Cuidados necessários na movimentação de cargas suspensas

Tempo de leitura: 6 min
  • Segurança

A movimentação de cargas suspensas é inerente às atividades de montagem e linhas produtivas da indústria em geral. Equipamentos como empilhadeiras, guindastes, pontes rolantes e outros, são os responsáveis por essa operação e devem respeitar os rigorosos padrões de segurança impostos pelas normas regulamentadoras que complementam a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT).

Antes de iniciar a movimentação de cargas suspensas, é interessante fazer um plano de içamento e validá-lo através de um checklist, para que todos os trabalhadores envolvidos tenham a oportunidade de tirar dúvidas sobre o que é e como realizar cada operação.

Pensando nisso, abordaremos um pouco sobre a movimentação de cargas suspensas, explicar as boas práticas e os riscos envolvidos. Confira!

Entenda a importância da segurança no içamento de cargas

É muito importante tomar cuidado ao levantar cargas pesadas por meios mecânicos, pois existe risco de falha desses equipamentos, que podem causar prejuízos à integridade física e saúde dos trabalhadores.

Os empregadores têm o dever legal de manter os seus colaboradores e locais de trabalho seguros, motivo pelo qual é fundamental garantir que as empresas realizem os procedimentos adequadamente. Isso evitará processos judiciais, gastos com indenizações por acidente de trabalho, custas processuais e honorários advocatícios que costumam ser despesas elevadas.

O uso inadequado de equipamentos pelos trabalhadores, como empilhadeiras ou guindastes, sem o treinamento adequado, pode fazer com que a carga se mova inesperadamente e esmague-os. As lesões por esmagamento podem ser fatais, colocar a vida dos profissionais em risco, causar ferimentos graves, doenças ocupacionais e deficiências físicas ou mentais irreversíveis decorrentes de impactos.

Os principais cuidados para fazer o içamento de cargas

Os trabalhadores que executam o içamento de cargas também devem seguir as técnicas de elevação seguras e estar cientes dos potenciais perigos inerentes à carga que estão manuseando ou levantando. Os equipamentos de içamento devem ser inspecionados regularmente e quaisquer problemas no seu funcionamento precisam ser resolvidos imediatamente. Observe abaixo outros cuidados essenciais para a realização dessas atividades!

Faça checklist dos equipamentos que serão usados

O primeiro fator a considerar é o tipo de equipamento que deve ser usado para o içamento das cargas. Realize um checklist diário para saber se ele está em perfeitas condições de uso e se atende aos padrões corretos de Saúde e Segurança do Trabalho. Observe se eles foram construídos adequadamente para a movimentação de pesos.

Alguns tipos de equipamentos de elevação, como guindastes, devem ser inspecionados por um engenheiro qualificado semestralmente. Aposte em marcas consolidadas no mercado e que sejam fabricadas conforme os padrões internacionais. Eles devem ter passados por procedimentos de teste e estes exames estarem devidamente documentados para serem conferidos antes de serem utilizados.

Utilize EPIS e EPCS corretamente na área de movimentação

Utilize os Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) e Equipamentos de Proteção (EPCs) apropriados, por exemplo, sinalizadores, capacetes e sapatos de segurança. Essas proteções são indispensáveis onde forem executados trabalhos em que há risco de lesões por esmagamento. Os treinamentos no local de trabalho também são muito importantes para saber como usar os dispositivos e se proteger dos perigos.

Proíba a passagem embaixo de cargas

Ao fazer a movimentação de cargas pesadas, os itens nunca devem ser movidos sobre pessoas em operação e, por outro lado, ninguém deve transitar abaixo deles. Se um objeto precisa ser movido onde houver trabalhadores ou público, a área deve ter barreiras.

A sinalização e estabelecimento de uma rota padrão, garantem que ninguém passará por baixo da carga enquanto ela estiver em movimento. Um sinalizador sonoro ou visual deve ser usado na movimentação das cargas suspensas com máquinas, já que nem sempre o operador consegue ver o objeto que está sendo içado.

Não ultrapasse a capacidade máxima

Uma parte dos acidentes envolvendo equipamentos que realizam a movimentação de cargas suspensas pode acontecer quando o operador tem um descuido e ultrapassa a capacidade máxima do equipamento.

Faça inspeções rigorosas e respeite as instruções do fabricante para impedir que haja quebras ou falhas nas correntes, correias ou manilhas capazes de originar lesão.

Conheça os tipos de equipamentos usados nessa operação

Os tipos certos de dispositivos podem ajudar o time a lidar com materiais grandes e, ao mesmo tempo, acelerar a sua produtividade. Por estar razão, você precisa conhecer cada modelo e entender para que eles são indicados. Alguns equipamentos são mais indicados para transportar, segurar, empurrar, puxar, abaixar e levantar materiais. Observe abaixo os principais!

Guindaste

Os guindastes são úteis ​​para pegar objetos de dimensões variadas. Conforme o tamanho e formato da carga pode ser necessário fazer uso de pinças, garfos ou ganchos. Os acessórios mais utilizados com esses equipamentos são os ganchos J, C e as vigas. Esses implementos podem ser alimentados por equipamentos de elevação pneumáticos, motorizados, automáticos ou hidráulicos.

Pontes rolantes

As pontes rolantes abaixam ou levantam as cargas pesadas. Ao contrário da maioria dos modelos de equipamentos de elevação, esses dispositivos permitem que você mova objetos horizontalmente ou verticalmente. Elas têm maior amplitude de movimento em comparação aos guindastes adequados e fazem uma ampla gama de tarefas. Geralmente são usadas em canteiros de obras para mover materiais e suprimentos pesados. ​​

Empilhadeiras

As empilhadeiras estão disponíveis para estender a funcionalidade de outros equipamentos. Elas são as mais utilizadas considerando-se outros tipos de equipamentos de suspensão de cargas e podem ter vários acessórios complementares, como lanças e ganchos. A lança protege os objetos pesados de causar uma sobrecarga com o auxílio do gancho que desliza.

Guinchos

Um guincho é um dispositivo que oferece uma solução motorizada para movimentar as cargas pesadas no sentido vertical ou horizontal. Os guinchos típicos consistem em um fio ou carretel de corda preso a engrenagens e em um sistema de acionamento. O operador pode desenrolar ou enrolar o cabo para puxar ou levantar itens por meio de uma correia transportadora.

Compreendeu os cuidados necessários para a movimentação de cargas suspensas? Você também vai encontrar ainda outros equipamentos para elevação de objetos pesados, como elevadores hidráulicos ou macacos que ajudarão a transportá-los até o destino pretendido. Eles estão disponíveis no mercado, podem ser comprados ou alugados por preços acessíveis.

Gostou? Então continue lendo e conheça os 10 principais equipamentos usados para elevação de pessoas ou materiais!

Gerar oportunidades e desenvolvimento para um mundo cada vez mais produtivo e sustentável