Confira a importância dos Relatórios Gerenciais de estoque

Tempo de leitura: 4 min
  • Gestão

Independentemente do porte de uma empresa, o departamento de estoque é fundamental para a elaboração de estratégias e de planos de ações efetivos e rentáveis. Ter o controle sobre esse setor permite prever o que é necessário comprar para repor ou produzir.

Por isso, é crucial buscar alternativas a fim de aprimorar a gestão de estoque, e os relatórios gerenciais são excelentes aliados nessa proposta. Mas como eles podem contribuir positivamente para a sua empresa? Tais documentos de estoque auxiliam na rentabilidade e na lucratividade do seu negócio? É sobre isso que vamos falar neste artigo.

Acompanhe e boa leitura!


Locação de Equipamentos – Alugue Online

O equipamento ideal para o seu projeto aqui


O que são relatórios gerenciais?

Esses documentos contêm informações detalhadas e importantes sobre a empresa. Eles podem ser gerados em benefícios de diversos departamentos, como:

  • o relatório de fluxo de caixa para o setor financeiro;
  • o relatório de vendas para a área comercial;
  • o relatório gerencial de estoque para um melhor controle das entradas e saídas dos produtos etc.

Com tais informações, é possível mensurar os resultados de uma empresa e perceber quais são os problemas e desafios enfrentados para que novas estratégias sejam elaboradas. Um relatório gerencial é utilizado para:

  • gerenciar os recursos da empresa;
  • ter um melhor monitoramento dos dados e informações;
  • tornar as operações mais práticas e ágeis em suas execuções.

Um relatório gerencial para o estoque promove uma visão ampla sobre esse departamento. Com tal informação é possível tomar decisões mais inteligentes e certeiras acerca das aquisições e vendas de um negócio.

Quais os tipos de relatórios gerenciais de estoque?

O controle do estoque de uma empresa, devido à sua importância, é realizado com uma riqueza de detalhes e por meio de diferentes relatórios com informações específicas para o processo de gestão do setor. A seguir, você confere os tipos de relatórios gerenciais de estoque.

Relatório de estoque e vendas

Este relatório possibilita que os gestores identifiquem qual é o grupo, subgrupo ou linha de produtos de maior saída da empresa. Com este documento, é possível avaliar todos os produtos em estoque, aqueles que apresentam maior rotatividade, qual o período de saídas etc.

Relatório de necessidade de compra

Este documento mostra o estoque mínimo e o estoque disponível, exibindo a necessidade de compra para o negócio. Tal relatório apresenta informações como dados e código do produto, quantidade de vendas por períodos, estoque atual e preços (custo e venda).

Movimentação de estoque

O relatório de estoque de movimentação demonstra as entradas e saídas dos produtos durante determinado período. É possível conferir informações referentes à compra de insumos, às devoluções de compras, transferências de produtos, entre setores ou entre filiais etc.

Como devem ser estruturados? 

A estrutura de um relatório de estoque contém informações importantes sobre os processos de compra de matérias-primas, vendas de mercadorias e quantidades de materiais estocados.

Dentre essas informações, é necessário mostrar os valores de estoque em excesso, ou seja, aqueles produtos com pouca saída que ficam muito tempo armazenados e as informações dos itens com ampla rotatividade. Isto é, os que são mais procurados e sofrem de alta demanda para a empresa.

Os relatórios gerenciais permitem um processo de gestão monitorado, com possibilidades de melhorias para os processos de vendas, para as tomadas de decisões e para a precificação dos produtos.

Então, gostou do conteúdo? Sua empresa já conta com uma gestão de estoque eficiente? Aproveite para conferir outros conteúdos de gestão e logística em nosso blog!

Gerar oportunidades e desenvolvimento para um mundo cada vez mais produtivo e sustentável