Como fazer a manutenção de geradores de forma eficiente?

  • Manutenção

A manutenção de geradores é uma atividade primordial para toda empresa, pois se trata de equipamentos com influência nas operações internas, sobretudo na produtividade. Então, vem o questionamento: você sabe realizar esse procedimento corretamente?

Nesse sentido, executar os reparos de geradores é de extrema importância para contar com um equipamento sempre em boas condições de uso, especialmente a manutenção preditiva, que é a melhor forma para evitar prejuízos e danos.

Como é um assunto crucial ao crescimento de sua empresa, preparamos este conteúdo para auxiliar com essas etapas! Entenda por que você não deve negligenciar a manutenção de geradores, para garantir o melhor retorno do investimento e evitar imprevistos. Vamos lá?

Por que é tão importante a manutenção de geradores?

A manutenção de geradores está ligada fortemente com a produtividade de grandes companhias que desejam 100% de seu funcionamento. Afinal, horas perdidas por falta de energia e oscilações constantes ocasionam prejuízos consideráveis.

Todos esses danos podem ser evitados com um bom planejamento e a manutenção preditiva, que contribuem para manter o equipamento sempre em boas condições de uso e pronto para atender quando necessário.

Sendo assim, realizar o reparo do gerador garante uma maior vida útil do equipamento e reduz custos desnecessários. Em outras palavras, contribui para evitar gastos dispendiosos por falta de cuidados simples no cotidiano, como limpeza interna.

Ela pode ser feita todos os dias, ou em intervalos de 250 a 500 horas de funcionamento. Também pode ser semanal, mensal e por ano. Porém, é preciso realizar um planejamento detalhado e avaliar a complexidade da manutenção.

De forma sucinta, para início da manutenção dos geradores, observe os parâmetros iniciais:

  • organize um cronograma para as revisões periódicas;
  • avalie o desgaste dos equipamentos para possíveis trocas;
  • verifique o funcionamento geral de todo o gerador.

É fato que a manutenção desses equipamentos é complexa e será preciso avaliar minuciosamente o cronograma de manutenções com revisões periódicas. Portanto, para reparos econômicos e eficientes, realize sempre a manutenção preditiva.

Ou seja, sempre evite que as peças cheguem ao ponto crítico para troca. Embora a forma de manutenção corretiva seja a mais comum, ela é a mais desvantajosa e pode gerar prejuízos consideráveis que poderiam ser evitados com uma organização prévia.

Portanto, para explicar de forma detalhada, confira no próximo tópico os problemas mais recorrentes e como você pode programar sua manutenção de forma eficiente.

Quais são os principais problemas recorrentes?

Os principais problemas recorrentes que acontecem quando não se realiza a manutenção periódica de gerador são falhas em seus componentes. Com o tempo e uso, as peças vão se desgastando, o que acaba causando problemas maiores.

Os componentes que mais passam por problemas são:

  • material isolante;
  • ventoinhas;
  • barras da gaiola;
  • rotor do estator;
  • mancais excêntricos.

Como retratamos no início deste conteúdo, esse equipamento para demanda energética é complexo e reúne engenharia de diversas modalidades, o que requer avaliação precisa. Porém, não é suficiente apenas montar o cronograma, mas ter um plano de manutenção preciso e segui-lo.

O que se faz durante a manutenção de geradores?

A manutenção de geradores, independentemente do porte e tipo, conta com algumas atividades em comum. Trata-se de serviços importantes e que sempre são necessários para garantir a integridade e o bom funcionamento do equipamento.

Algumas dessas tarefas são as seguintes:

  • atualização dos componentes elétricos ou mecânicos;
  • inspeção da bateria;
  • limpeza das conexões;
  • remoção de peças desgastadas;
  • teste em carga;
  • troca de filtros de combustível e ar;
  • verificação dos indicadores do painel de controle;
  • verificação dos níveis dos fluidos.

Nesse contexto, em todas as manutenções periódicas, é imprescindível ter atenção especial a essas práticas, para garantir um serviço completo. Mesmo que não seja preciso corrigir algo, fazer a inspeção é ponderoso para evitar problemas inesperados.

Como se programar periodicamente para as manutenções?

Para realizar a manutenção de geradores de forma eficiente, é preciso separar o cronograma por categorias. Ele pode ser dividido em cinco etapas – diária, semanal, mensal, semestral e anual –, a serem definidas pela gestão.

Vamos apontar como é o processo e utilizar como exemplo o gerador a diesel, um modelo bastante eficiente e muito utilizado por ser uma ótima fonte alternativa de energia, a fim de abordar com detalhes sobre esse tema tão relevante.

Veja, a seguir, como fazer a programação na prática!

Manutenção diária

Para essa questão, é feita a análise dos níveis de combustível e óleo. É necessário checar se o sistema está bem refrigerado, além de verificar se apresenta sinais de desgaste. Ou seja, é uma inspeção superficial dos componentes.

Ainda, precisa avaliar se o radiador está conectado com a tubulação de ar. Também se observa uma possível corrosão, que pode ocasionar danos futuros ao motor. A manutenção diária é essencial para identificar defeitos nos estágios iniciais.

Manutenção semanal

É realizada a drenagem do tanque e filtro de combustível para que, assim, aparecem a água adicionada e o diesel. Observa-se a tensão flutuante e ajusta-se ao seu nível ideal, conforme o carregador da bateria e outros fatores mecânicos.

Desse modo, trata-se de uma manutenção mais criteriosa, que realiza, inclusive, a limpeza do filtro para retirada de impurezas. A atividade deve ser programada de acordo com as diretrizes da gestão e a intensidade de uso do equipamento.

Manutenção mensal

Nessa etapa, é executada inspeção, limpeza e demais ajustes em todos os sistemas de sua estrutura, como ventilação do ar, lubrificação, diesel, escape, sistema elétrico (motor do gerador) e transferência.

Além disso, é feita a extração de amostra de líquido de arrefecimento e, por meio de um hidrômetro, analisa-se sua concentração, a fim de determinar se está ideal. Inclusive, observa-se a carga da bateria, seu nível de correção e a tensão da correia.

Contudo, lembre que, a cada 250 horas ou seis meses de utilização, se repete todo o procedimento mensal junto a todas as ações preventivas, como inspeção da troca de filtro, troca de óleo etc.

Manutenção semestral

É executada a troca dos filtros de combustível e refrigerador, independentemente do nível de sujeira, além dos elementos do filtro de ar, e a higienização do cárter de respiro conforme as orientações dadas pelo manual do fabricante. Para finalizar, avalia-se o estado da mangueira do radiador.

Nesse contexto, a manutenção semestral busca analisar a situação das peças e dos sistemas com maior vida útil. Ou seja, é uma revisão mais detalhada do equipamento, para garantir que tudo esteja nas mais perfeitas condições de uso.

Manutenção anual

Etapa em que é feita uma limpeza completa de toda estrutura de refrigeração. É fundamental atentar-se aos detalhes, bem como fazer corretamente seu passo a passo. Por isso, é indispensável contar com um profissional especializado nesse cronograma.

É fato que um dos geradores mais eficientes é o movido a diesel, em especial quando falamos de hospitais e indústrias, que funcionam 24 horas. Afinal, ele fornece plenitude ininterrupta de energia e deve permanecer sempre em boas condições.

Além disso, particularidades, como fazer o checklist, são ações cruciais no processo de revisão de geradores.

Como fazer um cronograma de manutenção de geradores?

O cronograma é uma ferramenta de gestão simples, prática e muito eficiente para garantir a execução correta de cada atividade da manutenção. Sendo assim, desenvolvê-lo na empresa é indispensável para cumprir todas as manutenções com precisão.

Apesar de sua importância, criar um cronograma é uma tarefa que exige planejamento e participação dos gestores da manutenção. Trata-se de uma etapa considerável para que as tarefas sejam bem direcionadas e de acordo com as necessidades da empresa.

Algumas dicas relevantes para fazer um bom cronograma são:

  • classifique todos os equipamentos;
  • avalie as necessidades de cada equipamento;
  • defina a periodicidade de cada manutenção;
  • estabeleça as prioridades;
  • considere as manutenções planejadas;
  • organize as tarefas de acordo com a equipe;
  • defina responsáveis por cada manutenção;
  • faça um documento oficial e apresente para a equipe;
  • acompanhe o status da execução das tarefas;
  • faça revisões periódicas no cronograma.

Lembre-se de que o cronograma deve permanecer acessível a toda a equipe de manutenção, com informações diretas e claras. Um documento de qualidade será um diferencial para o sucesso das atividades e o bom funcionamento dos equipamentos.

Quais são os cuidados que devem ser tomados na manutenção?

Para uma revisão eficiente de geradores, jamais se esqueça de ter atenção aos detalhes. Fatores, como avaliar previamente a estrutura para encontrar peças soltas, seu funcionamento a partir da ignição do gerador e a potência, devem ser observados.

Além disso, medidas de segurança, estabilidade da distribuição energética e conhecimento para calcular e otimizar o tempo de reparo também são pertinentes. Esses cuidados contribuem para garantir um serviço de manutenção eficiente e proativo.

Outros fatores determinantes para se ter na manutenção são:

  • avaliar o manual do fabricante e suas exigências;
  • realizar o checklist de verificação no planejamento e nas etapas já realizadas;
  • calibração necessária, caso seja detectada perda de energia;
  • observar o ambiente para eventuais surgimentos de insalubridades, como infiltrações.

Portanto, realize sempre a manutenção preditiva de geradores, pois, além de serem equipamentos vitais, no momento de uma falha grave, como uma pane, se pode ter o risco de perda total do maquinário e será necessário investir em um modelo novo. Evite possíveis prejuízos consideráveis.

Afinal, o máximo desempenho do gerador só é possível com um excelente plano de manutenção. Além disso, investir em capacitação na segurança é indispensável para evitar acidentes e eventuais problemas.

A manutenção de geradores deve ser adotada e seguida à risca para que a companhia continue firme e com produtividade. Isso é a base de apoio de todo o processo e evita imprevistos com queda de energia e aumenta a produtividade industrial.

O conteúdo foi útil? Então, já deixamos outra dica: curta nossa página do Facebook e acompanhe as novidades da Armac!

Gerar oportunidades e desenvolvimento para um mundo cada vez mais produtivo e sustentável