Análise de óleo em máquinas pesadas: qual a importância?

Tempo de leitura: 4 min
  • Manutenção

Quando refletimos a respeito de uma boa gestão de ativos, devemos considerar que equipamentos e máquinas pesadas apresentam um bom funcionamento quando todas as suas peças são bem cuidadas.

Uma rotina de manutenção aborda aspectos de percepção interna e externa, considerando peças, limpeza, implementos, horímetro e análise de óleo, por exemplo. Aliás, justamente através da análise de óleo, conseguimos identificar cenários de risco e rastrear problemas operacionais antes que eles ocorram.

Pensando nisso, iremos discutir a importância de considerar essa etapa de verificação em suas rotinas de manutenção e gestão de ativos. Confira!


Locação de Equipamentos – Alugue Online

O equipamento ideal para o seu projeto aqui


O que é um óleo lubrificante?

Óleos lubrificantes são uma parte fundamental do funcionamento de qualquer motor. Eles garantem que as engrenagens de um veículo conseguirão executar os seus movimentos sem grande abrasão. Assim, a sua vida útil é maximizada.

Existem óleos minerais (obtidos diretamente da destilação ou refino do petróleo), os sintéticos (produzidos a partir de reações químicas e da união de compostos) e os semissintéticos. Em geral, eles são definidos, também, pelos seguintes fatores:

  • o nível de viscosidade;
  • a temperatura de trabalho;
  • a densidade do óleo;
  • os aditivos que podem ser utilizados para prolongar a sua vida útil.

Por que é importante monitorar o uso de óleos em máquinas pesadas?

O monitoramento e a análise de óleo são rotinas que ajudam o profissional a prolongar a vida útil do equipamento. Essa atividade também permite identificar possíveis problemas na tipagem do óleo, o que agiliza a sua troca antes que uma impureza, por exemplo, afete a qualidade do trabalho executado pelo óleo. Portanto, essa atividade deve sempre fazer parte das rotinas de manutenção preventiva de máquinas pesadas da empresa.

Como fazer a análise de óleo em máquinas pesadas?

A análise de óleo é uma atividade com várias etapas. Elas são definidas conforme o tipo de óleo, o maquinário em que ele é aplicado e a indústria em que ele será utilizado. São elas:

  • a análise de óleo físico-química – são avaliadas as condições do lubrificante, como a presença de água e fuligem;
  • a análise espectrométrica – a empresa determina se há elementos contaminantes no óleo, assim como metais que prejudicam o seu uso e a sua capacidade de auxiliar no bom funcionamento da máquina pesada;
  • o ensaio infravermelho – o responsável técnico identifica o nível de oxidação, nitratação, fuligem e sulfatação do óleo.

Essas três análises ajudam a identificar e eliminar a presença de impurezas ou elementos químicos que reduzem a sua vida útil. A partir do diagnóstico, medidas podem ser tomadas para corrigir o problema com o apoio de um especialista.

Que cuidados tomar para aumentar a vida útil do óleo lubrificante?

Para aumentar a vida útil do óleo lubrificante, alguns passos podem ser tomados. Eles devem ser implementados segundo as normas do fabricante. Confira:

  • adicione aditivos ao lubrificante consoante ao seu perfil de uso;
  • sempre utilize lubrificantes conforme o manual da máquina pesada;
  • evite utilizar a máquina em ambientes para os quais ela não está preparada;
  • estabeleça uma rotina de manutenção preventiva ou manutenção preditiva.

Por fim, precisamos entender que o controle e análise do óleo lubrificante deve acontecer como um processo dentro do escopo de manutenção preventiva. A ideia é construir um processo sistemático em que, racionalmente, cada componente e utilitário de uma máquina pesada, é verificado por igual e atua como impeditivo de possíveis falhas.

A relevância do óleo lubrificante está, obviamente, ligada ao fato de ser diretamente impactante na vida útil do motor da máquina – parte mais essencial de qualquer equipamento. Por isso, não deixe de investir ou encontrar um parceiro que invista na qualidade da manutenção e maximização da vida útil e operacionalidade das máquinas.

Quer saber mais sobre o impacto que as manutenções preventivas conseguem causar na sua rotina? Então confira o post!

Gerar oportunidades e desenvolvimento para um mundo cada vez mais produtivo e sustentável