Desgaste de pneus de caminhão: saiba como evitar

Tempo de leitura: 6 min
  • Manutenção

O desgaste de pneus de caminhão é um problema sério para os proprietários e para as transportadoras que merece toda a atenção. Além do risco de acidentes, este é um problema que gera custos elevados para a substituição e que pode pesar no orçamento.

Nesse sentido, adotar estratégias para prevenir os desgastes de pneus e demais componentes é uma medida essencial para aumentar a durabilidade e preservar a segurança. Quer saber como?

Continue a leitura e entenda qual a vida útil de um pneu, quais as principais causas de desgaste e dicas para evitá-las!


Aluguel de Caminhão Basculante – 10 a 20m³

Carregamento, movimentação e despejo de carga


Qual é a vida útil de um pneu de caminhão?

A vida útil de um pneu de caminhão é estabelecida por uma média, que pode ficar entre 60 e 80 mil km rodados. Entretanto, existem muitos aspectos que podem influenciar esses dados e, assim, reduzir o tempo de vida dos pneus.

A frequência de uso, o sobrepeso, baixa qualidade das estradas, formas de condução e a falta de cuidados preventivos podem levar à desgastes precoces ou desalinhamento, exigindo a troca antes do tempo.

Por essa razão, é indispensável avaliar as orientações do fabricante em relação à vida útil e manter todos os cuidados para preservá-la. Trata-se de um aspecto decisivo para reduzir todos os riscos e evitar gastos inesperados para o orçamento.

Quais os principais tipos de desgastes de pneu?

O desgaste de pneu pode acontecer de diferentes formas, começando de forma leve e pouco perceptível até se desenvolver e comprometer a sua vida útil. Trata-se de um aspecto que merece todo o cuidado do motorista, para investigar e avaliar alterações antes que elas evoluam — principalmente porque enquanto uns são visíveis e externos, outros são perceptíveis apenas ao volante.

Os tipos de desgaste mais comuns são os seguintes:

  • central: atinge o centro da banda de rodagem, causado por alta pressão;
  • localizado: concentra-se em apenas uma região, como uma mancha;
  • unilateral: acontece em apenas um lado do pneu, devido ao desalinhamento;
  • irregular: desgaste em regiões distintas, devido à falta de rodízio;
  • escamado: o pneu fica escamado devido à fricção incomum nas estradas;
  • nos ombros: atinge as bordas do pneu, geralmente por falha na calibragem;
  • por condução: desgastes causados pela direção agressiva dos motoristas.

Compreender o tipo de desgaste é muito importante para adotar a solução adequada e evitar riscos de acidentes nas estradas. É o fator que permite analisar a causa e solucioná-la definitivamente, para evitar que volte a acontecer e eleve os prejuízos.

Quais as principais causas de desgaste de pneus?

Cada tipo de desgaste de pneu acontece por um motivo e sempre provoca danos sérios caso não seja identificado a tempo. Além do risco de acidentes, em caso de abordagem pelas autoridades de trânsito, é possível sofrer multas e a apreensão do veículo.

Nesse contexto, as maiores causas de desgastes em pneu de caminhão são:

  • negligência com a calibragem;
  • má condução dos motoristas;
  • falta de um rodízio periódico;
  • falta de um balanceamento e de alinhamento;
  • problemas nos amortecedores e freios;
  • excesso de carga;
  • condições das estradas.

Essas situações são comuns e acontecem com qualquer motorista, caso os devidos cuidados não sejam vistos como prioridade. Por isso, é essencial monitorar tudo de perto para evitar desgastes precoces e, assim, não elevar os riscos e os gastos.

Como evitar o desgaste de pneus de caminhão?

Ter pneus em bom estado de conservação pelo maior tempo possível é a melhor alternativa para evitar uma série de complicações — como os problemas com as autoridades, o risco de acidentes e o aumento dos custos para troca dos pneus.

Nesse sentido, a prevenção é essencial para garantir que todo o sistema esteja perfeito e pronto para rodar. São ações simples e que fazem toda a diferença, inclusive para valorizar o veículo e reduzir as perdas em caso de venda futura.

Veja abaixo algumas dicas para evitar o desgaste de pneu!  

Use pneus do mesmo modelo

Cada tipo de pneu tem frisos diferentes, por isso, é interessante utilizar todos os pneus da mesma marca e modelo. Assim, você terá maior equilíbrio na banda de rodagem, evitará o desgaste regular e ainda elevará a segurança na direção.

Mantenha uma rotina de calibragem

A calibragem dos pneus é imprescindível para evitar desgastes e preservá-los, portanto, deve acontecer semanalmente. Considere as orientações do fabricante e realize a calibração pontualmente para manter a pressão sempre no nível ideal.

Faça rodízios de pneu

Além de ajudar a economizar, o rodízio de pneus é uma estratégia muito importante para reduzir o desgaste e elevar a vida útil. Sendo assim, faça esse procedimento sempre que necessário, mas não deixe de trocar o pneu quando houver necessidade.

Realize o alinhamento e o balanceamento

Com o tempo de rodagem, é comum ocorrerem desalinhamentos que podem afetar os pneus sem que o motorista perceba, causando desgastes. Para evitar essa situação, é essencial fazer o alinhamento e o balanceamento periodicamente em uma mecânica especializada.

Fuja dos buracos nas rodovias

Os buracos nas estradas são praticamente inevitáveis e causam estragos severos em toda a suspensão e nos pneus. Por esse motivo, é fundamental adotar uma direção defensiva e ter cuidado para evitar cair em buracos, o que pode acelerar os desgastes.

Evite excesso de peso

Os caminhões trabalham com o transporte de cargas pesadas, atividade que deve ser conduzida com todo o cuidado para preservar o veículo. Por isso, evite o excesso de peso e não exceda a capacidade. Assim, é possível reduzir os desgastes e evitar acidentes.

Por fim, saiba que o monitoramento visual dos pneus é uma prática que deve acontecer diariamente, para facilitar a identificação de desgastes em estágio inicial. Por mais simples que pareça, é uma excelente medida para reduzir prejuízos e mitigar riscos.

Lembre-se de que os pneus são responsáveis pela segurança do próprio motorista, dos pedestres e de outros condutores. Ter atenção, adotar a correta manutenção e mantê-los sempre em boas condições são atitudes obrigatórias que ajudam a salvar vidas.

Como pôde notar neste conteúdo, a partir de algumas medidas preventivas simples, é possível evitar o desgaste de pneus e elevar a durabilidade. Portanto, tenha atenção especial a esse ponto para conseguir economizar e aumentar a segurança nas estradas.

Gostou do post? Agora que você já viu dicas sobre como evitar o desgaste de pneus, não deixe de continuar aperfeiçoando seus conhecimentos! Leia agora mesmo sobre os principais tipos de caminhão e como classificá-los!

Gerar oportunidades e desenvolvimento para um mundo cada vez mais produtivo e sustentável