Manutenção de máquinas agrícolas: importância e métodos

Tempo de leitura: 7 min
  • Manutenção

A correta manutenção de máquinas agrícolas é indispensável para garantir sua conservação e bom desempenho. As revisões periódicas geralmente são descritas como essenciais no manual do fabricante de cada equipamento.

Além de evitar gastos desnecessários, é possível reduzir o tempo de inatividade e aumentar a vida útil da máquina pois o foco está em medidas que impeçam o desgaste excessivo das peças.

Esses maquinários pesados podem trabalhar em condições desfavoráveis, excesso de poeira, solo irregular, umidade, barreiras, entre outras adversidades. Neste post, vamos explicar a importância das manutenções preventivas em máquinas e implementos agrícolas

Acompanhe a leitura e fique por dentro! 


Aluguel de máquinas para o agronegócio!

Máquinas para plantio, colheita e transporte


Por que a manutenção de máquinas agrícolas é importante?

A manutenção dos maquinários agrícolas é fundamental para manter a produtividade das atividades agrícolas. O uso contínuo dos equipamentos no decorrer do tempo faz com que os seus componentes sofram desgastes progressivos capazes de prejudicar o seu funcionamento e comprometer a segurança da operação.

Se essa situação passa despercebida, a consequência da falta de manutenção é a parada inesperada das máquinas para a realização de reparos urgentes. Ou seja, a manutenção corretiva é acionada.

A falta de manutenção preventiva é causa direta de falhas elétricas, panes, superaquecimento, etc. enquanto as maquinas estão em operação. Isso causa um aumento nos custos da produção, reduz a lucratividade do negócio e a vida útil dos maquinários pesados.

Para que serve a manutenção de máquinas agrícolas?

A manutenção preventiva dos tratores de rodas e seus implementos, por exemplo, serve para diminuir os problemas causados pelas peças desgastadas. Durante o procedimento, os profissionais fazem a limpeza das máquinas, retiram as sujeiras acumuladas e evitam a danificação de outros componentes. Veja a seguir outras funções realizadas na hora das revisões!

Reposição das peças

Eles usam produtos específicos e tomam cuidados importantes com os maquinários pesados. Durante a revisão preventiva, os profissionais observam o tempo de reposição das peças, consideram as horas trabalhadas com os maquinários, o tipo de solo onde são operadas e a atividade realizada com eles.

Troca de filtros

Caso os serviços sejam mais severos, os intervalos das revisões são menores e devem ser registrados em um plano de manutenção. Os filtros são trocados no tempo certo com a manutenção dos maquinários, bem como são averiguados o nível de óleo do motor, a sua pressão e o sistema de arrefecimento.

Lubrificação das peças

Os profissionais precisam analisar tudo, até o circuito hidráulico para evitar incrustações e oxidação. As partes internas e externas são higienizadas, com a retirada de folhas e galhos. Os profissionais de manutenção também espalham óleo lubrificante nas peças metálicas, limpam a parte frontal do painel do radiador, eliminam poeira e impurezas.  

Quais são as épocas ideias para realizar a manutenção?

Os cuidados com as máquinas agrícolas devem ser periódicos, de acordo com as instruções de fábrica e conforme um planejamento realizado por profissionais especializados. No entanto, é de suma importância que o equipamento esteja operacional para os períodos de plantio e colheita. Assim, não influenciando negativamente na safra e entressafra.

As empresas que alugam esses maquinários normalmente fazem relatórios diários com informações completas sobre a utilização dos seus equipamentos e medem a sua eficiência continuamente.

Quais são os principais cuidados maquinários agrícolas?

É indispensável fazer a revisão dos sistemas elétricos, pressão e estado geral dos pneus, filtros de ar, nível dos fluídos do cárter, radiador, transmissão e outros. Quando um componente não estiver adequado, será preciso tomar as medidas necessárias para a sua adequação. Confira abaixo os principais cuidados a serem tomados para evitar prejuízos no agronegócio!

Faça verificações diárias

Mantenha as máquinas em bom estado fazendo verificações diárias em suas peças mais importantes. Utilize-as corretamente, respeitando o manual de instruções e sem sobrecarregá-las. Essas ações vão evitar avarias que geralmente são muito caras para reparar e afetam os rendimentos, principalmente se as quebras acontecerem em épocas de colheita e trouxerem riscos para os operadores.

Treine os operadores

A maioria das propriedades rurais contam com poucos operadores para utilizar o mesmo maquinário. Contudo, todos os profissionais que trabalham com esses equipamentos devem ser constantemente atualizados sobre os requisitos de manutenção e operação. Se eles souberem manusear as máquinas agrícolas, as chances de perder recursos financeiros são muito menores. 

Lubrifique os maquinários

Os produtos lubrificantes são usados ​​em diversas partes móveis dos equipamentos agrícolas. Eles reduzem os atritos e aumentam a expectativa de vida das peças e das máquinas. Utilize um lubrificante de boa qualidade e peça para os profissionais limparem a sujeira encontrada nos componentes antes de adicionar um novo fluído. Os acúmulos devem ser removidos.

Avalie os sinais de desgaste 

Os operadores conhecem bem as máquinas agrícolas que operam regularmente. Esses trabalhadores são capazes de informar o momento em que algo estiver errado, em função de uma vibração estranha, choques, fricção, superaquecimento e ruídos que apontam para sinais de danos ou desgastes. Preste atenção nas informações que eles trazem e solicite uma revisão urgente, se for preciso.

Mantenha as máquinas limpas

É mais difícil detectar sinais de desgastes e defeitos quando as máquinas agrícolas estão sujas. Limpe-as sempre para seja possível identificar com facilidade os eventuais sinais de perigo, por exemplo, acúmulo de resíduos, vazamentos de óleo e outros fatores. A manutenção da limpeza deve ser adequada, incluir a aspiração e remoção de poeiras da área interna dos equipamentos.  

Como otimizar a produção agrícola com o aluguel de máquinas?

O aluguel de máquinas agrícolas, como tratores e outros implementos, são a melhor maneira para otimizar a produção nas propriedades agrícolas. Esses equipamentos alugados podem ser usados para a preparação da terra, adubação, debulha, colheita, descasque, plantio e transporte de galhos, pedras, grãos e muito mais. A locação é realizada por fornecedores que já atuam nesse setor.

Entendeu a importância da manutenção de máquinas agrícolas e como realizar esse procedimento? Alugar esses equipamentos pesados evita investimentos elevados que são necessários para fazer a sua aquisição em uma loja. A contratação desses serviços também gera um crescimento sustentável da produção e aumenta a produtividade agrícola por preços acessíveis e elimina a necessidade de gastar com revisões periódicas.

Gostou do conteúdo? Então leia o próximo artigo que fala sobre proteção de máquinas pesadas e 6 cuidados para ter mais segurança

Gerar oportunidades e desenvolvimento para um mundo cada vez mais produtivo e sustentável