Manutenção de transpaleteira: entenda os tipos e principais cuidados

Tempo de leitura: 4 min
  • Manutenção

No setor de logística, a transpaleteira é um equipamento empregado no transporte de cargas pesadas de baixo e médio volume, tendo utilidade dentro ou fora de armazéns e galpões industriais. Tal recurso oferece maior autonomia aos profissionais logísticos ao agilizar a locomoção de materiais, sem exigir muita força braçal das pessoas. 

Neste artigo, você vai saber quais são os tipos desse equipamento, principais pontos de atenção e importância da manutenção de transpaleteira e para a eficiência das atividades de trabalho. Confira! 


Locação de Equipamentos – Alugue Online

O equipamento ideal para o seu projeto aqui


Tipos de transpaleteiras 

Existem duas categorias de transpaleteiras — a manual e a elétrica, e suas funções não são restritas ao processo de levantar e carregar materiais pesados. Esse equipamento foi estruturado para garantir a segurança do seu condutor. Saiba como funciona cada um dos tipos de transpaleteiras. 

Transpalete manual 

Este aparelho tem um funcionamento manual em que o operador deve fazer o bombeamento da hidráulica da máquina. Esse movimento gerado vai erguer a carga deixando as rodas da máquina livre para a sua locomoção. Após o posicionamento do material transportado, o operador precisa puxar uma alavanca, assim os garfos descem para soltar a carga no seu local de armazenamento. 

Transpalete elétrico 

Neste tipo de equipamento, o seu funcionamento acontece por meio de uma fonte de energia externa, uma bateria elétrica. Por ser elétrica e necessitar desse alimentador, a máquina é maior do que a utilizada manualmente, o que confere certa desvantagem em relação ao espaço ocupado. Diferentemente do transpalete manual, o elétrico é acionado por botões e não por uma alavanca. 

Cuidados importantes com as transpaleteiras 

Agora que você já sabe quais os tipos de transpaleteiras e a necessidade de realizar a manutenção desses equipamentos, destacamos alguns cuidados importantes: 

  • confira a parte visível do aparelho; 
  • tenha cautela com o manuseio das cargas; 
  • não exceda o limite de peso; 
  • tenha cuidado com a velocidade do deslocamento da máquina; 
  • atente para o uso do item em rampas. 

Para garantir mais autonomia nos processos de logística, as transpaleteiras são excelentes para os transportes de cargas pesadas. No entanto, ter um cuidado com a operação da máquina é fundamental para aumentar a eficiência e assegurar que o serviço seja entregue dentro do prazo estipulado. 

Manutenção de transpaleteira 

A fim de garantir a vida útil do equipamento, é necessário assegurar a manutenção em dia. Esse procedimento tem a função prevenir danos com os reparos necessários e capazes de evitar quebras e problemas mais graves na transpaleteira. 

Sua manutenção é feita por um processo de avaliação das condições de manuseio e da funcionalidade da máquina. A princípio, o profissional de manutenção deve conferir o equipamento visualmente, assim, se a estrutura do equipamento demonstrar quaisquer particularidades fora do padrão, ele perceberá de imediato.

Em seguida, deve-se analisar cada aspecto de usabilidade da transpaleteira envolvendo:

  • o dispositivo de “pega”;
  • elevação e descarga;
  • encaixe de palete;
  • rolagem das rodas.

No caso das elétricas, é preciso se atentar as medições de bateria, anotações que os operadores fizeram durante seus turnos de trabalho e ruídos. Em suma, a ideia é verificar e validar cada peça individualmente e todas as suas funções, para confirmar que o conjunto está respondendo adequadamente, ou se há a necessidade de algum reparo. 

Uma excelente opção para reduzir o custo com a manutenção de transpaleteira é optar pela locação do equipamento. Assim, garante-se à acessibilidade do serviço e mantendo-se focado em sua operação de negócio principal, uma vez que a manutenção do equipamento é de responsabilidade do locador. 

Se você se interessou pelas transpaleteiras depois de ler este artigo, mas não sabe qual escolher para o seu projeto, acesse o nosso site e confira o melhor equipamento.

Gerar oportunidades e desenvolvimento para um mundo cada vez mais produtivo e sustentável