Como fazer o Levantamento de Irregularidade Longitudinal

Tempo de leitura: 4 min
  • Pavimentação

O processo de levantamento de irregularidades longitudinais é um sistema utilizado para medir desníveis em um pavimento. Esta mensuração acontece através do uso de equipamentos a laser ou por metodologias ainda mais precisas.

Neste artigo, vamos discutir um pouco sobre como fazer o levantamento de irregularidade longitudinal da forma mais adequada e de que modo evitar erros na execução. Confira!


Aluguel de Vibroacabadoras – Locação Online

Vibroacabadoras ideais para pavimentação aqui


Qual a importância do Levantamento de Irregularidade Longitudinal

Observar as irregularidades longitudinais em um pavimento é importante para promover ações de maior segurança e estabilidade para a condução de veículos e equipamentos nas vias. As medições de irregularidades longitudinais da pavimentação permitem analisar as condições de superfície das rodovias e apontam deformidades ou desvios, capazes de causar acidentes ou algum dano para os condutores de veículos e seus passageiros.

Realizar a medição e analisar as irregularidades longitudinais é importante para compreender:

  • as condições de rolamento na superfície;
  • os pontos de maior insegurança para condução de veículos de grande, médio e pequeno porte;
  • identificar elevações e deformidades nas vias.

Para isso, são empregados equipamentos variados de medição, com a coleta de dados que serão aplicados para a comparação e a determinação dos pontos longitudinais irregulares.

Como é feito o Levantamento de Irregularidade Longitudinal

As medições realizadas nas pavimentações são armazenadas no banco de dados de Sistemas de Gerência de Pavimentos. Por meio dessas informações, são estabelecidas as estratégias para a manutenção e a reabilitação das rodovias.

Esse processo de mensuração pode ser efetuado por equipamentos a laser ou com o uso de sistemas de escaneamento de área. Por se tratar de sistemas mais sofisticados, os custos são mais elevados para esse tipo de medição.

No entanto, podem ser utilizados também equipamentos, como os acelerômetros — comerciais e de smartphones (mais aplicados recentemente) —, e as opções de custo acessível, com resultados igualmente precisos.

Algumas alternativas como as acelerações verticais, por exemplo, são empregadas para aferir as vibrações do chassi dos carros e, dessa forma, ter uma estimativa de irregularidade mais específica sobre as deformidades no pavimento.

Na etapa de produção do pavimento

Uma forma ideal de controlar a irregularidade do pavimento, ou asfalto, ainda na etapa de produção, é utilizar implementos específicos para vibroacabadoras.

Na Armac, contamos com o implemento Big Sonic-Ski. Sua aplicação assegura a qualidade e regularidade do pavimento, medida pelos órgãos e agências reguladoras brasileiras através do IRI (International Roughness Index – Índice Internacional de Irregularidade).

Através desse sistema é possível controlar a mesa da máquina em relação à sua inclinação, suavização e nivelamento ao longo do processo de pavimentação ou compactação, detectando e corrigindo pequenas ondulações e irregularidades longitudinais. Além de dispensar o estaqueamento e cabeamento de aço como referências, poupando tempo, a tecnologia dispensa medição e equipes de topografia.

Quais as dicas para evitar erros no levantamento de irregularidade

A fim de não deixar erros no levantamento de irregularidade longitudinal, é necessário considerar todos os dados coletados, tratar esse conteúdo de modo adequado e fazer uma análise detalhada dele.

Considere as dicas que seguem para evitar erros nas suas medições:

  • selecione da forma correta o equipamento e o método a ser aplicado para a medição;
  • empregue operadores qualificados para manusear e coletar os dados dos equipamentos;
  • faça variadas mensurações para que a comparação seja a mais exata possível;
  • forneça as informações mais precisas para as soluções que você necessita.

A coleta de informações, com a realização dos métodos de medição de irregularidade longitudinal, é feita por um sistema de microprocessamento. Esse processo, além de realizar a coleta de dados, transmite tal conteúdo para um computador portátil, fornecendo informações mais completas e em tempo real, com o auxílio de um dispositivo portátil USB. Isso garante que as tomadas de decisão estejam adequadas às necessidades de manutenção e de reabilitação real das vias.

Gostou deste conteúdo? Então aproveite para compartilhá-lo nas suas redes sociais!

Gerar oportunidades e desenvolvimento para um mundo cada vez mais produtivo e sustentável