Plataforma Spider: conheça o modelo e quando escolhê-lo

Tempo de leitura: 4 min
  • Máquina

Em diferentes ambientes de trabalho, contar com equipamentos versáteis é fundamental. Afinal, eles possibilitam que a empresa tenha suas demandas atendidas em maior número e qualidade. Justamente por isso, a plataforma spider é um destaque para empresas de logística e serviços que buscam um meio funcional de acessar lugares altos.

Esse modelo de plataforma, quando bem operado, dá mais agilidade para os profissionais trabalharem em ambientes limitados, sem comprometer a sua ergonomia e segurança.

Se você quer saber mais sobre a plataforma spider e como ela pode te ajudar a ter mais lucros, confira o post a seguir!


Locação de plataformas elevatórias

de 8 a 21 metros – Fale pelo WhatsApp


O que é a Plataforma Spider?

Também conhecida como plataforma aranha, trata-se de uma variação do tradicional modelo articulado. Seu apoio, no entanto, acontece através de “pernas” articuláveis e não rodas.

Isso a capacita para trabalhos em locais com menor espaço para as manobras, ou seja, pontos onde os modelos elevatórios articulados e telescópicos não são viáveis. Desse modo, a empresa consegue manter as suas operações mesmo em cenários desafiadores.

Assim como outras plataformas, esta é composta por um conjunto de braços articulados e uma base de apoio. A base é construída de forma rígida e içada por quatro “pernas articuladas”, como mencionamos, para os profissionais operarem o equipamento, sem que eventuais desníveis do ambiente ou interferências externas causem a queda do operador.

Na Armac, oferecemos o modelo de plataforma spider SPJ-315 da Socage:

  • na versão à gasolina;
  • com altura de trabalho de 15m;
  • peso operacional de 1.900 kg;
  • capacidade de carga de 225 Kg;
  • e movimentação por esteiras.

Como escolher um fornecedor para a sua plataforma spider?

Para escolher uma plataforma spider de qualidade, a empresa deve tomar um conjunto de cuidados que direcionam a sua decisão de investimento, de acordo com o aparelho que forneça o melhor custo-benefício. Ou seja, é preciso estruturar um processo de tomada de decisão que minimize riscos e maximize o retorno obtido com o investimento. Isso pode ser feito da seguinte forma:

  • entenda as demandas do seu negócio: é necessário comunicar-se com os setores que utilizarão a plataforma para avaliar como é o seu fluxo de trabalho e o porte da máquina que será mais alinhado com o dia a dia de cada área;
  • avalie o seu orçamento: conhecer em detalhes os recursos que estarão disponíveis para o investimento auxilia a sua empresa a fazer um gasto seguro e que não comprometa as suas finanças;
  • treine seus operadores: por se tratar de um modelo menos convencional ao mercado de máquinas e equipamentos, as plataformas spider necessitam de operadores capacitados para operá-las com segurança e comprometimento;
  • busque bons fornecedores: o fornecedor escolhido deve ser capaz de oferecer uma plataforma robusta e alinhada com o seu perfil.

Como manter uma plataforma spider funcional?

A plataforma spider é um equipamento robusto e preparado para lidar com ambientes de trabalho pesado. Isso não impede que o negócio tenha uma rotina de cuidados que maximizem a sua vida útil. Eles devem incluir medidas como:

  • não aplicar a plataforma para levantar cargas acima do recomendado pelo fabricante;
  • realizar a manutenção preventiva do item regularmente com profissionais especializados;
  • realizar checklists visuais a cada uso do equipamento, para identificar quaisquer anomalias;
  • não operar o equipamento em locais muito angulados ou de terreno oscilante;
  • seguir as normas de segurança do fabricante.

No mais, empresas precisam de flexibilidade para executarem suas operações, mesmo que elas envolvam rotinas em lugares altos ou de baixa mobilidade. Nesse contexto, contar com os equipamentos ideais é fundamental. Afinal, eles dão a segurança para a sua equipe executar atividades sem medo.

Investir em uma plataforma spider pode ser uma ótima escolha. Ela pode ser adaptada a diferentes cenários, reduzindo riscos de segurança e aumentando a produtividade da sua equipe. Se ainda assim você tiver dúvidas a respeito de qual melhor equipamento, modelo ou marca para sua demanda, entre em contato conosco.

Quer saber mais sobre outros modelos de plataformas aéreas? Então confira este conteúdo sobre como escolher sua plataforma.

Gerar oportunidades e desenvolvimento para um mundo cada vez mais produtivo e sustentável