmacêuticos. Por fim, as paleteiras podem ser feitas com ou sem balança para pesagem dos paletes, além de contar com hidráulica para içamento ou somente locomoção simples.

Gostou do conteúdo? Siga nossas páginas nas redes sociais para acompanhar a publicação de nossos conteúdos. Estamos no Facebook, YouTube, LinkedIn e Instagram.

Gerar oportunidades e desenvolvimento para um mundo cada vez mais produtivo e sustentável