Isolamento da área de trabalho: como organizar?

Tempo de leitura: 6 min
  • Segurança

Dentro da indústria, construção civil, mineração ou agricultura, é comum realizar trabalhos com equipamentos pesados ou em altura elevada. Porém, para utilizar esses equipamentos com segurança, é importante tomar algumas medidas de proteção, incluindo o isolamento da área de trabalho.

Quanto maior a escala do trabalho a ser realizado, mais rigoroso precisa ser o isolamento, por razões de segurança. E, dependendo do tipo de equipamento usado, pode ser necessário tomar diferentes medidas para garantir a proteção de todos os trabalhadores, além de evitar perda de produtividade no dia a dia de trabalho.

Acompanhe e entenda mais sobre o isolamento da área de trabalho, sua importância e como ela deve ser feita.


Locação de Equipamentos – Alugue Online

O equipamento ideal para o seu projeto aqui


Qual é a importância do isolamento da área de trabalho?

Quando é realizado qualquer trabalho que faz uso de equipamento pesado ou ocorre nas obras, por exemplo, em altura, como o corte de copas de árvores, construção, reformas, entre outros, há vários riscos inerentes. O principal deles é a queda de alguma peça ou material, o qual pode causar acidentes se alguém estiver muito próximo. Mesmo materiais leves podem causar ferimentos graves quando caem de uma posição muito elevada.

Sendo assim, para minimizar os riscos, a área ao redor do local de trabalho costuma ser isolada, impedindo que pessoal não autorizado circule por lá. Não é apenas o espaço logo abaixo dos trabalhadores, mas uma zona mais ampla onde as chances de acidentes são mais altas. Considerando todos os outros riscos inerentes no trabalho em altura ou com maquinário pesado, essa medida é obrigatória para garantir a proteção dos trabalhadores.

Como fazer o isolamento da área de trabalho corretamente?

Isolar uma área de trabalho perigosa é um processo um pouco mais complexo do que aparenta. Há vários fatores a serem considerados além do próprio local e do equipamento. Veja aqui algumas dicas para fazer o isolamento da área de trabalho em seu negócio.

Faça uma análise preliminar

Antes de definir qualquer medida, o mais importante é conhecer o local onde o serviço será realizado e fazer uma análise preliminar dos seus potenciais riscos. Esse é um procedimento padrão de segurança no trabalho, especialmente quando há tarefas realizadas em altura ou com equipamento pesado envolvido.

Primeiro, avalie quais são os riscos inerentes daquele local, desde terreno desnivelado até partes da estrutura que ainda não estão fixas. É provável, inclusive, que alguns desses pontos influenciem o tipo de equipamento que você pode usar. Quanto mais claro e detalhado for o seu mapeamento, mais fácil será definir suas medidas de segurança.

Analise o maquinário que será usado

Com uma área melhor definida, o próximo passo é escolher o equipamento que será usado e analisar quais são suas exigências. Dependendo do serviço, pode ser necessário utilizar vários tipos de maquinário pesado, o que exige um planejamento mais complexo sobre como ele será usado e como se encaixa no espaço disponível.

Diferentes tipos de equipamento, como plataformas elevadas, também podem ser modificados para se adequarem melhor a algumas tarefas específicas. Nesses casos, também vale a pena conferir o manual da fabricante e se informar sobre as possíveis configurações do equipamento e como usá-los de forma mais efetiva e proporcionar mais segurança para sua equipe.

Verifique os EPIs

Junto ao maquinário, o isolamento da área de trabalho também precisa levar em conta a escolha dos Equipamentos de Proteção Individual, ou EPIs. Todos são recursos necessários e obrigatórios para proteger cada trabalhador contra os riscos mais comuns envolvidos em sua tarefa. No caso do trabalho em altura, por exemplo, todos devem ter um sistema contra queda.

Essa é uma questão especialmente importante em uma área de trabalho isolada, pois o acesso aos EPIs também fica restrito ao local. Ou seja, se algum equipamento não estiver em condições adequadas, é necessário ter uma reposição à mão imediatamente em vez de esperar alguém buscá-lo em outra área.

Use a sinalização adequada

Uma vez definida a área a ser isolada, o próximo passo é utilizar uma sinalização bem clara para indicar quem pode entrar no local e quem deve ficar distante. Isso geralmente envolve o uso de:

  • placas;
  • cones;
  • faixas de isolamento;
  • giroflex;
  • sinal sonoro;
  • cancelas;
  • entre outros dispositivos similares.

A sinalização de isolamento é fundamental quando há muitas pessoas trabalhando no mesmo local e circulando com muita frequência. Especialmente se a área de trabalho isolada em questão precisa ser alterada de um dia para o outro. Mesmo que seja um recurso bem simples, sua equipe fica bem mais segura no dia a dia.

Defina procedimentos para emergências

Mesmo com o isolamento da área de trabalho com todo o cuidado necessário, ainda pode ser que ocorra algum acidente. É praticamente impossível anular todos esses riscos. Diante disso, o melhor caminho é estabelecer procedimentos fixos que possam ser executados em casos de emergência e preparar sua equipe para essas situações.

Um dos maiores agravantes nos casos de acidentes é justamente quando ninguém age imediatamente para lidar com a situação. A melhor forma de evitar isso é criar uma série de procedimentos para responder a uma emergência. Assim, sua equipe pode minimizar os danos em caso de algum imprevisto.

Treine a equipe para cumprir as normas de segurança

Mesmo com todo o planejamento necessário, boa parte da segurança da sua equipe ainda depende de como todos agem no dia a dia. Especialmente nessas áreas isoladas, que exigem ainda mais atenção para manter a produtividade sem implicar em grandes riscos.

Novamente, a solução aqui é instruir a sua equipe, fazer treinamentos que esclareçam as normas de segurança envolvidas, quais são os procedimentos, como a sinalização deve ser usada, como usar o equipamento com segurança e o que fazer diante de uma emergência. É um investimento inicial que compensa bastante em termos de produtividade e de proteção para todos os trabalhadores.

O isolamento da área de trabalho é indispensável para a segurança dos colaboradores e para garantir a produtividade em certos espaços. Especialmente quando você utiliza equipamento pesado. E um bom ponto de partida é escolher equipamento de qualidade para suas tarefas.

Gostou do conteúdo? Fique ainda mais inteirado sobre práticas de segurança do trabalho visitando nossa categoria do blog. E aproveite para entrar em contato conosco e conferir como podemos adaptar nossos equipamentos à sua demanda!

Gerar oportunidades e desenvolvimento para um mundo cada vez mais produtivo e sustentável