NR para empilhadeiras: entenda cada uma!

Tempo de leitura: 6 min
  • Segurança

Objetivamente falando, as Normas Regulamentadoras regem conceitos e medidas de proteção fundamentais para garantir a segurança dos funcionários em seu cotidiano de trabalho. Quando pensamos em NR para empilhadeiras e demais equipamentos de movimentação, armazenagem e manuseio de materiais, as normas NR-11 e NR-12 são imprescindíveis.

No entanto, assim como as empilhadeiras são versáteis e atendem uma vasta gama de atividades, essas normas também precisam ser orientadas a partir da realidade de cada segmentos industrial.

Neste artigo, você conhecerá mais sobre as NR para empilhadeira e entenderá como garantir a segurança do trabalhador e prevenir acidentes em atividades que as envolvem. Confira!

O que é norma regulamentadora de segurança?

Uma Norma Regulamentadora (NR) de segurança é um conjunto de regras e diretrizes protegidas pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) do Brasil com o objetivo de estabelecer padrões mínimos de segurança e saúde no ambiente de trabalho. Essas normas têm como objetivo proteger a integridade física dos trabalhadores e prevenir acidentes e doenças ocupacionais.

Grande parte dessas normas de segurança são obrigatórias para todas as empresas, independentemente do tamanho ou ramo de atividade, e devem ser seguidas rigorosamente pelos empregadores. Entre as principais normas regulamentadoras de segurança estão:

  • NR-1: Disposições Gerais e Gerenciamento de Riscos Ocupacionais;
  • NR-5: Comissão Interna de Prevenção de Acidentes – CIPA;
  • NR-6: Equipamentos de Proteção Individual – EPI;
  • NR-7: Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional – PCMSO;
  • NR-9: Programa de Prevenção de Riscos Ambientais – PPRA) e;
  • NR-10 (Segurança em Instalações e Serviços em Eletricidade).

O que dizem as NR para empilhadeiras?

Como mencionamos, as NR-11 e NR-12 orientam a respeito dos requisitos e cuidados para a operação de empilhadeiras nas empresas. Acompanhe a seguir o que diz cada uma delas:

NR-11 

A NR-11 estabelece os requisitos para o transporte e movimentação de materiais, incluindo a utilização de empilhadeiras. De acordo com essa norma, o operador de empilhadeira deve ser treinado e capacitado para operar o equipamento com segurança, e a empresa deve garantir que as condições do local de trabalho sejam adequadas para o uso da empilhadeira. Além disso, a NR-11 exige a certificação periódica das empilhadeiras, a fim de garantir que estejam em boas condições de uso.

NR – 12

A NR-12 estabelece requisitos para a segurança de máquinas e equipamentos, incluindo as empilhadeiras. A norma estabelece que as empilhadeiras devem ser projetadas e construídas de acordo com as normas técnicas de segurança, além de ter dispositivos de segurança que impeçam a ocorrência de acidentes, como:

  • limitadores de velocidade;
  • alarmes sonoros;
  • espelhos retrovisores, dentre outros.

Além disso, a NR-12 exige que as empilhadeiras passem por inspeções e manutenções periódicas para garantir que estejam em boas condições de uso.

Quando o assunto é NR para empilhadeira, os requisitos adotados pelas normas regulamentadoras de segurança para empilhadeiras incluem também a utilização de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) pelos operadores, como:

  • capacete;
  • protetor auricular;
  • óculos de proteção;
  • luvas;
  • calçados de segurança, entre outros.

Quais os requisitos básicos de segurança para operar empilhadeiras?

Além do uso de EPIs e dispositivos de segurança, as normas regulamentadoras NR-11 e NR-12 estabelecem outros requisitos básicos de segurança para a operação com empilhadeiras. Listamos os principais a seguir. Confira!

Treinamento

O operador de empilhadeira deve receber treinamento específico e ser capacitado para conduzir o equipamento com segurança. Esse treinamento deve ser ministrado por profissional qualificado e deve incluir tanto a parte teórica quanto a prática.

Condições de trabalho

Para seguir a NR para empilhadeira, a empresa deve garantir que as condições do local de trabalho sejam adequadas para a operação do equipamento. Isso inclui o espaço disponível para a movimentação da empilhadeira, a organização do estoque, a sinalização de áreas restritas e de circulação, entre outros.

Inspeção periódica

As empilhadeiras devem passar por inspeção periódica, para garantir que estejam em boas condições de uso. Essa proteção deve ser realizada por profissional qualificado e deve incluir a verificação dos sistemas de segurança, dos pneus, das rodas, dos freios, entre outros.

Manutenção periódica

As empilhadeiras devem passar por manutenção periódica, para garantir que estejam em boas condições de uso. Essa manutenção deve ser realizada por profissional qualificado e deve incluir a troca de peças desgastadas, a substituição de componentes, entre outros.

Operação em área delimitada e sinalizada

A empilhadeira deve ser operada em área delimitada e sinalizada, para evitar acidentes com outras pessoas ou equipamentos no local.

Esses são os requisitos básicos de segurança adotados pelas normas regulamentadoras NR-11 e NR-12 para a operação de empilhadeiras. O objetivo é garantir a segurança dos trabalhadores que operam esses equipamentos e prevenir acidentes no ambiente de trabalho.

O que é preciso para se habilitar à condução de empilhadeiras?

Como já mencionado, de acordo com as normas regulamentadoras NR-11 e NR-12, para se habilitar à condução de empilhadeiras, o trabalhador deve passar por treinamento teórico e prático específico para a operação desses equipamentos.

O treinamento deve ser ministrado por profissional qualificado e deve abranger temas como:

  • as características e os tipos de empilhadeiras;
  • os cuidados necessários na operação;
  • o pré-operacional protegido;
  • as normas de segurança e;
  • os procedimentos de emergência.

Além disso, a NR-12 estabelece que os operadores de empilhadeiras devem ser maiores de 18 anos e capacidade física e mental para operação segura do equipamento. Também é necessário que o operador tenha capacitação para o trabalho em altura, caso necessário para a operação da empilhadeira.

É importante destacar que o treinamento para a condução de empilhadeiras deve ser atualizado periodicamente, com intervalos máximos de 1 ano, ou sempre que ocorrem mudanças observadas nas condições de trabalho ou nos equipamentos utilizados.

Logo, para se habilitar à condução de empilhadeiras, é necessário:

  • passar por um treinamento teórico e prático específico;
  • atender aos requisitos exigidos pelas normas regulamentadoras, como a idade mínima, capacidade física e mental e;
  • a capacitação para o trabalho em altura, quando necessário.

O objetivo é garantir a segurança dos operadores e prevenir acidentes no ambiente de trabalho.

Como vimos ao longo desta leitura, a NR para empilhadeiras consta da NR-11 e NR-12, e ambas estabelecem requisitos para garantir a segurança dos trabalhadores que operam esses equipamentos com o objetivo de evitar acidentes no ambiente de trabalho.

Se você gostou deste artigo sobre NR para empilhadeiras, siga-nos no Facebook, LinkedIn e Instagram para acompanhar mais conteúdos como este!

Gerar oportunidades e desenvolvimento para um mundo cada vez mais produtivo e sustentável