O que é um gerador de corrente contínua e quais suas aplicações?

Tempo de leitura: 6 min
  • Máquina

Algumas empresas não compreendem a real importância de um gerador de corrente contínua para o seu negócio, mas saiba que esse equipamento é muito necessário para as organizações e operações que não podem ter seu fornecimento de energia elétrica interrompido.

Por isso, pensando em fomentar as aplicações e a importância desse modelo de gerador, produzimos esse conteúdo. Continue a leitura e veja como trabalhar com um fornecimento de energia em corrente contínua pode assegurar sua produtividade e segurança.

O que é e para que serve o gerador de corrente contínua?

Um gerador de energia contínua é um equipamento capaz de converter uma indução magnética em energia mecânica, gerando, assim, a energia elétrica constantemente. Os tipos de geradores de corrente contínua são:

  • tipo shunt: nesse tipo de gerador, parte da corrente é gerada na armadura, local onde a corrente é direcionada para induzir o fluxo da geração de energia.
  • tipo série: nesse gerador, toda a corrente de carga é gerada na armadura, apresentando baixa resistência e baixa queda de tensão.
  • tipo composto: as características desse gerador são semelhantes às do shunt e às do gerador tipo série.
  • tipo independente: é impulsionado externamente por meio de um circuito com velocidade constante e que se ajusta conforme as variações de tensão na armadura.

O funcionamento dos geradores pode acontecer de três formas distintas:

  • geradores ligados o tempo todo diretamente na rede;
  • geradores utilizados somente em casos específicos para economia de energia;
  • geradores stand-by, que são acionados quando o fornecimento de energia é interrompido.

Os geradores utilizados diretamente na rede impedem que oscilações de energia prejudiquem o desempenho de suas atividades de negócios. São comuns em supermercados, hospitais e locais que precisam ter equipamentos ligados ininterruptamente.

Já os geradores utilizados em horários de pico, quando o consumo é muito alto, são mais adequados para a economia de energia elétrica e uma utilização mais consciente.

Por fim, os geradores de stand-by devem ser utilizados naqueles empreendimentos que não podem ter suas atividades interrompidas por falta de energia elétrica. No entanto, o que distingue esse gerador dos demais é o acionamento, que acontece somente quando a energia do local é interrompida.

Como funciona um gerador de corrente contínua?

Os geradores de corrente contínua atuam como fontes de tensão. Sua estrutura funciona por meio de um torque eletromagnético, pelo qual percorre a corrente que gera uma tensão na armadura. Esse processo é responsável por auxiliar e por produzir a corrente nos condutores conectados à armadura.

Isso significa que o equipamento que realiza esse processo de indução da força motriz tem a capacidade de converter energia mecânica em energia elétrica. Esse gerador é considerado de corrente contínua pelo fato de as correntes elétricas nessa estrutura moverem os elétrons em um único sentido.

Na corrente alternada, por exemplo, o processo acontece de forma diferente, e os elétrons variam a sua direção.

Qual a diferença de um gerador CC para o de stand-by?

Os geradores de energia em stand-by são aqueles que não estão em constante funcionamento. Sua atividade somente acontece — conforme mencionamos anteriormente — quando a rede tradicional de distribuição de energia elétrica é interrompida.

Inclusive essa é uma questão que deve ser ponderada no momento da contratação de um serviço que utilize esse equipamento. É necessário saber qual a necessidade do cliente e do período de funcionamento do equipamento para que nenhum imprevisto aconteça pela falta de diálogo.

Os equipamentos stand-by, muitas vezes, são utilizados como equipamentos reservas, para garantir a segurança e a estabilidade do fornecimento de energia, evitando quedas e oscilações que podem comprometer a sua produtividade.

Quais são os seus benefícios?

O gerador de corrente contínua oferece grandes benefícios para o seu negócio, pois a interrupção do fornecimento de energia pode provocar danos em equipamentos, prejudicando a sua produtividade e gerando um custo muito alto para o seu financeiro.

Por isso é correto afirmar que um gerador de corrente contínua proporciona mais segurança para os seus colaboradores e para os seus processos de produção. Outro benefício é a tranquilidade de saber que os alimentos que estão armazenados e precisam ser mantidos em freezer serão preservados mesmo se não houver energia elétrica no local, pois os geradores atenderão essa necessidade.

Os geradores de corrente contínua também podem ser utilizados como uma estratégia para reduzir custos com o consumo de energia e, nesse caso, são uma solução rentável e lucrativa para o seu negócio.

Vale a pena alugar esse tipo de gerador?

Uma das grandes questões dos empreendedores é se vale mesmo a pena alugar um gerador de corrente contínua. O fato é que o custo de aquisição de um equipamento desse tipo é alto, e apenas adquirir o produto não é o suficiente. Afinal, é necessário realizar a manutenção e contar com um suporte especializado para atendê-lo em eventualidades.

Com o aluguel, essas preocupações não existem, pois o locatário é o responsável pela manutenção e pelo suporte técnico sempre que necessário. Além disso, você não precisa ficar esperando que o gerador seja arrumado, caso apresente falhas. A empresa locadora do equipamento faz a substituição, e você não fica sem a segurança de uma energia elétrica ininterrupta.

Podemos pontuar, nesse sentido, as principais vantagens da locação de equipamentos geradores de corrente contínua:

  • equipe especializada para o seu atendimento;
  • garantia de suporte técnico a qualquer momento;
  • substituição do equipamento diante de falhas ou necessidade de reparos;
  • custos de manutenção cobertos pela empresa contratada;
  • geradores de alta qualidade e excelente performance.

Como a nossa solução pode ajudá-lo?

Não basta alugar um equipamento para atender a sua necessidade. É preciso que a empresa seja especializada e conte com profissionais especialistas para o seu atendimento e suporte.

A Armac é uma empresa responsável pela locação de equipamentos para negócios de todos os portes. Trabalhamos com os melhores equipamentos do mercado e garantimos um produto de alta qualidade e segurança para os nossos clientes.

Gostou do nosso texto sobre gerador de corrente contínua? Agora que você já conhece e está familiarizado com os valores da Armac, venha conhecer melhor as nossas soluções. Entre em contato conosco, tire suas dúvidas e seja atendido por profissionais qualificados.

Gerar oportunidades e desenvolvimento para um mundo cada vez mais produtivo e sustentável