Conheça 4 ferramentas de penetração de solo (FPS)

Tempo de leitura: 4 min
  • Engenharia

Uma das rotinas mais tradicionais do segmento agrícola, e outros setores de base, é o manuseio do solo. Para isso, é fundamental ter equipamentos efetivos, que ajudem a empresa a ter melhor performance e mais agilidade. As ferramentas de penetração de solo (FPS), por exemplo, são uma ótima escolha.

Para te ajudar a escolher os modelos ideais, preparamos este texto. Veja abaixo em detalhes como essas soluções podem ser incorporadas ao seu dia a dia!


Locação de Escavadeiras hidráulicas

Aluguel de Escavadeiras de alta performance


O que é uma ferramenta de penetração de solo?

São implementos mecânicos que podem ser incorporados às máquinas pesadas para otimizar o processo de manuseio do solo. Ou mesmo possibilitar que uma máquina tradicional a uma atividade seja utilizada em uma demanda totalmente diferente.

Elas são utilizadas em vários setores, reduzindo o desgaste de peças adaptadas (não ideais) e otimizando o fluxo de trabalho. Assim, há menos desperdício e mais segurança para os operadores.

Quais são as principais ferramentas de penetração de solo?

Antes de entender como escolher boas ferramentas de penetração de solo, é preciso conhecer as opções disponíveis no mercado. Elas são compostas de acordo com as demandas da indústria e a flexibilidade das máquinas que as utilizam. Confira!

1. Ponta para serviços leves

As pontas de penetração, ou dentes, para serviços leves são aplicadas para auxiliar no processo de escavação do solo. Elas contam com material leve e resistente, mas que não podem ser empregadas em cenários em que há alta abrasão.

2. Pontas reforçadas

Esse tipo de ponta é recomendado para ambientes de trabalho pesado, como mineradoras ou áreas com muitas rochas. As pontas são construídas com materiais resistentes ao impacto, o que garante alta durabilidade mesmo que exista grande abrasão.

3. Pontas para penetração ou afiadas

Estas são focadas para os ambientes com solo argiloso. O seu perfil ajuda a máquina a trabalhar com mais agilidade e menos consumo de combustível. Porém, se empregadas em solos mais resistentes e rígidos, como os que contam com muitas rochas, podem se deteriorar rapidamente.

4. Carregadeiras

Essa ferramenta combina alta resistência e pontas mais finas. Isso lhe possibilita realizar um arrasto ao solo mais rente. Ou seja, funciona com qualidade em lugares com baixo ou médio impacto, mas alto nível de abrasividade.

Como escolher a melhor ferramenta de penetração de solo para o seu negócio?

Para optar por boas ferramentas de penetração de solo, é fundamental entender as suas demandas e identificar opções de qualidade. Isso dará para a sua empresa a capacidade de avaliar qual investimento apresentará maior retorno com o menor risco. Os passos para fazer isso são:

  • identificar as necessidades da empresa a partir da sua rotina;
  • avaliar quais são as metas de médio e longo prazo para antecipar a compra de peças com preços mais baixos;
  • buscar fornecedores que sejam alinhados com o seu perfil e consigam atender às suas demandas;
  • abrir um canal de comunicação com a equipe para avaliar os desafios da área.

O manuseio de solo faz parte do fluxo de trabalho de empresas agrícolas, indústrias pesadas e negócios da construção civil.

Ou seja, a escolha da empresa pode minimizar riscos, otimizar o seu fluxo de trabalho e maximizar a vida útil de suas máquinas.

Portanto, não deixe de seguir as nossas dicas e investir em peças, máquinas e equipamentos de qualidade. Assim, será muito mais fácil manter a sua empresa à frente da concorrência.

Quer saber mais sobre as ferramentas de penetração de solo? Então fale conosco!

Gerar oportunidades e desenvolvimento para um mundo cada vez mais produtivo e sustentável