Compra de máquinas pesadas usadas x locação recorrente

Tempo de leitura: 8 min
  • Comparativo

Você já se perguntou se vale mais a pena investir em máquinas pesadas usadas ou novas? Essa dúvida é muito recorrente, principalmente ao considerar o alto valor de um maquinário recém-saído da fábrica. Por isso, antes de renovar a sua frota, é preciso levantar vários pontos para elaborar um planejamento certeiro na hora de identificar qual é a melhor oportunidade para o seu negócio.

Contar com as máquinas certas possibilita melhorar o desempenho e a qualidade da produção. Nesse sentido, o maquinário usado pode ser uma ótima alternativa para compor a sua frota e garantir uma execução de excelência. Mas será que essa opção é realmente rentável para o negócio?

Para esclarecer essa e outras dúvidas, mostraremos os prós e os contras da aquisição de máquinas pesadas usadas e outras alternativas para você investir na qualidade dos seus serviços. Confira!


Locação de Equipamentos – Alugue Online

O equipamento ideal para o seu projeto aqui


Vale a pena investir na aquisição de máquinas pesadas usadas?

Investir em uma máquina pesada nova certamente traz excelentes benefícios para o seu negócio, como um maquinário atualizado e eficiente com as melhores tecnologias do mercado. Entretanto, essa aquisição dificilmente pode ser justificada no orçamento do seu empreendimento devido ao alto custo.

Nesse sentido, as máquinas pesadas usadas podem ser uma boa alternativa para empresas que querem renovar a frota e aprimorar o desempenho. O valor é o maior diferencial, já que, muitas vezes, é possível pagar pouco por um maquinário de qualidade.

Separamos uma lista com as vantagens e as desvantagens da aquisição de máquinas pesadas usadas para ajudar você a entender melhor as suas oportunidades de fechar um bom negócio.

Vantagens

Começando pelo preço, como mencionamos, é a maior diferença que você encontra ao investir em uma máquina pesada usada em relação aos modelos novos. Desse modo, caso o seu negócio tenha um orçamento limitado e precise urgentemente renovar a frota, essa certamente é uma boa alternativa.

O custo-benefício também é outro ponto de destaque desse tipo de aquisição. Uma boa análise de mercado permite encontrar máquinas relativamente novas por bons preços. Por isso, é fundamental saber pesquisar e avaliar o estado de conservação dos equipamentos para fazer um bom negócio.

Outro ponto relevante da aquisição de máquinas pesadas usadas é o uso imediato dos equipamentos. Ao adquirir um modelo recém-saído de fábrica, as empresas enfrentam um problema de pronta entrega, assim, pode levar algum tempo até receberem o maquinário. Nesse sentido, ao investir em uma máquina de segunda mão, você pode fechar negócio e aproveitar o seu investimento logo em seguida.

Desvantagens

Mesmo que a aquisição de máquinas usadas tenha os seus benefícios, ela também tem pontos desvantajosos para as empresas. O primeiro aspecto que pode ser negativo na negociação — principalmente para quem quer gastar menos — são os custos com transferência.

Existem alguns gastos necessários para transferir a propriedade dos equipamentos adquiridos para o seu nome, que podem pesar no seu orçamento. Além disso, dependendo do estado de conservação das máquinas, elas podem apresentar maiores sinais de desgaste, exigindo manutenções mais frequentes.

Isso varia muito conforme o estado de conservação, porém, o barato pode sair caro caso você não considere essa característica nas máquinas. Além disso, negociar com vendedores desonestos pode ser um grande problema, já que, durante o processo, eles podem omitir informações que prejudicam a usabilidade dos equipamentos e trazem prejuízos posteriores para o seu empreendimento.

Como achar as melhores oportunidades de investimento em máquinas usadas?

O primeiro ponto que você deve ponderar antes de fechar negócio são as necessidades do seu negócio. Adquirir uma máquina pesada deve ser um investimento com foco em um objetivo, caso contrário, a sua empresa pode ter prejuízos com manutenção e armazenamento dos maquinários, por exemplo.

Nesse sentido, muitas vezes, as empresas adquirem um equipamento para uma finalidade específica. Desse modo, o investimento se torna uma fonte de prejuízo, já que a máquina ficará parada até surgir outra oportunidade de uso. Por isso, a aquisição de um maquinário para a sua frota deve ser um processo baseado em uma análise profunda sobre as suas necessidades e como essa aquisição pode beneficiar os seus serviços.

O aluguel de frotas pesadas como opção

Uma forma de contornar diversas problemáticas e possibilitar bons negócios é a locação de máquinas e equipamentos. Essa prática traz incríveis benefícios às empresas, permitindo otimizar o desempenho e a produtividade enquanto reduz significativamente os custos da operação.

Isso é possível porque esse processo é capaz de atender às suas necessidades ao mesmo tempo que elimina custos com maquinário parado e manutenção preventiva. Desse modo, você só arca com os custos da locação dos equipamentos e das máquinas. Como a frota alugada é composta por tecnologias novas no mercado, a sua empresa tem à disposição o que há de melhor para executar os seus projetos.

Assim, os profissionais ganham maior produtividade e segurança no ambiente de trabalho, o que possibilita concluir as etapas com maior agilidade e qualidade. Além disso, a locação de máquinas pesadas traz uma ótima variedade de equipamentos disponíveis para o seu negócio, tudo com custo reduzido em comparação com os valores de uma aquisição de maquinário.

Como os custos são fixos e determinados no ato da locação, você tem maior previsibilidade dos gastos no seu orçamento e maior controle sobre o andamento dos seus projetos. Por fim, outra característica benéfica e sustentável da locação é o processo de rebuilding realizado pelas empresas que prestam esse tipo de serviço.

Por meio de um criterioso processo de reconstrução, algumas máquinas e equipamentos são inteiramente desmontados à condição de componentes e revisados. Dessa maneira, é possível eliminar a emissão de carbono que uma fábrica emitiria numa produção do zero e estruturar um novo equipamento a partir das peças funcionais de um produto danificado.

Além disso, locadoras como a Armac, possuem contato direto com fabricantes e fornecedores oficiais de peças. Assim, a garantia de que nenhum componente, por menor que seja, é falsificado ou prejudicial a saúde produtiva do equipamento.

O que considerar ao alugar uma máquina pesada?

Como mostramos, a aquisição de máquinas pesadas usadas traz alguns benefícios em comparação com a compra de equipamentos novos. Mas esse investimento nem sempre é benéfico para o seu negócio e pode ser uma fonte de prejuízo no futuro.

Por isso, trouxemos alguns pontos para você considerar melhor a opção de aluguel de maquinários e como esse processo pode ser vantajoso para a sua empresa.

Na compra de uma máquina pesada usada, podemos considerar as seguintes características:

  • frequência de uso — ao comprar uma máquina pesada, você tem o equipamento à sua disposição indefinidamente;
  • custos envolvidos — além do valor da aquisição de uma máquina pesada e os custos de transferência, você tem outros gastos, como manutenção e armazenamento do equipamento;
  • manutenção — o processo de reparo e manutenção preventiva é de total responsabilidade sua;
  • acesso a especialistas — caso a sua empresa não conte com profissionais especializados no uso e na manutenção dos equipamentos, é necessário contratar ou terceirizar esse serviço;
  • prazo de entrega — com o pagamento e a transferência das máquinas para o seu nome, você tem acesso quase imediato aos equipamentos adquiridos.

Já na locação de máquinas e equipamentos, podemos considerar os seguintes aspectos:

  • frequência de uso — a locação permite que você utilize os equipamentos e as máquinas de acordo com o prazo estipulado pela empresa, favorecendo a execução de projetos e eliminando a ociosidade de maquinário;
  • custos envolvidos — os únicos custos da locação são justamente os valores cobrados ao locar uma máquina ou equipamento;
  • manutenção — esse processo é de responsabilidade da empresa que disponibiliza as máquinas;
  • acesso a especialistas — muitas empresas fornecem o auxílio de profissionais especializados para ajudar na instalação e no uso das máquinas e equipamentos;
  • prazo de entrega — acesso imediato ao maquinário alugado.

Pronto! Como você pôde ver, a compra de máquinas pesadas usadas pode trazer alguns benefícios, porém, existem alternativas mais imediatas e saudáveis para quem quer melhores resultados e maior economia.

A Armac é a maior locadora de máquinas de linha amarela no país, trazendo profissionalismo e eficiência na hora de atender às necessidades dos seus clientes. Contamos com uma equipe de profissionais preparados para orientá-lo na hora de encontrar o equipamento ideal para as suas necessidades e agilizar os seus projetos.

Aproveite para entrar em contato com um dos nossos consultores e confira o nosso vasto portfólio de máquinas e equipamentos.

Gerar oportunidades e desenvolvimento para um mundo cada vez mais produtivo e sustentável