Reciclagem na construção civil: como aderir e principais benefícios

Tempo de leitura: 4 min
  • Inovação

Não é de hoje que muitas empresas começaram a gerar a conscientização em relação ao meio ambiente. A sustentabilidade aplicada a projetos pode trazer grandes diferenciais, principalmente quando o assunto é reciclagem na construção civil.

As vantagens dessa prática se dão em vários níveis, mas destacam-se a redução da deposição em locais clandestinos e a contribuição direta para reduzir os resíduos em aterros. Com isso, é possível minimizar o impacto ambiental desses materiais, o que é um importante tópico para empresas interessadas em soluções de ESG.

Veja melhor de que modo funciona o processo de reciclagem na construção civil e aprenda como ser mais sustentável em seus projetos!


Locação de Equipamentos – Alugue Online

O equipamento ideal para o seu projeto aqui


Qual a importância da sustentabilidade nos projetos?

Ser sustentável é, antes de tudo, uma maneira de pensar no futuro do nosso planeta. Por isso, tal processo envolve uma forma de garantir que, mesmo antes, durante e após uma construção, todas as medidas necessárias para reduzir os problemas ambientais sejam tomadas.

Dentre os processos envolvidos estão, a reutilização de insumos e a definição de alternativas para a exploração de recursos naturais. Além de ser uma questão ética e ecológica, a sustentabilidade também se tornou uma demanda por parte dos clientes finais.

Por isso, aplicar a sustentabilidade em seus projetos pode trazer enormes vantagens na área de construção civil, como: 

  • maior economia a longo prazo;
  • melhora na imagem da empresa;
  • mais incentivos fiscais a obras sustentáveis.

Como é feito o processo de reciclagem na construção civil?

Isso começa a partir do processo de coleta seletiva na obra. Os resíduos são separados conforme sua classificação, respeitando as características e especificidades. 

Para tanto, é possível planejar os pontos de armazenamento desses materiais para facilitar o processo. Por isso, cada pavimento ou área da construção deve contar com um espaço ou recipiente para a coleta seletiva identificada segundo o material armazenado.

Quais materiais podem ser reciclados?

Existem vários itens que podem ser reciclados na construção civil. O mais conhecido entre os principais é a madeira. Quando reciclada, é possível reutilizá-la de inúmeras maneiras, desde peças estruturais a ripas para a fabricação de suportes e painéis.

O gesso é outra matéria-prima que, caso seja descartada incorretamente, pode trazer grandes problemas ao meio ambiente. Por isso, sua reciclagem é viável quando enviada a empresas adequadas. Desse modo, é obtido um material com as mesmas características convencionais por um valor inferior.

Além desses dois componentes, outros resíduos muito utilizados em obras, que podem ser reaproveitados para trazer benefícios às empresas, são o EPS, o concreto e o aço.

Quais as vantagens da reciclagem na construção civil?

Contar com o processo de reciclagem na construção civil pode trazer grandes benefícios aos projetos da área. No primeiro ponto, podemos apontar a redução do custo final das obras com o uso de materiais reciclados.

Há ainda uma queda significativa nos custos com aterro, já que as empresas não precisarão descartar grandes quantidades de materiais. Além disso, atuar de forma sustentável traz ótimas vantagens, como a certificação de sustentabilidade e mais identificação com o público.

Por fim, trabalhar com essa preocupação com o meio ambiente é um modo de destacar seus serviços no mercado. Assim, é possível potencializar seu diferencial competitivo e maximizar seus rendimentos.

Pronto! Como pôde ver, a sustentabilidade é um importante tópico para quem busca por resultados melhores. A reciclagem na construção civil é capaz de trazer ótimos benefícios e alavancar a qualidade de seus projetos, trazendo um diferencial essencial para a empresa.

Compartilhe este texto em suas redes para que seus amigos e conhecidos entendam a importância do assunto!

Nossa excelência em manutenção permite que os equipamentos rodem com eficiência e segurança pelo máximo de tempo possível. Sua operação nunca para!