Entenda o que é MTBF e qual a sua importância!

Tempo de leitura: 6 min
  • Gestão

A sigla MTBF significa Mean Time Between Failures e pode ser traduzida para o português como “Tempo Médio Entre Falhas”. Na prática, a MTBF é uma métrica usada em engenharia para medir a confiabilidade de um sistema ou componente, representando o tempo médio que eles devem funcionar sem falhar.

Diante disso, identificou-se a sua utilidade em vários setores de serviços que frequentemente a utilizam em diferentes contextos, incluindo tecnologia da informação, equipamentos eletrônicos, indústria aeroespacial e outros tipos de negócios em que a confiabilidade é um fator operacional crítico e indicador positivo de manutenções preventivas.

Assim, a MTBF ganhou um papel ainda mais importante por ser o carro-chefe na hora de identificar pontos fracos e melhorar a qualidade dos produtos.

Quer saber mais? Vamos mostrar neste artigo o que é MTBF e qual a sua importância. Siga com a leitura.


Locação de Equipamentos – Alugue Online

O equipamento ideal para o seu projeto aqui


Qual a importância da MTBF no trabalho?

O MTBF é um indicador importante porque fornece uma medida quantitativa da confiabilidade de um sistema ou componente, o que é crucial para muitas aplicações. A seguir, veja algumas das vantagens de usá-la.

Melhoria da qualidade

A MTBF permite identificar pontos fracos no projeto de um sistema ou componente, ajudando a melhorar a qualidade e a confiabilidade. Pode ser usada para priorizar as melhorias necessárias de acordo com o planejamento da empresa. Por exemplo, se um sistema ou componente tiver uma MTBF baixa, isso pode indicar que é necessário fazer melhorias imediatas para aumentar a confiabilidade e a durabilidade.

Além disso, a MTBF ajuda muito na previsibilidade, já que permite prever o tempo médio entre as falhas, o que é útil na gestão de recursos, incluindo manutenção preventiva e suporte técnico. É capaz ainda de identificar problemas comuns e recorrentes, que podem levar a falhas frequentes. Assim, as paradas inesperadas, que são a principal preocupação dos gestores, acontecem com cada vez menos frequência.

Controle de processos

Vale destacar ainda a função do MBTF no controle de processos. Trata-se de uma prática importante para garantir que os processos de uma empresa sejam executados de forma eficiente e eficaz. Afinal de contas, poucas coisas comprometem mais o nome de um negócio no mercado e com os seus clientes do que atrasar entregas por problemas internos que poderiam ser facilmente evitados com uma maior eficiência na gestão de falhas.

O objetivo principal do controle de processos, dentro desse contexto, é monitorar e garantir a qualidade dos processos, identificar os principais desafios conforme a frequência de falhas, avaliar o feedback de queixas dos colaboradores e realizar ajustes para melhorar continuamente a performance.

Essa medida envolve ainda a identificação de pontos de desempenho-chave, o estabelecimento de padrões e objetivos, a coleta e análise de dados e a realização de ações corretivas quando necessário.

Tomada de decisões

Outro ponto que deve ser destacado é que a MTBF pode ser usada como uma ferramenta para ajudar na tomada de decisões estratégicas internamente, como a escolha de fornecedores, a seleção de tecnologias e a definição de orçamentos. É importante avaliar os riscos associados em cada tipo de fornecedor de serviço antes de tomar uma decisão. Isso pode incluir a avaliação de riscos financeiros, de reputação e de segurança de modo geral.

Opinião operacional

É importante ouvir e considerar as opiniões do time envolvido no trabalho, especialmente de membros com conhecimento e experiência relevantes. Assim, fica muito mais simples enxergar o que precisa ser corrigido de forma clara e objetiva, com base nas informações e avaliações disponíveis, monitorar os resultados da decisão e revisá-la regularmente, para analisar se está alcançando os objetivos desejados.

Ao avaliar esses e outros fatores, é importante levar em consideração o impacto potencial dos riscos na fiabilidade dos equipamentos e no cálculo da MTBF. Isso permite que as empresas tomem medidas para mitigar os riscos e maximizar a disponibilidade dos equipamentos. Além disso, a avaliação de riscos possibilita ajustar a MTBF com base na situação atual, garantindo que as previsões sejam precisas e relevantes.

Como fazer o cálculo da MBTF?

A MTBF (Mean Time Between Failures) é geralmente calculada usando dados históricos sobre as falhas passadas de um sistema ou componente. A fórmula de cálculo do MTBF é: (Soma dos tempos entre as falhas) / (Quantidade de falhas).

Veja a seguir o que deve ser considerado no passo a passo:

  1. coleta de dados: primeiro, é necessário coletar dados sobre as falhas passadas do sistema ou componente em questão, incluindo a hora e a data delas;
  2. calcular o tempo entre as falhas: em seguida, é necessário calcular o tempo entre as falhas, ou seja, o tempo entre a falha anterior e a falha atual;
  3. calcular a média: finalmente, a média do tempo entre as falhas é calculada, dividindo a soma dos tempos entre as falhas pela quantidade de falhas.

Diferenciais do cálculo

De modo geral, a MTBF ajuda a identificar problemas com equipamentos específicos e a determinar o que pode ser feito para aumentar a sua fiabilidade e disponibilidade. Isso, por sua vez, pode levar a uma melhoria na qualidade geral dos equipamentos. Sem contar a otimização de recursos, que traz uma visão mais consciente da operação e permite a alocação de recursos estrategicamente.

Com base nas informações da MTBF, as equipes de manutenção podem monitorar o desempenho dos equipamentos e programar a manutenção preditiva com base na probabilidade de falhas futuras. Isso pode incluir a substituição de peças, a realização de inspeções regulares e a execução de testes de desempenho. Além disso, a previsão de falhas baseada na MTBF pode ajudar a identificar tendências e padrões que indicam problemas potenciais com equipamentos específicos.

Agora ficou claro o que é MTBF e qual a sua importância, não é? O grande diferencial é usá-la como uma forma de reduzir custos focada na antecipação de falhas e no gerenciamento do planejamento. Assim, fica muito mais simples potencializar o desempenho operacional, criar estratégias baseadas, de forma personalizada, nos desafios enfrentados pela empresa e evitar paradas inesperadas que tiram o sono de qualquer gestor.

Gostou das informações do artigo? Então aproveite e leia também sobre as vantagens de adotar a manutenção planejada.

Gerar oportunidades e desenvolvimento para um mundo cada vez mais produtivo e sustentável