Diferença entre miniescavadeira, retroescavadeira e escavadeira

  • Máquina

Os equipamentos são extremamente importantes para todos os setores da economia. As máquinas pesadas têm funcionalidades distintas e cada modelo oferece vantagens diferenciadas para as indústrias. As informações sobre essas diferenças são indispensáveis para que os engenheiros consigam fazer a melhor escolha na hora de comprar ou fechar um contrato de locação.


Compactos para locação – Orçamento Online

Soluções versáteis para projetos e obras.


Existem maquinários que são capazes de levantar objetos com segurança e precisão, remover ou realocar terra e outros materiais, rebocar equipamentos etc. Cada indústria tem as suas próprias necessidades e precisa de tipos de equipamentos apropriados para as suas atividades. Neste artigo, vamos explicar a diferença entre miniescavadeira, retroescavadeira e escavadeira e mostrar qual é a ideal para determinada situação.

Está interessado em compreender o funcionamento de uma miniescavadeira? Continue a leitura!

Sabe qual as diferenças entre a miniescavadeira, a escavadeira e a retroescavadeira?

Há uma série de diferenças entre miniescavadeiras, retroescavadeiras e escavadeiras:

  • miniescavadeira – apesar de ter as funcionalidades de uma escavadeira, é mais leve e bem menor, por isso ganha agilidade e facilidade na locomoção;
  • escavadeira – é maior do que a miniescavadeira e tem o chassi em sua parte inferior, enquanto a retroescavadeira é anexada a outro veículo;
  • retroescavadeira – é a combinação entre carregadeira frontal e escavadeira hidráulica.

Observe abaixo outros detalhes que as diferenciam!

Características

Miniescavadeiras são escavadeiras menores munidas de uma lâmina acoplada na parte inferior frontal da máquina, proporciona estabilidade e fica no nível do solo. A sua cabine, de onde o operador controla todo o trabalho a partir de um com painel LCD e controles operacionais, é compacta, fechada e conta com proteção ROPS/TOPS.

A escavadeira, por sua vez, é utilizada para escavações e transporte de grandes quantias de materiais, por exemplo, pedras, terra, areia, entre outros. É constituída por uma concha que escava, uma cabine de operações e um braço que movimenta a concha.

Uma retroescavadeira é um maquinário de porte compacto com 3 a 8 toneladas que oferta maior produtividade em canteiros de obras. Os modelos dessas máquinas contam com motor turbo e tração 4 X 4, são muito potentes e conseguem alcançar uma boa velocidade de deslocamento. Os equipamentos têm capacidade de levantamento da carregadeira no plano horizontal e profundidade de escavação de 3,85 metros.

Funções da miniescavadeira

Uma miniescavadeira pode ser usada no preparo dos solos em áreas de difícil acesso. Ela é uma máquina que serve para escavar a terra com o uso de sua concha. Ou seja, é ideal para trabalhar em espaços confinados da construção civil, em canteiros de obra restritos, espaços condominiais e até projetos de paisagismo. Além disso, em função do seu tamanho compacto, trata-se de um equipamento fácil de transportar.

Esses equipamentos também são indicados para serviços em fazendas e nas áreas que exigem movimentos reduzidos. Portanto, eles facilitam as atividades dos agricultores e dos paisagistas ao escavar áreas extensas sem danificar o solo. Com eles o operador pode preparar o terreno, carregar terra e deslocar materiais de forma prática.

Funções da escavadeira

Escavadeiras são equipamentos versáteis e potentes que atuam em vários tipos de solos sem qualquer dificuldade. Os modelos que contam com sistema hidráulico inteligente gastam menos combustível e são perfeitos para terraplenagem, mineração, escavação, destoca, preparação de terrenos, plantio e corte em taludes. Oferecem segurança e conforto aos operadores, ótima visibilidade e têm cabine envidraçada com proteção ROPS/FOPS.

Com os acessórios certos, elas também podem ser aplicadas em indústrias e comércios, serem úteis para dragar rios, administrar incêndios florestais, limpar espaços, demolir edificações, cavar valas e buracos, classificar o solo para a atuação dos paisagistas, fazer serviços de bate-estaca etc.

Funções da retroescavadeira

As retroescavadeiras servem para trabalhar com pavimentação, paisagismo, construção, terraplenagem etc. Elas têm duas caçambas, sendo que a frontal é usada para carregamento e a traseira para escavação. Há modelos que podem até carregar os caminhões basculantes, pois os seus tamanhos e alcances são distintos. O seu custo operacional é baixo e apropriado para obra.

Essas máquinas possibilitam a escavação de vários tipos de trincheiras ou buracos. Os seus acessórios hidráulicos são: demolidores, brocas, garras, rotadores de inclinação etc. Com eles é possível realizar diversas atividades, transportar ferramentas e abrir valas profundas, por exemplo.

Quais os benefícios de utilizar essas máquinas?

As máquinas pesadas são importantes para elevar a produtividade na indústria devido à sua potência e versatilidade. São equipamentos que aumentam o grau da qualidade dos serviços e promovem a economia de capital já que podem ser alugadas por preços acessíveis. Por outro lado, elas são multifuncionais e oferecem conforto para os operadores, cabines ergonômicas, seguras e espaçosas.

Como a Armac se diferencia no aluguel desses e outros equipamentos?

A Armac oferece excelentes serviços de locação de uma variedade de máquinas pesadas e ferramentas úteis para as indústrias. A empresa é especializada no aluguel de equipamentos para ajudar os seus parceiros a executar projetos em menos tempo e com menor custo. Ela está há quase 30 anos no mercado e disponibiliza profissionais experientes para auxiliar o seu negócio.

Agora você já conhece a diferença entre miniescavadeira, retroescavadeira e escavadeira! Saiba que a Armac faz altos investimentos para oferecer a locação de maquinários com tecnologia de ponta e de última geração. É a melhor parceira do mercado, já que implementou o sistema de manutenção preventiva para evitar a perda de tempo em virtude da ociosidade das máquinas.

Precisa saber um pouco mais sobre a locação de maquinários para a indústria? Entre em contato com o nosso time especializado!

Gerar oportunidades e desenvolvimento para um mundo cada vez mais produtivo e sustentável