Construção metroviária: características e equipamentos

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  • Ferroviário

A construção metroviária é uma atividade complexa e desafiadora que envolve várias etapas e profissionais. Assim, desde a escolha da rota até a inauguração, a construção de um sistema de metrô requer um planejamento cuidadoso, técnicas de construção avançadas e uso de equipamentos especializados

Neste artigo, exploraremos as características da construção metroviária, como as máquinas e os equipamentos usados são importantes para os processos, além das etapas e dos desafios enfrentados durante a construção. Acompanhe!


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Quais as características da construção metroviária?

A construção de metroviária ou sistemas de transporte sobre trilhos é uma forma de transporte público subterrâneo que possui algumas particularidades em relação a outros tipos de construção. Veja!

Profundidade

As estações de metrô são geralmente construídas abaixo do nível do solo, o que requer escavação profunda. A profundidade pode variar conforme a topografia, necessidades da região e futuros planos de novas estações.

Túneis

As linhas de metrô são geralmente construídas em túneis subterrâneos que se estendem por vários quilômetros, permitindo que os trens operem em trajetórias sem interferir no tráfego da superfície.

Durante a construção, as tuneladoras, escavadeiras e diversos outros equipamentos precisam ter segurança para operar nesses espaços. Portanto, é importante que o projeto todo tenha boa estruturação, alicerces fortes e rotas de fuga em casos de acidentes.

Ventilação

A circulação de ar nas estações de metrô e nos túneis é um fator importante para manter a qualidade do ar respirável. Sistemas de ventilação eficientes são essenciais para garantir a segurança do ambiente e o conforto dos trabalhadores.

Afinal, em projetos de alta complexidade, é possível que não haja canais naturais de ventilação. Assim, é importante que existam formas de criar esse sistema de maneira artificial com a ajuda de geradores de energia e tubulações especificas.

Iluminação

Durante a construção das estações de metrô, a iluminação pode ser artificial e natural. Assim como a ventilação, alguns setores dos tuneis são totalmente fechados e não dispõe de fácil acesso a superfície.

Sendo assim, um aspecto de segurança chave para o controle da operação. Torres de iluminação juntamente aos geradores de energia, já citados, são empregados durante dia e noite para garantir que nenhum detalhe seja imperceptível aos olhos dos trabalhadores.

Posteriormente, a iluminação nas estações e túneis precisa ser projetada para fornecer boa visibilidade e conforto para os usuários do transporte.

Acessibilidade

As estações de metrô devem ser acessíveis para todos os passageiros, independentemente de suas capacidades físicas. Rampas, elevadores e escadas rolantes são instalados para facilitar o acesso.

Segurança

Por se tratar de uma obra complexa e de longa duração, as equipes de segurança do trabalho precisam, continuamente, estar atentas aos riscos inerentes e variáveis da operação.

Como todo outro projeto, as Normas Regulamentadoras precisam ser respeitadas e os trabalhadores precisam dispor de treinamentos, EPI, EPC e relatórios de saúde ocupacional.

Quando finalizadas, as linhas do metrô devem dispor de artigos de segurança adicionais para o cotidiano dos passageiros. Como portas de embarque, câmeras de vigilância, sistemas de alarme e seguranças civis.

Vias e trilhos

As linhas de metrô são geralmente construídas com trilhos de aço que permitem que os trens operem suavemente e com segurança. As vias são feitas com curvas cuidadosamente projetadas para garantir que os trens possam manobrar em segurança.

Durante as obras ou manutenções futuras, é preciso entender se as vias são energizadas. Isso traz um risco extra a operação, já que, em média, a desenergização e energização das vias demora até uma hora. Assim, os procedimentos devem acontecer apenas quando houver garantia total de que nenhum trabalhador ou usuário terá sua vida exposta a um risco.

Como a construção metroviária acontece?

A construção metroviária é um processo complexo que envolve várias etapas e profissionais especializados. O processo geralmente segue as seguintes etapas.

Planejamento

É a primeira etapa da construção do metrô, que envolve a escolha da rota, a elaboração do projeto, a definição das estações e a estimativa dos custos. Os planejadores consideram fatores como o tráfego existente, a densidade populacional, a topografia e a acessibilidade.

Projeto

O próximo passo é a elaboração do projeto detalhado, que inclui o projeto arquitetônico, o projeto estrutural, o projeto elétrico e mecânico, entre outros. Os projetos são feitos por equipes multidisciplinares de engenheiros, arquitetos e designers.

Licenças e permissões

Para iniciar a construção do metrô, é necessário obter as licenças e permissões necessárias das autoridades locais e nacionais.

Escavação

A escavação é a etapa mais crítica e desafiadora da construção do metrô, pois é preciso escavar túneis profundos para acomodar as linhas do metrô e as estações. A escavação é geralmente feita com a ajuda de escavadeiras, máquinas tuneladoras e explosivos, dependendo das condições do solo.

Construção da infraestrutura

Após a escavação, é necessário construir a infraestrutura, como as paredes e o teto do túnel, as plataformas das estações, os sistemas de ventilação, os sistemas elétricos e mecânicos, as vias e os trilhos.

Testes

Após a construção, testa-se todos os sistemas, como a iluminação, a ventilação, o sinal de comunicação, os trilhos e os trens, para garantir que tudo esteja funcionando adequadamente.

Inauguração

Finalmente, o metrô é inaugurado e começa a operar, proporcionando uma opção de transporte público rápido, seguro e eficiente para os usuários.

Essas são as principais etapas da construção metroviária. A construção de um sistema de metrô pode levar vários anos, dependendo da complexidade da rota, da topografia e dos requisitos locais.

Quais são os tipos de máquinas e equipamentos usados ​​na construção metroviária?

Existem vários tipos de máquinas e equipamentos utilizados na construção metroviária, que variam conforme as necessidades específicas de cada projeto. Alguns dos mais comuns trouxemos a seguir para você conhecer!

Escavadeiras

As escavadeiras são máquinas grandes e pesadas, usadas para cavar a terra e abrir caminho para a construção dos túneis. Elas são equipadas com garras, martelos hidráulicos ou brocas para cavar a rocha ou o solo.

Máquinas tuneladoras

As tuneladoras são máquinas específicas, projetadas para escavar túneis. Elas são equipadas com cabeças de corte rotativas que escavam o solo ou a rocha em frente à máquina enquanto ela avança.

Geradores

Geradores são máquinas que geram energia elétrica para alimentar as ferramentas e os equipamentos necessários para a construção. Eles também são usados para alimentar as luzes, a ventilação e os sistemas de sinalização nas estações e nos túneis.

Equipamentos de concretagem

Os equipamentos de concretagem são usados para misturar e aplicar concreto em estruturas de concreto armado. Isso inclui betoneiras, bombas de concreto e equipamentos de aplicação de concreto.

Guindastes

Os guindastes são usados para mover materiais pesados e grandes, como trilhos de trem e seções de túneis, durante a construção.

Sistemas de ventilação

Os sistemas de ventilação são usados para controlar a qualidade do ar nas estações e túneis. Eles incluem ventiladores, dutos de ventilação e sistemas de filtragem.

Escadas rolantes

As escadas rolantes são usadas nas estações de metrô para facilitar o acesso dos passageiros. Elas podem ser instaladas tanto em áreas de escavação quanto nas estações de metrô concluídas.

Esses são apenas alguns dos equipamentos e máquinas comuns usados na construção metroviária. Cada projeto pode ter requisitos específicos que exigem o uso de equipamentos e técnicas especializadas.

Como vimos ao longo desta leitura, a construção metroviária é uma tarefa complexa e desafiadora, que exige planejamento cuidadoso, técnicas de construção avançadas e o uso de equipamentos especializados. 

Desde a escavação dos túneis até a construção das estações, cada etapa da construção de um sistema de metrô requer uma atenção especial para garantir a segurança dos trabalhadores e dos passageiros, bem como a eficiência e a durabilidade do sistema.

A construção metroviária é uma parte essencial da infraestrutura urbana moderna e desempenha um papel importante em fornecer transporte público acessível e sustentável para as cidades em todo o mundo.

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