Gerador a diesel: entenda como funciona e suas aplicações

  • Máquina

Os geradores a diesel são equipamentos capazes de produzir altas quantidades de energia a partir do processo de combustão do combustível. Eles são, costumeiramente, mais robustos e emitem um maior ruído, principalmente quando comparados a outros tipos de geradores.

A partir do processo de queima, é possível alimentar equipamentos e máquinas de grande porte que exigem grandes quantidades de energia para o seu funcionamento, como nas indústrias e nos hospitais.

Neste artigo, mostraremos como o gerador a diesel é diferente do modelo a gasolina, de que modo funciona e quais são as aplicações comuns. Confira!

Para que serve o gerador a diesel?

O gerador a diesel serve como uma fonte alternativa de energia para negócios de diferentes setores que empregam máquinas de grande porte por longos períodos ou ininterruptamente. A partir dos geradores a diesel, esses equipamentos são alimentados em plenitude ininterrupta de eletricidade, ou no modelo stand by, onde a eletricidade produzida pelo gerador é consumida quando há falha ou interrupção no fornecimento público de energia.

Essa solução é essencial para resguardar diversos empreendimentos que não podem ter suas máquinas paradas, como hospitais, indústrias e shoppings.

Por isso, o gerador a diesel é um ótimo investimento para as empresas, já que ele pode trazer diversos benefícios essenciais para que elas continuem suas operações. Ou então, para fornecer fonte de energia para máquinas pesadas e operações em áreas remotas, como no caso da mineração.

Como funcionam os geradores a diesel?

Um gerador a diesel é capaz de sustentar máquinas e equipamentos durante a ausência de energia elétrica por um período. Como mostramos, as diferenças desse modelo e os movidos a gasolina são apenas em relação à maneira como o combustível é queimado e a economia que esse processo pode proporcionar.

O seu funcionamento é dividido em três etapas. A queima de combustível é o primeiro passo desse processo. Ela ocorre no motor do gerador — que também é conhecido como sistema de ignição — onde o ar do gerador é sugado até a sua compressão e, em seguida, o diesel é injetado.

A partir do contato do combustível com o ar, o gerador faz com que o diesel inflame, entrando em combustão e dando início ao processo de gerar energia. Em seguida, temos a segunda etapa, conhecida como troca de energia. Com a queima do combustível, o eixo central do gerador é movimentado, produzindo energia mecânica.

Com isso, o alternador do equipamento consegue transformá-la em energia elétrica. Para isso, são utilizados os princípios básicos da indução eletromagnética. Por último, temos o processo de abastecimento. Essa etapa envolve o requisito mínimo para que o gerador continue funcionando: o combustível.

Por isso, o equipamento deve ser abastecido com certa periodicidade para garantir que o gerador continue funcionando sem nenhum tipo de problema. Para isso, é necessário tomar alguns cuidados, como:

  • manter o gerador em um local adequado (evitando acidentes com produtos inflamáveis);
  • evitar contato com o equipamento durante o uso;
  • garantir uma boa ventilação para evitar gases tóxicos liberados na queima.

Além disso, os tanques do gerador a combustível não funcionam com água acumulada. Por isso, a manutenção preventiva é extremamente necessária para evitar problemas posteriores. O acúmulo de água pode causar danos permanentes e tornar a máquina inutilizável.

Quais as diferenças entre o gerador a diesel e a gasolina?

Ao contrário do que muitos podem achar, os geradores a diesel e a gasolina apresentam grandes diferenças, principalmente na questão de performance ao gerar energia. Separamos os principais pontos para você avaliar qual é a melhor alternativa para alimentar máquinas e equipamentos pesados.

Preço

Ainda que o preço do diesel seja maior que o da gasolina, os geradores que utilizam esse tipo de combustível têm uma enorme diferença: os custos de manutenção são menores.

Além disso, os modelos a gasolina tendem a gastar mais combustível. Afinal, a gasolina queima mais rápido que o diesel, o que acaba encarecendo, em muito, o seu uso. Nesse sentido, o gerador a diesel, mesmo exigindo um investimento maior, apresenta um custo-benefício muito superior ao outro modelo. Ele é capaz de produzir mais energia, com autonomia e com um consumo inferior.

Potência

Além do investimento em um gerador a diesel trazer uma economia ao longo do tempo, esse equipamento também é capaz de apresentar uma performance superior aos modelos movidos a gasolina. Isso ocorre devido à forma como eles funcionam. Os tipos a diesel têm mais poder de duração e período de manutenção mais ocasional. Por isso, são mais indicados para setores que necessitam de energia constante.

Assim, eles são capazes de suportar várias horas em casos de queda de energia até que a situação seja normalizada. Por isso, os geradores a diesel são muito mais eficientes quando comparados aos geradores a gasolina, que suportam menos tempo e exigem mais combustível.

Nesse sentido, o gerador a gasolina é recomendado para uso doméstico ou esporádico, já que ele apresenta uma performance inferior. Em contrapartida, os modelos movidos a diesel são indicados para empresas e negócios com máquinas que demandam mais energia contínua para o seu funcionamento.

Impacto na natureza

Aqui, os geradores a diesel ficam atrás dos movidos a gasolinas, já que eles conseguem ser mais silenciosos e menos poluentes. Isso ocorre pois os modelos a diesel geram mais ruídos devido às engrenagens e os demais itens internos, além de emitir elementos poluentes durante o seu funcionamento.

Porém, ainda que esse seja um problema, ele pode ser contornado. Para isso, é necessário realizar uma manutenção regular e eficiente na máquina, a fim de que os níveis de poluição sejam menores.

Como funciona a locação de um gerador a diesel?

O gerador a diesel é um equipamento construído com características diferenciadas e com foco nos mais diversos segmentos. Dessa maneira, a locação se mostra uma ótima escolha para empresas no mercado, trazendo maior flexibilidade na hora de contar com o equipamento.

Para fazer uma boa escolha, na hora de realizar a locação, é preciso ter atenção a alguns pontos. Primeiramente, procure ter ideia de quanta energia será necessária para assegurar o funcionamento do negócio onde o gerador será utilizado. Para isso, basta fazer a medição do consumo de toda a rede e anotar as informações de um determinado período para nortear melhor suas futuras decisões.

Com isso, já é possível saber qual gerador é o mais ideal para manter o seu negócio em funcionamento. Com a carga total devidamente anotada, basta entrar em contato com a empresa que fornece o serviço de locação para fazer o orçamento e dar procedimento ao serviço. 

Tendo o orçamento em mãos, basta assinar o contrato de locação do gerador mais adequado para o seu negócio. A partir disso, o equipamento sairá para entrega no local combinado para fornecer auxílio ao seu negócio durante momentos de falta de energia e garantir o seu funcionamento.

Quais as vantagens da locação?

Menores custos

A locação de gerador a diesel é uma ótima alternativa para quem quer manter o funcionamento de seu negócio e ainda reduzir custos no processo. Esse tipo de equipamento costuma ser extremamente custoso, que vai desde sua aquisição até a manutenção.

Por isso, alugar esse tipo de maquinário sai muito mais barato que o comprar. Ao realizar a locação, você terá apenas que arcar com os custos da mensalidade do serviço. A partir disso, é possível contar com um excelente gerador para auxiliar o seu negócio.

Equipamentos modernos de acordo com suas necessidades

Como citamos, a aquisição de um equipamento pode ser extremamente custosa. Por isso, muitas vezes, as empresas precisam recorrer a modelos antigos quando planejam esse tipo de aquisição.

Porém, ao realizar o aluguel de um gerador a diesel, você poderá contar com os melhores modelos disponíveis no mercado, por um preço extremamente mais acessível. Isso garante um equipamento mais moderno e eficiente.

Além disso, as empresas que fornecem esse serviço contam com uma equipe qualificada para ajudar na hora de encontrar o gerador mais adequado para o seu negócio. Assim, você terá maiores garantias de satisfação durante um surto elétrico com a garantia de bom funcionamento do equipamento.

Manutenção de equipamentos

Investir em um equipamento próprio envolve uma série de rotinas de manutenção nos geradores para garantir o seu bom funcionamento. Além de ser custoso, em alguns casos pode significar um período de vulnerabilidade para o seu negócio, já que ele ficará por um tempo sem o gerador disponível.

Com a locação, a empresa fornecerá o equipamento e ficará responsável pela manutenção e reparo dos geradores. Assim, além de reduzir custos, você também garante um equipamento funcional sem precisar se preocupar com manutenção preventiva.

Garantia de energia sem interrupções

Já pensou em ter que parar suas operações devido à falta de energia? Como o investimento em um gerador pode ser alto para diversas empresas, essa situação é uma realidade de muitos negócios no mercado.

Porém, a locação permite às empresas mais acessibilidade aos benefícios de um gerador a diesel. Assim, você poderá estabelecer o fornecimento de energia para o seu negócio mesmo durante apagões e assegurar o funcionamento dos serviços.

Pronto! Com isso, apresentamos as principais aplicações do gerador a diesel e como se dá o seu funcionamento. Devido às suas características, esse equipamento é mais indicado para usos industriais, principalmente considerando suas exigências de segurança. Assim, é possível manter atividades e alimentar máquinas pesadas para executar projetos.

Gerar oportunidades e desenvolvimento para um mundo cada vez mais produtivo e sustentável