Você conhece a diferença entre um guindaste e Munck? Nas operações de movimentações de cargas, vários equipamentos podem ser utilizados pela equipe. Mas, para saber quais são as melhores opções, é fundamental entender como cada uma pode auxiliar nos processos internos.
Isso vale, inclusive, para quando precisamos escolher entre um Munck e um guindaste. Se você tem dúvidas e quer saber em qual dessas opções aplicar os seus recursos, leia o texto na íntegra!
Aluguel de Caminhão Munck – 25 a 45t
Munck com e sem controle remoto para içamento
O que é um guindaste?
Guindastes são equipamentos mecânicos utilizados para realizar a movimentação e elevação de cargas pesadas. Em geral, eles contam com uma grande torre e um conjunto de cabos e roldanas para auxiliar na sua movimentação. O seu uso é comum em portos, indústrias e ambientes da construção civil.
Alguns modelos de guindaste articulado podem contar com recursos para a movimentação da carga içada e o seu deslocamento. Em geral, cada tipo de guindaste é definido pelo tipo de braço, pelo seu ambiente ideal de uso e por sua carga máxima de trabalho.
O que é um Munck?
O Munck, ou guindauto, é um caminhão com uma ferramenta semelhante a um guindaste, implementada em sua carroceria (o Munck). Ele tende a ser menor do que um guindaste tradicional, o que amplia os cenários de uso. Muitas vezes, o Munck é utilizado em contextos de construção civil, operações de carga e descarga e na indústria florestal, em que um guindaste seria visto como um veículo de porte excessivamente grande.
Em outras palavras, o Munck é um sistema hidráulico, com braço articulado com gancho, que pode ser utilizado para a carga e descarga de materiais de pequeno ou médio porte. Isso dá a ele a flexibilidade de utilização em operações de cargas com menos de uma tonelada ou ambientes menores. Ou seja, as principais diferenças entre o Munck e o guindaste estão relacionadas ao seu porte, que tende a ser menor do que o do guindaste.
Como escolher a melhor opção para a sua empresa?
Para escolher a melhor opção entre o guindaste e o Munck, a empresa deve fazer uma análise completa das suas demandas e do seu perfil. A partir desses fatores, ela conseguirá avaliar qual opção conta com o melhor custo-benefício, ou seja, fazer um investimento de maior retorno.
Veja os passos a seguir:
- saiba as suas necessidades a partir do contato com a equipe que utilizará o equipamento;
- avalie as metas de médio e longo prazo, permitindo que a compra se torne útil por um período maior;
- considere um bom parceiro comercial, que lhe auxiliará em caso de dúvidas, manutenções e na escolha de uma ferramenta funcional e com bom preço;
- invista na locação, uma opção que dá flexibilidade e traz baixo custo na aquisição de veículos para indústrias pesadas;
- avalie as normas de segurança e regulatórias do setor, evitando que o equipamento não tenha conformidade com elas;
- busque um equipamento compatível com o seu ambiente de trabalho, garantindo que ela poderá ser aproveitada ao máximo.
O investimento em máquinas de qualidade é um dos passos mais importantes para que uma empresa de setores como a indústria pesada e a construção civil possa ter sucesso. Afinal, ele garante que o negócio conseguirá manter uma cadeia de trabalho de qualidade, com processos eficientes e seguros.
Antes de procurar o aluguel de máquinas pesadas, é importante distinguir cada uma, como as características de um Munck e um guindaste. Assim, você conseguirá fechar um bom contrato, com baixo risco. Por isso, não deixe de seguir as nossas dicas ao fazer o seu investimento!
Quer saber mais sobre o aluguel de máquinas pesadas? Então, fale agora com os nossos especialistas!