O que é descarbonização e qual a sua real importância?

Tempo de leitura: 6 min
  • Gestão

A sustentabilidade se tornou uma preocupação para muitas empresas. Quem investe em processos ecologicamente sustentáveis reduz gastos, melhora a imagem da marca e amplia lucros. Nesse sentido, a descarbonização é uma ótima abordagem para quem quer dar os primeiros passos para se tornar uma marca ecológica.

A descarbonização pode ser aplicada em todo o ambiente corporativo. Até mesmo indústrias de base, como a mineração, conseguem reduzir o seu impacto ambiental. Portanto, investir nesse tipo de estratégia deve ser visto como algo tangível.

Se você quer saber mais sobre descarbonização e como planejá-la dentro da realidade da sua empresa, confira o texto a seguir!


Locação de Equipamentos – Alugue Online

O equipamento ideal para o seu projeto aqui


O que é o processo de descarbonização?

O processo de descarbonização é uma estratégia multidisciplinar em que empresas buscam reduzir o impacto ambiental das suas operações em termos de emissão de carbono. 

Essa abordagem envolve:

  • a mudança de rotinas internas;
  • o investimento em infraestrutura;
  • e a adoção de novos tipos de serviços.

Além disso, uma das pautas da descarbonização é adotar mecanismos de compensação da emissão de carbono.

Como ele está ligado a políticas de sustentabilidade?

As políticas de sustentabilidade ganharam força nas últimas décadas. Elas se fortaleceram em um ambiente em que todas as empresas modernas são incentivadas a otimizar as suas rotinas. Esses incentivos podem surgir por meio de regras governamentais ou por meio da pressão do mercado.

Em ambos os cenários, os negócios que deixam de adotar um modelo operacional mais eficiente de um ponto de vista ambiental podem sofrer prejuízos. Ao deixar de seguir as normas ambientais, a empresa fica sujeita a multas, embargos e processos governamentais. Já no caso do mercado, consumidores podem migrar para marcas com mais cuidado e posicionamento no assunto.

Diante disso, as estratégias de descarbonização servem para empresas mitigarem o seu impacto ambiental em vários setores. Ou seja, todas as suas áreas ficarão envolvidas na aplicação de medidas mais eficientes e com menos emissão de carbono. Assim, o alinhamento da marca com um mundo mais sustentável será feito de um modo mais natural.

Por que é importante investir nesse tipo de iniciativa?

Como apontamos, o investimento em práticas mais sustentáveis torna a sua empresa mais competitiva em comparação com os seus concorrentes. Ou seja, traz mais oportunidades de negócios e parcerias estratégicas. Veja como isso ocorre a seguir!

Melhora da imagem da empresa

Empresas sustentáveis conseguem manter uma imagem de mais credibilidade em comparação aos seus concorrentes. Isso vale especialmente para setores pesados, como a construção civil.

Quando a empresa adota a descarbonização, ela consegue otimizar o seu impacto ambiental. Desse modo, haverá uma cadeia operacional e de suprimentos mais alinhada com normas de mercado e demandas dos consumidores. Com isso, será muito mais simples garantir que a sua empresa está alinhada com as normas do século XXI.

Redução de custos

Um negócio que mantém a descarbonização como uma base para as suas rotinas também minimiza gastos. A empresa fará uma revisão completa das suas operações, identificando oportunidades de cortar despesas e desperdícios de suprimentos. Assim, haverá um uso mais racional do orçamento, e a organização terá mais verbas para executar investimentos estratégicos em médio e longo prazo.

Diminuição de impostos

Em alguns setores, o investimento em práticas sustentáveis pode ser convertido em benefícios fiscais. Eles são especialmente úteis para lucrar mais em cenários de crise. Com o corte de tributos, a empresa pode realizar novos investimentos em melhorias no ambiente de trabalho ou manter a sua margem de lucro.

Colaboração com o meio ambiente

Também podemos destacar que a empresa conseguirá contribuir para melhorar o estado do meio ambiente como um todo. O negócio terá, ao longo de todas as suas rotinas primárias e secundárias, uma redução do impacto das suas emissões. Assim, a sua marca causará um nível de desgaste ambiental menor quando comparada com outras empresas que não investem em descarbonização.

Possibilidade de se certificar como uma empresa sustentável

A certificação é utilizada em muitos setores para atestar a habilidade de uma empresa de executar as suas atividades conforme um certo padrão. Ela também pode ser obtida quando o negócio se descarboniza. Nesse caso, a certificação servirá para ajudar a empresa a demonstrar, para o mercado, que ela mantém uma sólida preocupação com a sustentabilidade.

Como o aluguel de máquinas ajuda na descarbonização?

Entre as medidas que podem ser utilizadas para ajudar a empresa a ter um fluxo de trabalho com menos emissão de carbono, uma das mais eficientes é o aluguel de máquinas, como tratores, empilhadeiras e caminhões. Nesse processo, toda a gestão de maquinário passará a ter um impacto ambiental reduzido. Isso é possível graças a pontos como os seguintes:

  • a empresa terá acesso a máquinas mais modernas, que contam com motores mais eficientes e menos poluentes;
  • as máquinas alugadas passam menos tempo paradas, o que diminui o impacto causado pela compra de peças e suprimentos de reposição para veículos que não estão sendo utilizados;
  • a empresa que aluga veículos, como tratores e empilhadeiras, não precisa investir em grandes locais de armazenamento, o que minimiza o impacto causado pela construção dessas áreas;
  • os profissionais terão acesso a máquinas com a manutenção em dia, o que melhora o funcionamento do motor e reduz a quantidade de gases do efeito estufa que são emitidos durante o seu uso;
  • como as máquinas são mais bem aproveitadas, há menos demandas do mercado por novos veículos, o que também contribui para a descarbonização de toda a cadeia produtiva.

O investimento em sustentabilidade se tornou uma norma em vários setores nos últimos anos. Ele foi impulsionado por duas frentes: a demanda de consumidores e as mudanças nas regras de mercados, especialmente os mais regulados, como mineração e indústria pesada.

Nesse contexto, adotar a descarbonização pode ser uma ótima ideia para quem pretende otimizar o impacto ambiental da sua marca. Afinal, toda a empresa passará por melhorias em seu dia a dia, evitando ou reduzindo emissões de carbono. Diante disso, não deixe de utilizar essa abordagem para melhorar a sua empresa.

Gostou das nossas dicas e quer saber mais sobre como manter a sua indústria mais competitiva? Então siga os nossos perfis no LinkedIn, YouTube, Instagram e Facebook!

Gerar oportunidades e desenvolvimento para um mundo cada vez mais produtivo e sustentável