Corredor operacional: aprenda a calcular e o papel das empilhadeiras

Tempo de leitura: 6 min
  • Logística

As máquinas e equipamentos de intralogística são utilizadas para movimentar cargas de um ponto a outro de um galpão, armazém ou linha de produção, tendo como função tornar as atividades de logísticas mais ágeis e práticas. Os trechos em que as empilhadeiras, rebocadores e paleteiras realizam suas movimentações são denominados “corredores operacionais”.

Mas o que define um corredor operacional? Quais movimentos, equipamentos e tipos de trabalho são permitidos neles?

Neste artigo você vai conhecer mais sobre os corredores operacionais, equipamentos de logística interna e as normas para a sua devida aplicabilidade. Confira!


Aluguel de Empilhadeiras – Locação Online

Os melhores equipamentos de intralogística aqui


Corredores operacionais e tipos de empilhadeiras

Cada empilhadeira possui suas particularidades e, por isso, é necessário compreender a sua dimensão e aplicação nos corredores operacionais.

É fundamental ter a noção de dimensões e considerar as normas em relação ao corredor operacional para que o investimento no maquinário atenda às necessidades do trabalho a ser executado e o espaço livre onde a empilhadeira deve transitar. Para mensurar essas informações é preciso considerar os tipos de empilhadeiras, que são:

  • contrabalançada;
  • retrátil;
  • trilateral;
  • patolada;
  • pantográfica.

Assim como nos modelos, as empilhadeiras se diferem em tamanhos, podendo ocupar espaços amplos ou mais compactos dependendo da sua configuração e cargas que movimentam.

Para escolher o tipo ideal de empilhadeiras a empresa precisa estar atenta às características como o tipo de carga que será erguida e movimentada, o ambiente e espaços livres para os giros e movimentação da máquina e a demanda logística para que a atividade possa ser concluída com êxito.

Normas sobre o corredor operacional

A Norma Regulamentadora 12 orienta quanto aos cuidados com a aplicabilidade de maquinários em locais de trabalho e o cuidado com os espaços onde esses equipamentos deverão transitar. Assim, estabelece a normativa sobre os espaços entre móveis/estruturas e a máquina:

  • o local em a máquina irá transitar precisa ter um espaço de segurança em seu entorno, pois o manobrista deve ter condições de manuseio da máquina;
  • as máquinas e os equipamentos devem apresentar uma distância mínima (uma da outra) de 60 a 80 centímetros para evitar encontros e se proteger de tombamentos;
  • além das separações entre as máquinas, deve ter um corredor para o armazenamento de materiais (corredor de operações), com as marcações feitas e as sinalizações conforme trata a NR 26, relativa à sinalização de segurança nos ambientes de trabalho;
  • a área onde os equipamentos serão utilizados deve ser devidamente preparada para o tipo de operação que o maquinário irá desempenhar nesse espaço.

É no corredor operacional onde acontecem as manobras para elevação e movimentação das cargas. Ao considerar esses espaços para trocar ou fazer a locação de uma empilhadeira, não pense somente no espaço entre corredores.

Lembre-se de que a mercadoria também ocupa espaço e que sua dimensão pode ser um pouco mais ampla que a do equipamento em se tratando de largura.

Cálculo da largura mínima do corredor operacional

Para saber se o espaço do seu corredor operacional é ideal para manusear uma empilhadeira é preciso fazer uma série de cálculos como, por exemplo, os que estão relacionados com o raio de giro externo do equipamento. No entanto, essas medidas são fornecidas no manual do fabricante.

Como cada empilhadeira apresenta o seu próprio raio de giro é necessário ter uma atenção especial para as instruções do fabricante. Outro fator interessante é o fato de a direção da empilhadeira ser no eixo traseiro tornando as manobras mais fáceis de serem executadas.

O tamanho da carga também não pode ser ignorado, uma vez que quanto maior for a carga maior deverá ser o espaço entre corredores de operação. E, por fim, ainda é preciso saber o espaço de tolerância para que a manobra possa ser feita pelo condutor do equipamento.

Cálculo dos corredores e de giro de empilhadeiras

Mesmo com as informações no manual do equipamento você pode conferir as medidas do corredor de operações fazendo os seus próprios cálculos. Para mensurar a largura do corredor operacional é possível utilizar a seguinte fórmula:

L = R + X + c + a

Em que temos:

  • L = Largura do corredor de operações da máquina;
  • R = Raio de giro externo da empilhadeira;
  • X = Distância entre a face dos garfos e o eixo dianteiro do equipamento;
  • c = Comprimento da carga (ou dos garfos) para determinar todos os espaços;
  • a = folga ou tolerância para a realização das manobras.

Agora, outra medida que deve ser feita é a de giro da empilhadeira. Esse cálculo é feito observando a medida do centro do eixo dianteiro até o final do contrapeso. Caso você não encontre os dados de raio de giro da empilhadeira no manual do fabricante, pegue essa medida entre eixos, compreendendo uma ponta à outra do equipamento e acrescente mais 7% para ter um raio de giro apropriado para as manobras com a carga.

O espaço de folga é uma medida muito importante para que as manobras possam ser realizadas durante a movimentação das mercadorias. O ideal é que esse espaço seja de 400 mm ou mais. No entanto, para condutores habilidosos, esses espaços podem ser menores, desde que ele saiba como conduzir o equipamento da forma adequada.

Empilhadeiras para locação

Algumas empresas optam pela facilidade e praticidade em seu negócio e aproveitam as possibilidades de locação de empilhadeiras para economizar com custos de manutenção, por serem úteis e adequadas para as manobras nos corredores de operações.

No entanto, ao alugar o equipamento certo para a sua estrutura de atividade é preciso conferir com o profissional especialista e apresentar a sua demanda para que tenha a solução exata para usar no seu negócio. Na Armac você encontra empilhadeiras de qualidade e uma equipe qualificada para o seu atendimento.

Leia este artigo que preparamos exclusivamente para você: por que optar pelo aluguel de empilhadeira? Confira 7 vantagens!

Gerar oportunidades e desenvolvimento para um mundo cada vez mais produtivo e sustentável