Empilhadeira a gás: como funciona e como otimizar seu uso?

Tempo de leitura: 6 min
  • Máquina

O mercado de locação de máquinas pesadas para construção civil, logística, indústria, entre outros setores é bastante abrangente e oferece uma grande variedade de equipamentos para suprir as mais diversas necessidades. Dado o contexto, muitas empresas têm optado pelos diferentes modelos de empilhadeira a gás, já que este é um ativo cuja fonte energética de alto potencial calorífico permite que se obtenha melhores desempenhos com o menor volume de combustível.

Preparamos este conteúdo para que você entenda o que é e como funciona uma empilhadeira a gás, como acontece o seu consumo, quais as suas vantagens, quais cuidados ter com o equipamento e muito mais informações úteis sobre o assunto. Continue a leitura para conferir!


Aluguel de Empilhadeiras – Locação Online

Os melhores equipamentos de intralogística aqui


O que é uma empilhadeira a gás?

Como consta no próprio nome, uma empilhadeira a gás é uma máquina pesada comumente usada em setores como construção civil, logística e indústria, cujo motor funciona pela combustão a gás. No entanto, vale destacar que não é qualquer tipo de gás que serve para abastecer essas empilhadeiras.

Além do mais, essa linha de equipamentos oferece uma série de benefícios próprios que podem ter mais utilidade de acordo com o segmento em que a empresa atua e as localizações em que ela realiza as suas operações.

Como a empilhadeira a gás funciona?

Como dito no tópico anterior, uma empilhadeira a gás é um equipamento cujo motor funciona por meio da combustão de gases, especificamente com o auxílio de um cilindro de GLP industrial. Estes cilindros podem ser instalados facilmente em poucos minutos, já que o processo é bastante intuitivo.

Contudo, é imprescindível que o equipamento seja operado apenas por um profissional habilitado em empilhadeiras, pois seu manuseio demanda algumas particularidades que as tornam diferentes de outros veículos e equipamentos pesados. Além disso, a operação incorreta do maquinário pode comprometer a sua vida útil e, ainda, provocar acidentes na atividade.

Qual sua autonomia (consumo/hora)?

Em geral, uma empilhadeira a gás pode consumir entre 2 kg e 4 kg de gás industrial por hora, podendo variar de acordo com o porte da máquina e a eficiência de seu motor.

Assim como automóveis comuns, por exemplo, alguns modelos de empilhadeiras a gás podem não ser compatíveis com determinados tipos de combustíveis. Por exemplo, as empilhadeiras da Armac Locação funcionam com dois tipos de gás:

  • Gás Natural Veicular (GNV);
  • Gás Liquefeito de Petróleo (GLP).

Quais as vantagens do modelo a gás?

Uma empilhadeira a gás oferece uma grande variedade de benefícios, tais como:

  • maior capacidade de elevação da carga — por ser um maquinário robusto, uma empilhadeira a gás é capaz de elevar cargas pesadas a grandes alturas;
  • maior resistência — se adquirida ou locada de uma empresa de credibilidade, como a Armac, uma empilhadeira a gás é construída para atuar nos mais diversos nichos com um satisfatório tempo de vida útil devido à sua alta resistência;
  • abastecimento rápido — a troca dos cilindros de gás para combustão do motor da empilhadeira é rápida e intuitiva, o que oferece maior produtividade às operações;
  • maiores velocidades — embora seja uma máquina pesada, a empilhadeira a gás é capaz de atingir velocidades surpreendentemente rápidas, agilizando os processos e favorecendo o cumprimento dos prazos.

Além da redução de custos, já que mesmo com uso reduzido de combustível uma empilhadeira a gás atende perfeitamente às necessidades da operação.

Como funciona a manutenção da empilhadeira a gás?

Realizar a manutenção preventiva do equipamento periodicamente, conforme as instruções do fabricante, é a melhor maneira de garantir o seu bom desempenho e sua preservação por muito mais tempo, o que também reduz custos e evita desperdícios desnecessários de tempo e recursos da empresa.

A checagem deve ser realizada diariamente, a fim de garantir que o maquinário esteja sempre em perfeitas condições. Essa checagem é feita para analisar se os fluidos do equipamento, como o óleo de transmissão e o líquido refrigerante, estão em bom estado para uso. Além disso, o processo serve para checar se há necessidade de substituição do redutor e do filtro de gás.

Quais cuidados ter com uma empilhadeira a gás?

Veja a seguir alguns cuidados básicos que é preciso ter com uma empilhadeira a gás:

  • evite a ausência de inspeção e manutenção do equipamento;
  • evite o uso inapropriado ou por colaboradores não habilitados;
  • elimine o mal acondicionamento do cilindro de gás;
  • tanto a operação quanto a checagem diária devem ser realizadas por um operador capacitado e que esteja utilizando os EPIs adequados;
  • evite ultrapassar o limite de carga do equipamento;
  • não deixe o equipamento ligado, a menos que tenha profissional em cima dela;
  • não utilize fontes de calor, como isqueiros e maçaricos, próximos à empilhadeira a gás;
  • certifique-se de que o cilindro de GLP foi corretamente posicionado antes de começar a usá-la.

Quanto custa uma empilhadeira a gás?

Em média, uma empilhadeira de combustão movida a gás pode ultrapassar a casa dos R$ 100 mil. No geral, o preço varia de acordo com a capacidade do equipamento. É por isso que muitas empresas optam pela locação de empilhadeiras, assim, a operação conta com todos os benefícios de um equipamento pensado para ela, sem que haja um investimento exorbitante de aquisição.

O processo de entrega das máquinas funciona de acordo com os prazos e especificidades do contratante, garantindo o andamento e a produtividade da operação, já que os equipamentos são entregues e coletados pela própria Armac — após encerrado o período de locação ou a partir do momento em que o cliente notifica a necessidade de desmobilizar o ativo.

Como você pôde ver, uma empilhadeira a gás é uma máquina facilitadora que oferece alta performance, reduz os custos de combustível e pode ser usada em diferentes segmentos. Mostramos também os principais cuidados que se deve ter ao manusear um equipamento robusto e de alto valor.

Agora que você já entende melhor sobre como funciona uma empilhadeira a gás, o que acha de conferir nosso catálogo de empilhadeiras para locação? Aproveite para entrar em contato com um profissional da nossa equipe para que possamos sanar todas as suas dúvidas sobre quais são os equipamentos e maquinários mais adequados às suas necessidades!

Gerar oportunidades e desenvolvimento para um mundo cada vez mais produtivo e sustentável