O que é engenharia sustentável e quais seus benefícios?

Tempo de leitura: 6 min
  • Engenharia

A pauta de sustentabilidade é, sem dúvidas, uma das mais discutidas na indústria atualmente. E, para a construção civil, muitos projetos de engenharia sustentável têm sido apresentados e ganhado destaque.

Ações de ESG, como essas, geram impactos positivos, não só para a empresa, mas para todas as pessoas. Para entender melhor o desenrolar dessas propostas e tecnologias, criamos este conteúdo.

Ficou curioso? Continue a leitura e aprofunde-se em alguns pontos do tema!


Locação de Equipamentos – Alugue Online

O equipamento ideal para o seu projeto aqui


O que significa engenharia sustentável e o que abrange?

Engenharia sustentável nada mais é que a incorporação de boas práticas ambientais, econômicas e sociais na área da construção civil. Todas as ações realizadas visam manter os recursos naturais plenos. No caso das construtoras, todas as atividades voltadas a preservar o meio ambiente e fazer um bom trabalho podem trazer impactos positivos para todas as etapas. Entre os objetivos podemos citar:

  • descartar corretamente lixo e detritos produzidos;
  • oferecer mais qualidade de vida para as pessoas;
  • usar de maneira consciente os recursos do meio ambiente;
  • desenvolver projetos sustentáveis e inteligentes para os clientes;
  • criar ações que auxiliem no desenvolvimento no que diz respeito à educação ambiental;
  • oferecer mais segurança aos trabalhadores da obra;
  • usar novas alternativas que ofereçam energia limpa e renovável.

Como você pode perceber, o significado de engenharia sustentável vai muito além de reaproveitar e diminuir resíduos e consumir de maneira consciente as matérias-primas. Ela oferece a todos formas de aplicar os recursos de modo sustentável e auxilia as pessoas em uma mudança de cultura.

Quais são os benefícios de aderir à engenharia sustentável?

Tendo as informações da importância desse tipo de engenharia, pode-se imaginar que ela ofereça muitos benefícios a todos. Entre as vantagens podemos citar:

  • agrega valor ao imóvel;
  • proporciona economia de custos nas obras por otimizar os processos;
  • acarreta incentivos fiscais pelas práticas sustentáveis;
  • gera facilidade de trabalho para os colaboradores, pois pode-se contar com o uso de materiais leves;
  • possibilita obras feitas sob medida, ou seja, do jeito que os clientes solicitarem e com materiais que caibam no seu bolso;
  • evita desperdício de recursos.

Vale ressaltar que um dos benefícios mais interessantes para as empresas construtoras é o incentivo fiscal do governo. Ele se estende desde o federal, estadual até o municipal. O que prova que investir na construção sustentável é bom tanto para as empresas como para as pessoas. E, os financiamentos bancários podem ser facilitados.

Um dos casos de isenções é o IPTU Verde. Nele, é concedido um desconto para os projetos que aplicam a reciclagem em suas construções, reutilizam a água e empregam energia de placas fotovoltaicas.

No entanto, as obras sustentáveis devem provocar uma mudança na cultura empresarial, ou seja, os empreendedores não precisam visar apenas os lucros, mas sim ter em mente que os materiais, recursos e espaço devem ser melhor aproveitados. Isso, sem deixar de pensar no bem-estar de seus colaboradores.

Quais são algumas das formas de se aderir?

Mudar a rotina e os hábitos na hora de construir uma casa, apartamento ou galpão não é tão difícil assim. Para isso, basta:

  • estudar sobre o assunto da engenharia sustentável;
  • procurar parcerias;
  • investir em ciência e tecnologia;
  • adotar tendências inovadoras;
  • orientar-se junto à órgãos responsáveis;
  • colocar as ações em prática.

É possível dizer que tais práticas vão auxiliar você a manter a disciplina e te darão um norte tanto no início da obra como no final. Veja abaixo algumas das maneiras!

1. Construção a seco

A construção a seco é aquela na qual são usados materiais que não requerem argamassa nas obras. Sendo assim, não exigem muita quantidade de água na montagem das estruturas e demais componentes. Os sistemas mais conhecidos nessa opção são o drywall e o steel frame.

2. Módulos habitacionais

Os módulos habitacionais são aquelas estruturas móveis prontas. Elas oferecem rigidez e vêm em um formato certo para o uso. Um exemplo bem simples são os contêineres, que possibilitam a todos a agilidade e são fáceis de serem manuseados. Todos podem ser planejados com o tamanho e espaços certos para o que serão destinados.

3. Steel Panel

A técnica de Steel Panel usa painéis termo acústicos para que as construções fiquem mais confortáveis e as pessoas tenham mais privacidade. As estruturas empregadas nessa opção são metálicas e compostas por perfis de Light Steel Frame. Por essa razão, tal estrutura oferece rapidez e praticidade na hora da sua montagem. Vale salientar que os projetos dessa natureza já são entregues praticamente prontos.

Como pode melhorar o preço de venda de construções por ter mais valor agregado?

A engenharia sustentável apresenta muitas soluções. Por ter inovações tecnológicas que mantêm toda a humanidade mais saudável, o preço de venda dos imóveis com esse tipo de engenharia aumenta. Isso devido ao maior valor agregado e por proporcionar mais comodidade aos moradores.

Para calcular o valor agregado de uma obra, é possível fazer a avaliação da curva de valor agregado. Esse é um método que serve para avaliar o desempenho em relação aos custos e os prazos. Com ele, é possível visualizar:

  • VP (valor planejado);
  • VA (valor agregado);
  • CR (custo real).

Graças a essa curva, os construtores conseguem ter uma visão mais ampla sobre os gastos totais da obra. Com ela, inclusive é possível ter um melhor controle de orçamento e saber onde estão os gargalos.

Então, agora que você já sabe o que é a engenharia sustentável, não deixe de aplicar essa novidade em suas obras. Cada uma delas será muito bem avaliada e com certeza você irá lucrar muito mais. Mas, vale ainda lembrar que não são apenas conjuntos de materiais que compõem tais casas inteligentes, mas sim várias alternativas que, somadas umas às outras, proporcionam um melhor aproveitamento dos recursos existentes.

Gostou deste post sobre a engenharia sustentável? Compartilhe o nosso artigo nas suas redes sociais e incentive mais pessoas a conhecerem conteúdos de engenharia e inovação!

Gerar oportunidades e desenvolvimento para um mundo cada vez mais produtivo e sustentável