Escavadeira long reach: veja as principais especificações e vantagens!

Tempo de leitura: 6 min
  • Máquina

Para a construção civil, uma escavadeira é imprescindível para aumentar a agilidade de execução da obra, por causa de sua versatilidade e eficiência. As escavações feitas por uma empreiteira exigem equipamentos seguros e que atuem em diferentes etapas, como a escavadeira long reach, a fim de movimentar um volume elevado de terra, alocar materiais ou elevar estruturas.

Neste artigo, você vai saber mais sobre essa máquina e a importância da locação dela para o seu canteiro de obras. Leia e entenda melhor!


Locação de Escavadeiras hidráulicas

Aluguel de Escavadeiras de alta performance


O que são escavadeiras long reach?

O modelo de escavadeira hidráulica long reach (longo alcance) é muito útil em um canteiro de obras por garantir facilidade de acesso em locais mais restritos. Esse tipo de equipamento, graças à sua lança longa, garante a acessibilidade segura a locais de grande profundidade ou desnível, facilitando o processo de escavação e agilizando a execução do projeto. Confira alguns números dessa máquina:

  • potência — 150 HP;
  • consumo médio de combustível — 19 litros por hora;
  • escavação — cerca de 18 metros de profundidade;
  • alcance máximo do nível do solo — 16 m;
  • capacidade de peso — entre 20 e 110 toneladas.

Sua adesão às operações está diretamente conectada à sua alta capacidade operacional.

Alguns modelos mais modernos contêm sistema de iluminação LED e possuem câmeras de ré acopladas, o que aumenta a segurança ao efetuar as manobras.

Em quais atividades as long reach são empregadas?

As escavadeiras de longo alcance podem ser aplicadas em projetos de demolição, saneamento e obras de fundação. Além disso, podem ser úteis em processos de dragagem e limpeza superficial de rios e lagos.

No entanto, a extensão da lança das long reach não deve ser o único fator determinante para escolha do equipamento. Na verdade, o modelo ideal de escavadeira para o seu projeto deve ser considerado conforme as demandas de movimentação e volumes de terra da área onde a escavação é necessária. Sua aplicação consiste nos processos descritos a seguir.

Demolição

As escavadeiras de longo alcance são muito úteis para projetos em que há a demanda de demolição. Dependendo do porte dessa atividade, alguns implementos devem ser instalados na máquina para que a demolição de edificações ou desmonte de estruturas possam ser feitas de forma segura.

Uma escavadeira long reach permite que esse processo de demolição seja realizado em alto alcance, com a possibilidade de utilizar guindastes ou gruas para fazer o desmonte de estruturas muito elevadas.

Dragagem

A dragagem de rios e lagos acontece por meio de um processo de remoção de sedimentos para melhorar o escoamento dos rios, canais e dos córregos. Essa atividade é realizada para possibilitar a limpeza dos canais de rios, lagos ou represas, a fim de manter o seu percurso corrente, sobretudo em climas chuvosos, nos quais há a incidência de enchentes devido à dificuldade de fluxo das águas.

Mineração

Na mineração, uma escavadeira com braços estendidos apresenta um excelente desempenho e permite a realização de operações simples e confiáveis. Dessa maneira, esta máquina é utilizada para o desassoreamento, facilitando a retirada dos minérios da água e da bacia onde as substâncias ficam depositadas.

Diferença para outros tipos de escavadeiras

As escavadeiras são as alternativas ideais também para as grandes construções civis, graças à sua flexibilidade e versatilidade, que possibilita ao equipamento realizar diversas operações, tornando mais rápida a execução de tais projetos. Mas cada máquina tem suas características particulares, que determinam a necessidade e performance em um tipo específico de projeto.

Dentre os diferentes modelos de escavadeiras destinadas a construção civil, temos:

  • de cabos;
  • de arrasto;
  • hidráulica.

Escavadeira cabos

Já a escavadeira cabos é muito usada na indústria de mineração e, por ser uma máquina de grande porte, dificilmente é aplicada na área urbana.

Escavadeiras de arrasto

Para a atividade de mineração, também é utilizada a escavadeira de arrasto, por ser um equipamento de maior força e por carregar uma quantidade maior de materiais pesados.

Escavadeira hidráulica

Temos ainda a escavadeira hidráulica, que, além de contribuir de forma econômica, é uma máquina que oferece força e mais velocidade para executar os projetos. Com as suas lanças extensas, ela consegue alcançar amplas distâncias, garantindo movimentos precisos e seguros para o operador. Desse modo, é utilizada em obras de terraplanagem, na limpeza de rios, içamentos, escavações, entre muitas outras aplicações.

Escavadeira de braço longo

As escavadeiras de braço longo apresentam uma maior estabilidade em relação aos demais equipamentos. Isso acontece porque o trator dessa máquina foi projetado para ser mais estabilizado, o que promove a sua eficiência em atividades de diferentes tipos de solo.

Vantagens da locação de long reach

Quando se fala em construção civil e em projetos de grande porte, nos quais há a necessidade de máquinas como a escavadeira long reach, é possível apontar algumas vantagens desse modelo para as tarefas efetuadas:

  • essa escavadeira tem um braço mais longo que consegue executar operações de até 18 metros;
  • ela auxilia com mais eficiência escavações com profundidade de até 12 metros;
  • oferece mais força e suporta um peso superior ao de outros equipamentos;
  • conta com boa estabilidade em terrenos irregulares e escorregadios.

Além dos benefícios relacionados às suas operações, a máquina apresenta um fator de segurança que se destaca. Sua cabine fechada é desenvolvida para proteger contra batidas e ruídos muito altos e tem um cinto de segurança para o operador.

A locação deste equipamento é muito procurada pelas construtoras que trabalham de forma estratégica para economizar os seus recursos. O aluguel de máquinas de grande porte garante a execução de projetos com mais eficiência, sem a incidência de paradas por falhas ou danos de peças, e concede ao locador a responsabilidade dos custos de manutenção do item.

Se esse é o tipo de investimento que você precisa para o seu negócio, entre em contato conosco e seja atendido por profissionais qualificados.

Gerar oportunidades e desenvolvimento para um mundo cada vez mais produtivo e sustentável