O que é Supply Chain 4.0 e quais as vantagens desse processo?

Tempo de leitura: 6 min
  • Logística

O setor de logística está presenciando uma grande revolução na cadeia de suprimentos: a Supply Chain 4.0. A aplicação dessa tecnologia mantém o foco sobre as melhorias de gestão dos bens de consumo, centralizando processos e promovendo planejamentos avançados e analíticos relacionados às demandas no segmento.

Ao longo do artigo, compartilhamos com você as principais vantagens desse processo inovador e sua importância para o setor de logística. Continue a sua leitura para saber mais sobre o assunto.


Aluguel de Empilhadeiras – Locação Online

Os melhores equipamentos de intralogística aqui


O que é Supply Chain 4.0?

Supply Chain 4.0 é um novo modelo de operações capaz de atender as demandas do setor de logística por meio de tecnologia avançada, com recursos automatizados e que permitem uma organização estratégica do negócio. É uma alternativa que agrega valor ao setor de logística, pois torna a cadeia de suprimentos mais independente com a utilização de sistemas de automação integrados para o atendimento de altas demandas.

Ao mesmo tempo que a Supply Chain 4.0 é uma oportunidade de transformação aprimorada para o setor de logística, é também um grande desafio. Com a aplicação da tecnologia o fluxo de informações é aumentado exponencialmente exigindo uma gestão de dados de maior eficiência.

Além disso, com as inovações chegando no mercado de logística é essencial contar com profissionais qualificados e, para isso, as empresas estão contratando profissionais com conhecimentos e realizando o treinamento de pessoal para melhorar o desempenho de suas atividades. Afinal, não basta apenas ter mão de obra. É preciso ter habilidade para lidar com as tecnologias e aplicar os recursos da forma mais produtiva e rentável.

Quais as vantagens da Supply Chain 4.0?

Mas mesmo com tantos desafios, as vantagens da Supply Chain 4.0 é satisfatória para as empresas que passam a se posicionar de forma visionária e inovadora. Mas não é somente o posicionamento que é vantajoso.

A seguir você vai conferir outros aspectos positivos da Supply Chain.

Melhoria de processos

Com o uso da tecnologia, os processos e operações são executados de forma mais rápida e com menos possibilidades de erros por falha humana. Assim, o desempenho das cadeias de suprimentos se torna mais eficiente e seguro.

Nessa eficiência, se enquadram os processos automatizados que a Supply Chain 4.0 promove como:

  • melhorias nos modos de recebimento;
  • realizações de inspeção automatizadas;
  • otimização dos processos de estoque;
  • expedição e documentação das atividades executadas.

Com as demandas sendo atendidas de forma mais rápida, os profissionais atuam com melhor desempenho e os gestores conseguem acompanhar todos esses resultados por meio de métricas que a própria tecnologia oferece.

Redução de custos

A redução de custos com a Supply Chain 4.0 é outra vantagem. Uma vez que os processos e operações acontecem de forma mais inteligente, as falhas e retrabalhos não são recorrentes gerando mais renda e produtividade.

Outra forma de reduzir custos é acompanhando os dados fornecidos pelos pontos de vendas. Com a tecnologia integrada, todos os departamentos se comunicam entre si e os gestores têm maior autonomia para conferir as faltas de produção e ajustar as atividades na cadeia de suprimentos para evitar prejuízos nos processos. Isso significa que essa tecnologia promove uma melhor comunicação entre todos os profissionais envolvidos nos processos.

Estratégia e produtividade

A aplicação de tecnologias inteligentes permite aos profissionais atuarem com estratégia e isso gera muitos resultados satisfatórios para a empresa. Nessa metodologia de trabalho, os projetos são analisados e aprimorados para melhor atender aos clientes consumidores.

Os sistemas automatizados, além de permitir a digitalização das informações, gera relatórios com informações completas e dados precisos sobre os rendimentos do negócio, as etapas da cadeia de suprimentos e o desenvolvimento de cada atividade interna.

Melhor experiência de compra para os clientes

Os clientes possuem uma melhor experiência de compra, que tem as formas de pagamento facilitadas, os processos de compra mais dinâmicos e as entregas dentro do prazo estabelecido. Esses sistemas automatizados enviam mensagens para informar as etapas de entrega do cliente gerando nele a sensação de segurança e confiança de que seu produto chegará no prazo combinado.

Os gestores também acompanham todos os processos de entrega por meio do seu dispositivo móvel que faz o monitoramento dos transportes e rastreia os pontos de embarque e desembarque dos suprimentos.

Gestão de frota inteligente

O transporte é essencial para as empresas e é por isso que ele tem que ser eficiente e atingir as suas metas. Mas como esses processos podem contribuir com a sua empresa? As tecnologias contam com 3 suportes essenciais. Veja abaixo.

  1. Gestão de transportes: faz a emissão dos documentos fiscais, realiza o controle e monitoramento da logística, realiza os contratos de seguradoras, gerencia os pagamentos de funcionários etc.
  2. Gestão de frotas: com essa ferramenta é possível realizar o controle e monitoramento de manutenções da frota, conferindo a necessidade de abastecimento ou troca de peças necessárias em cada veículo.
  3. Gestão de fretes: a tecnologia concilia os valores de recebimento e pagamento do frete pela emissão do CTe (conhecimento de transporte eletrônico). É por este documento que se identificam as cargas e suas condições de translado.

Por que a Supply Chain 4.0 é revolucionária para o setor de logística?

Na cadeia de suprimentos, a Supply Chain 4.0 atende as expectativas do consumidor e oferece um serviço com gerenciamento em tempo real e de forma remota. As melhorias da cadeia de suprimentos se dão pelo controle de:

  • trajeto percorrido;
  • tempo de entrega reduzido;
  • monitoramento continuado das condições de transporte de carga (tipo de armazenamento, temperatura, controle de umidade etc.).

Todas as atividades desempenhadas pelos sistemas automatizados promovem uma melhor relação com o seu cliente consumidor. Além disso, mantém a qualidade dos serviços e uma experiência de compra inesquecível para o cliente.

Um eixo muito importante da Supply Chain 4.0 é o processo de digitalização que somente é possível pelo sistema de automação. Os armazéns fazem a adequação de seus sistemas para aumentar os ciclos de depósitos aprimorando todas as etapas da comercialização dos suprimentos. Interessante, verdade?

Agora que você já conhece essas inovações da Supply Chain no setor de logística, siga as nossas redes sociais e se mantenha atualizado com as novidades. Estamos no Instagram, Facebook, Twitter, YouTube e LinkedIn!

Gerar oportunidades e desenvolvimento para um mundo cada vez mais produtivo e sustentável