Empilhadeira retrátil: entenda as vantagens e como usar!

Tempo de leitura: 5 min
  • Máquina

O trabalho em centros de distribuição, armazéns e empresas de logística requer organizar eficientemente as mercadorias nos espaços. Para tal, a busca por soluções que aumentem a produtividade e antecipem a implementação de novos sistemas de gestão passa pela escolha de boas máquinas.

Dessa forma, a empilhadeira retrátil é uma resposta para otimizar as demandas da equipe de execução. As características desse equipamento podem fazer a diferença na logística, dependendo das necessidades de orçamento, projeto e planejamento.

Tem interesse no assunto? Então, permaneça por aqui para conhecer as vantagens das empilhadeiras retráteis e seus modos de uso.


Aluguel de Empilhadeiras – Locação Online

Os melhores equipamentos de intralogística aqui


O que é a empilhadeira retrátil?

No cotidiano de um armazém, você provavelmente vai encontrar uma empilhadeira retrátil. Isso porque ela é ideal para executar projetos que necessitem de organização e movimentação de cargas em espaços restritos.

Quando pensado em larga escala, a acomodação em pallets, de lotes de revestimentos, só é possível por meio do empilhamento. Inclusive, a falta de uma empilhadeira retrátil pode diminuir ou até mesmo inviabilizar o processo logístico primário ou de apoio, por exemplo.

Agilidade e tamanho reduzido

É uma conta que fecha de maneira exata: trabalhar com o equipamento acelera uma boa parte do trabalho, sobretudo se a carga estiver organizada em corredores estreitos. O tamanho da máquina é 2,8 metros. Modelos mais comuns somam de 3,8 a 4 metros de comprimento.

Como ela funciona na prática?

A empilhadeira retrátil gera rapidez, eficiência e manejo simples para o deslocamento de mercadorias. Sabemos que a realidade de centros de distribuição, armazéns, canteiros de obras e empresas de logística é a busca pelo aprimoramento máximo da setorização dos itens.

Assim, os corredores estreitos e mais nichados aparecem como soluções. Dessa forma, são necessárias máquinas capazes de dar conta dessas configurações espaciais — além das dimensões reduzidas da empilhadeira retrátil, a sua forma de movimentação lateral também contribui para suprir a demanda.

Por que a empilhadeira retrátil é uma solução econômica?

Até aqui já repetimos algumas vezes a vantagem de utilizar a empilhadeira retrátil para setores logísticos. Agora, explicaremos os principais motivos que viabilizam o uso e aluguel desse equipamento, no lugar de outras estratégias.

Alugar uma máquina garante excelência na utilização, pois as máquinas sempre estarão em perfeito estado. Além disso, você garante o uso de um equipamento moderno e tem a segurança de que, caso aconteça algum defeito, não precisará lidar com custos de manutenção. Logo, o aluguel de uma empilhadeira retrátil permite mais previsibilidade para o orçamento.

Quais são as suas vantagens?

Segurança

Todo equipamento deve estar munido de formas e amparos mais corretos e atualizados de segurança. No entanto, sabemos que a falta de atualizações de alguns desses itens pode resultar em riscos para os operadores.

A manipulação de cargas, envolvendo altura e alto volume, precisa de máquinas que garantam um trabalho com baixo nível de perigo. Afinal, com mais segurança, vem mais agilidade e qualidade na movimentação de cargas empilhadas.

Observe os pontos diferenciais:

  • a máquina reduz a velocidade automaticamente sempre que o operador procede em uma curva;
  • acessório blue point para sinalizar, no piso, a movimentação da máquina, prevenindo os outros funcionários para saberem antecipadamente dessa ação;
  • tamanho compacto, movimentação lateral e sistema de comandos intuitivo.

Equipamento silencioso

O cotidiano da execução logística apresenta alguns desafios essenciais — a setorização das mercadorias, o deslocamento ágil, a organização, entre outros. Adicionalmente, outras questões podem aparecer. O ruído é um deles. Logo, ao ser constante e de alto volume, o som pode atrapalhar a gestão logística, causando desconforto nos funcionários.

Se você optar pela aquisição da empilhadeira retrátil, a realidade será a manipulação de um equipamento, de fato, silencioso. Com um nível de ruído reduzido, haverá mais facilidade para a comunicação, a concentração e produção de um ambiente sadio.

Ajuda na produtividade

A máquina conta com 12 km/h, assim, o ritmo de deslocamento e empilhamento de mercadorias aumenta consideravelmente. Aliado a isso, há uma câmera de vídeo integrada, o que possibilita a visualização da carga mesmo em grandes alturas.

O resultado é menos cansaço e mais agilidade para o trabalhador, pois ele não precisa ficar olhando para cima ao manipular itens em grandes alturas.

O recurso da altura, nesse tipo de empilhadeira, consegue ser programado por níveis de elevação. Logo, em vez de acionar a alavanca repetidas vezes, até chegar a altura desejada, basta regular com o altímetro de série.

Otimização de espaços

Para não esquecer: a máquina empilhadeira retrátil é pensada para encaixar mais mercadorias em locais de dimensões reduzidas. Lembra quando falamos no investimento que isso permite ao liberar a necessidade de construção? Então, com o equipamento, é possível reduzir o tamanho dos corredores. Isso consegue, realmente, ampliar as possibilidades de gestão para o espaço.

Locação

Sabia que uma sugestão acertada para ter esse equipamento é a locação? Com a Armac, você tem a garantia de utilizar uma empilhadeira retrátil em perfeito estado. Além disso, o processo de contratação é simples e pensado para promover o melhor para a produção do seu projeto. A Armac ainda conta com seguro e diversas opções de equipamentos.

E então, gostou do conteúdo? Se alugar conosco faz sentido para sua operação, entre em contato hoje mesmo e conheça nossas melhores formas de locação!

Gerar oportunidades e desenvolvimento para um mundo cada vez mais produtivo e sustentável