O que é BDI?

  • Gestão

BDI é uma sigla básica para o desenvolvimento de uma estratégia sólida de lucro na construção civil. Afinal, esse tipo de cálculo integra o orçamento de uma obra, algo fundamental para a construção civil.

Já adiantamos que se trata de uma ferramenta de antecipação. O BDI serve para calcular os custos com a execução de um projeto. Não se pode negar que o sucesso de qualquer trabalho está ligado à previsibilidade dos custos. A confiabilidade de um projeto está relacionada, em grande parte, a um orçamento bem elaborado.

Pensando nisso, selecionamos um guia fácil e necessário para solucionar as dúvidas sobre o BDI. Dessa forma, após a leitura deste artigo você saberá o que é BDI, quais são os custos envolvidos, como fazer o cálculo para todos os casos (obras públicas ou privadas). Além disso, entenderá as vantagens de considerar as fórmulas os significados das siglas.

Acompanhe!

O que é BDI?

BDI significa “Benefícios e Despesas Indiretas”. Trata-se de um elemento que forma o orçamento e contribui para a composição do preço de venda mais apropriado considerando os gastos indiretos, ou seja, aqueles que não estão relacionados à mão de obra, materiais e outras coisas.

Nem sempre é possível identificar rapidamente o conjunto de despesas indiretas. No entanto, eles são fundamentais para a saúde financeira do projeto e da empresa. Por isso a importância de usar o BDI. Afinal, há casos em que os custos além da obra são altos.

Não é um índice absoluto. Isso significa que cada serviço ou obra precisa de seu próprio BDI, já que as condições de cálculo e o valor de venda variam conforme o caso.

No começo, o índice era um conceito válido somente para orçamentos e empreendimentos na construção civil, mas pode ser utilizado em outras situações. É o caso das licitações que abrangem postos de trabalho alocados. Na verdade, é um índice relevante quando falamos em licitações.

Para orçar uma obra, é preciso considerar diferentes variáveis. O BDI é uma importante ferramenta para precificar os serviços.

Para melhor compreender a função que o BDI desempenha na empresa contratada e na empresa contratante, vale a pena ler o Decreto nº 7.983/2013.

Quais são os custos diretos e indiretos?

Em orçamentos, dois componentes definem o preço final do serviço:

  • custos diretos: aqueles que estão relacionados diretamente à execução do serviço (portanto, a totalidade dos insumos que integram a composição de custo unitário do trabalho é classificada como “custo diretos”);
  • custos indiretos: aqueles que não se incorporam ao produto final, mas ajudam na composição do custo total, como administração central da empresa, seguros, custo financeiro do contrato, garantia e tributação sobre a receita.

BDI contribui para que as empresas assegurem um custo global satisfatório e cubram as seguintes despesas:

  • Administração central;
  • Gastos financeiros;
  • Garantias;
  • Impostos;
  • Seguros;
  • Tributação;
  • Margem de incerteza.

Outra forma de definir o BDI é explicando que ele consiste no rateio do lucro adicionado aos custos indiretos e incidente sobre os custos indiretos, podendo ser chamado também de “Lucro e Custo Indireto” (LCI). Prossiga na leitura para continuar se especializando no assunto.

Como fazer o cálculo do BDI na construção civil?

Há modos diversos de calcular os Benefícios e Despesas Indiretas na construção civil. Existe uma fórmula do IBEC (Instituto Brasileiro de Engenharia de Custos) baseada em consenso internacional. Essa fórmula serve tanto para a empresa contratante quanto para a empresa contratada, com a diferença de que, no último caso, não se considera a MI, que é a Margem de Incerteza. A fórmula é:

BDI = {[(1+ AC + CF + S + MI) / (1 – TM – TE – TF – MBC – G)] – 1} x 100

Em que:

  • AC (Administração Central): rateio dos gastos da sede entre as obras da construtora. O valor varia de 7% a 15% para organizações com faturamento anual elevado e entre 10% e 20% para as empresas com faturamento anual baixo;
  • CF (Custo Financeiro): analisar a viabilidade de considerar o custo financeiro em função das condições de pagamento e medição definidas no contrato e do programa de desembolso
  • S (Seguros): referem-se aos gastos relativos aos seguros definidos no contrato ou não, como garantia de execução contra terceiros e performance bond;
  • G (Garantias): relativas aos custos de cumprimento do contrato. As garantias combinadas podem ser adotadas de diferentes maneiras: seguro garantia, caução ou papéis escolhidos;
  • MI (Margem de Incerteza): só é considerada pelas empresas contratantes com o objetivo de aprimorar possíveis distorções no valor (varia, geralmente, entre 5% e 10%);
  • TM (Tributos Municipais): considera tributos do município, como o ISS;
  • TE (Tributos Estaduais): considera tributos do estado, como o ICMS;
  • TF (Tributos Federais): considera tributos da União, como PIS, COFINS, IRPJ, CSLL e INSS;
  • MBC (Margem Bruta de Contribuição, ou Lucro Bruto Previsto): trata-se de um valor aleatório, específico de cada empresa ou da proposta de preços, fundamentando-se especialmente em função do mercado.

Você pode memorizar essas siglas ao colocá-las em uma tabela que esteja facilmente visível. Dessa forma, haverá mais rapidez para compreender casos de baixa a alta complexidade.

Como utilizar o BDI no orçamento

O BDI é uma ferramenta valiosa para definir o preço definitivo do trabalho levando em conta o cenário econômico atual e os diferenciais da obra. Munidos dessas informações, você garante a excelência nos resultados econômicos da empresa. Para utilizá-lo no orçamento, pode ser aplicada a fórmula:

preço de venda = custo direto x (1 + BDI / 100).

Todo projeto de construção civil tem custos diretos e indiretos. Adicionando ao custo direto a porcentagem referente ao custo indireto, somada ao lucro, despesas indiretas e impostos, obtém-se o preço da venda do serviço.

Tenha atenção: o preço da venda não se repete. Ele se altera conforme uma lista de indicadores. Veja:

  • O plano do projeto;
  • A sua localização;
  • As características administrativas específicas das organizações ou entidades contratantes e contratadas;
  • O tamanho do serviço;
  • O edital;
  • prazo de execução da obra;
  • Outros elementos que não se repetem da mesma forma.

Os cálculos do BDI na engenharia são, portanto, dinâmicos. Cada orçamento identifica um valor diferente dos outros. Por isso, é fundamental traçar estratégias para calcular o BDI e alcançar um valor de venda sustentável: um preço que se enquadre em uma faixa de valores que seja suficiente para cobrir os gastos, ofereça lucros ao negócio e seja justo para o público consumidor.

Quais são as vantagens de um orçamento bem realizado?

Realizar um bom orçamento oferece vantagens diversas, como:

  • previsibilidade: uma visão mais abrangente sobre o projeto torna mais fácil a compra da quantidade necessária de materiais, o recrutamento de pessoal e a definição de um prazo para o encerramento da obra;
  • rentabilidade: é mais simples definir margens de lucro satisfatórias sem onerar o cliente;
  • controle: é mais fácil acompanhar e melhorar o uso dos insumos, treinando os profissionais, retificando os processos e extinguindo períodos de ócio;
  • credibilidade: a empresa consegue melhorar sua imagem no mercado, pois demonstra alto comprometimento com os valores da obra, evitando ônus aos clientes.

Como fazer o BDI em obras públicas?

Há uma diferença importante quando a origem dos recursos é federal. Isso porque o que deve ser considerado, nesse caso, são os impostos CSLL, IRPJ e a taxa administrativa. Também é preciso colocar nessa conta o elemento Garantia (G). Sucede que, o lucro é considerado pelo custo direto — e não o Preço de Venda (PV). O resultado é um gerenciamento de obras qualitativo e eficiente.

Você deve ter percebido que, no caso do BDI em obras públicas, uma das principais diferenças em relação às obras particulares é a inclusão do elemento G — garantia. Logo, a fórmula do BDI para obras públicas fica assim:

BDI = [((1+AC+R+S+G) x (1+CF).(1+L)​1−T)−1] x 100

Ainda, temos um checklist para você ficar atento:

  • Impostos federais são desconsiderados se a origem da obra é de ente federal;
  • Inclusão do elemento G;
  • Taxa administrativa;
  • Impostos: CSLL, IRPJ;
  • Obtenção do lucro pelo custo direto.

Agora que você já sabe o BDI de obras públicas, logo abaixo você confere o essencial para o cálculo de obras particulares. Fique atento.

Como fazer o BDI em obras particulares?

Além do fato de o BDI de construções particulares não usar o fator Garantia, são incluídos todos os tributos e a taxa de administração. Então, essencialmente, a fórmula segue a mesma. Veja:

Benefícios e Despesas Indiretas = ((1+Ao+Ac+R+S) x (1+Cf)​−1] / [1−(L+T)) x 100

Confira dicas importantes:

  • O L tem o mesmo significado da Margem Bruta de Contribuição, ou Lucro Bruto Previsto — MBC;
  • O BDI ideal está entre 2% e 5% do custo direto;
  • Organize os dados em tabelas e esteja atento para caso precise atualizá-los.

Agora você já consegue entender melhor que o BDI é relevante para o cálculo orçamentário, representando a classe de despesas e benefícios indiretos que não podem ser desconsiderados. Fique atento para a diferença entre o cálculo de obras públicas e particulares. Lembre-se de que uma boa gestão também acontece ao ter atenção com o BDI.

Gostou do conteúdo? Você já aplica o BDI em seus orçamentos? Aproveite para conferir nossas outras publicações nas redes sociais. Estamos no Facebook, no YouTube, no LinkedIn e no Instagram. Em cada uma, você pode conferir nosso conteúdo em diferentes formatos!

Gerar oportunidades e desenvolvimento para um mundo cada vez mais produtivo e sustentável