Tráfego controlado: conheça 5 vantagens dessa prática

Tempo de leitura: 2 min
  • Agronegócio

5

VANTAGENS
DO TRÁFEGO
CONTROLADO

A agricultura sempre busca por novas tecnologias para otimizar o trabalho das colheitas. Nesse sentido, uma técnica que é usada é o tráfego controlado, que visa diminuir os efeitos dos pesos das máquinas agrícolas em contato com o solo.

Assim, podemos dizer que o tráfego controlado é uma relevante técnica para a preservação da boa qualidade do solo. A seguir, vamos apresentar as suas 5 principais vantagens!

1

Diminui a
compactação
do solo

A compactação do solo é um procedimento gerado na agricultura pela movimentação constante de máquinas pesadas que pode impactar a formação das raízes no solo e prejudicar o cultivo.

O tráfego controlado é uma resolução para essa situação, pois a sua finalidade é separar os locais que há o crescimento das plantas e os caminhos por onde as máquinas circulam para que a área afetada seja menor.

2

Aumenta a
longevidade
das lavouras

A prática de delimitar os locais em que as máquinas trafegam e onde há cultivo também é capaz de conferir uma longevidade muito maior ao solo e à lavoura.

3

Maior
enraizamento
das culturas

Em comparação com os cultivos em que o tráfego controlado não é aplicado, essa técnica permite maior enraizamento da planta no solo, o que é importante, pois um volume menor de raízes afeta a produtividade.

4

Melhor uso
dos recursos

Com a otimização dos movimentos de máquinas, também há redução na distância total percorrida e menor consumo de combustível — fazendo melhor uso dos recursos disponíveis.

5

Maior eficiência
do uso da água

A compactação do solo apresenta relação direta com a umidade que há dentro dele, sendo que quanto maior a umidade, maior o risco de compactação. Assim, o controle de tráfego possibilita conhecer a umidade do solo e reduzir a quantidade de água necessária para hidratá-lo.

Ao observar as vantagens do tráfego controlado, é possível notar que se trata de uma relevante técnica para gerar ainda mais eficiência e produtividade para as culturas e que ainda é capaz de preservar as máquinas e o solo. Nos siga nas redes sociais para receber atualizações sobre nossos conteúdos!

logo_armac

Gerar oportunidades e desenvolvimento para um mundo cada vez mais produtivo e sustentável