Supply Chain se refere às fases pelas quais um produto passa desde as suas etapas de produção até o momento em que chega ao consumidor final. Sua tradução quer dizer: “cadeia de suprimentos”.
Para garantir a competitividade do negócio, a Supply Chain demanda uma gestão efetiva e estratégica para controlar todos os pontos administrativos e operacionais desta cadeia. Estes pontos são orientados por:
- aquisição dos insumos ou mercadorias;
- distribuição e transporte;
- armazenamento de mercadorias;
- embalagem e conferência dos produtos;
- gerenciamento interno e externo de mercadorias;
- venda e distribuição da empresa até o consumidor.
Para dar suporte às suas operações logísticas, produzimos esse artigo. Confira a seguir o potencial estratégico de algumas práticas de gestão e como elas contribuem para o fortalecimento das negociações.
Aluguel de Empilhadeiras – Locação Online
Os melhores equipamentos de intralogística aqui
O potencial estratégico do Supply Chain
As boas práticas de gestão da Supply Chain permitem o crescimento das empresas pelas melhorias das etapas, por meio de um controle mais adequado e do aprimoramento necessário em cada etapa da cadeia de suprimentos. Isso aumenta o potencial estratégico nas operações da empresa e gera benefícios para todos os envolvidos na Supply Chain.
A otimização das atividades na Supply Chain permite uma redução significativa nos custos dos processos, pois garante um acompanhamento mais detalhado sobre a estocagem, o controle de desperdícios nas produções, a gestão de matéria-prima etc.
Além disso, com uma tecnologia avançada, é possível integrar as empresas envolvidas nas negociações e fazer uma gestão mais adequada para o controle de compras, vendas e distribuição dos produtos. Com isso, é possível estabelecer um ciclo de melhorias contínuas na empresa, compreendendo as demandas e os gargalos incidentes no negócio.
As melhores práticas da gestão de Supply Chain
Entre as práticas que melhoram o desempenho da empresa e permitem a promoção de atividades otimizadas e processos mais ágeis, listamos as principais ações da gestão de Supply Chain e sua importância para as relações de negócios.
Sincronia de dados
Em um processo de comercialização, existe uma equipe muito grande de profissionais envolvidos em cada etapa da cadeia de suprimentos. Por isso, manter um sistema com os dados integrados faz toda a diferença para uma comunicação entre gestores, colaboradores e fornecedores do negócio.
Inventário rotativo
Permite a contagem contínua de estoque e fornece as informações necessárias para os processos de compras, vendas e reposição de produtos ou mercadorias. Com o auxílio da tecnologia, esse processo acontece de forma automatizada, disponibilizando relatórios em tempo real dos materiais em estoque, em contagens que são realizadas com maior frequência.
Automatização de processos
Com a adaptação da tecnologia para a gestão da Supply Chain, os processos e as operações são executados de forma automatizada, em um atendimento de maior qualidade e com a redução de falhas humanas. Com os sistemas automatizados, todas as etapas de produção e distribuição de mercadorias são gerenciadas com maior eficiência. A tecnologia ainda oferece indicadores de desempenho, que são fundamentais para tomadas de decisões inteligentes e com melhores resultados.
Controle de resultados/adoção de métricas
Conforme mencionado, é importante conferir o desempenho do seu negócio. Uma gestão de Supply Chain precisa monitorar os resultados e aderir ao uso de métricas para acompanhar o desempenho das operações, bem como as atividades da empresa. Além disso, é por meio desse controle que é possível vislumbrar as necessidades de mudança nos departamentos e aplicar novas estratégias nas ações da organização.
Bom relacionamento com os fornecedores
Uma boa prática de gestão da Supply Chain é o investimento no relacionamento com seus fornecedores. Manter bons contatos permite uma negociação mais fluida, com a distribuição de produtos de maior qualidade e o comprometimento com os prazos de entrega. Além disso, garante que seus produtos não fiquem em falta no mercado, preservando, assim, o bom relacionamento também com o consumidor final.
Distribuição e transporte
Uma das etapas de maior custo para a cadeia de suprimentos é a de distribuição e transporte. Ao mesmo tempo que a tecnologia permite uma atuação mais rápida e acessível referente aos produtos da empresa, os desafios são constantes nesses processos de distribuição. Para atendê-los, a tecnologia permite uma gestão de frotas com o uso de rastreios e o acompanhamento de rotas. Assim, muitas ações podem ser controladas, como a necessidade de manutenção de veículos, paradas etc.
Para atender melhor todas as atividades da Supply Chain, é importante aplicar uma logística capaz de organizar e facilitar as execuções dos processos. Assim, é possível realizar o gerenciamento de recursos materiais, elaborar o planejamento devido para o negócio e fazer um controle mais preciso de estoque e transporte de mercadorias.
Vantagens da gestão da Supply Chain
A redução dos custos é um dos fatores de maior relevância para os processos de gestão, pois, com uma visão abrangente do negócio, é possível identificar falhas e desperdícios, além de promover ações para eliminar os riscos nos processos.
Em conjunto com essas ações, é realizado um planejamento mais consistente para a produção e a distribuição de produtos, em que a otimização das operações aumenta a eficiência em todas as etapas.
O aumento de produtividade acontece com uma gestão efetiva e que atua em prol do fortalecimento das relações entre fornecedores e colaboradores, assim como com a comunicação entre equipes e consumidores para as etapas de venda, tendo como benefício uma maior excelência e transparência nas suas negociações.
A gestão da Supply Chain se desenvolve com um planejamento adequado para atender todas as etapas de negociações de uma empresa. Ela integra sistemas e colaboradores em uma comunicação mais objetiva e capaz de promover na empresa atividades lucrativas e rentáveis.
Se você aplica uma gestão para a cadeia de suprimentos no seu negócio, compartilhe a sua experiência com a gente aqui nos comentários.