6 ações pré manutenção de pá carregadeira

Tempo de leitura: 4 min
  • Manutenção

A manutenção de pá carregadeira é primordial para garantir a eficiência da operação e também a segurança dos envolvidos. Por isso, deve ser feita de forma periódica. Nesse cenário, quando os cuidados com a manutenção são negligenciados, podem surgir grandes prejuízos para o todo.

Para ajudar você a entender mais sobre a manutenção de pá carregadeira, preparamos este artigo. Acompanhe!


Pás Carregadeiras – Alugue agora

O Melhor Preço do Mercado. Fale pelo WhatsApp


O que fazer antes de iniciar a manutenção de pá carregadeira

Antes de iniciar a manutenção da pá carregadeira, é importante seguir alguns passos para garantir a segurança e eficiência da manutenção. Alguns desses passos incluem os tópicos abaixo:

  • desligue o motor e retire a chave da combustão;
  • coloque a pá carregadeira em uma superfície plana e nivelada, com as rodas travadas ou com as esteiras travadas;
  • verifique se a área de trabalho está livre de obstáculos e se há espaço suficiente para a realização da manutenção;
  • vista os equipamentos de segurança, como luvas, óculos de proteção e calçado de segurança.

A manutenção regular da pá carregada pode colaborar com a longevidade das máquinas pesadas de várias formas:

  • identificar e solucionar problemas antes que se tornem mais graves, evitando falhas ou danos mais graves no futuro.
  • prolongar a vida útil dos componentes e sistemas, como motor, transmissão, sistemas hidráulicos e freios.
  • melhorar a eficiência da máquina, garantindo o consumo de combustível e aumentando a produtividade.
  • reduzir o tempo de inatividade da máquina, esperando o custo de manutenção e aumentando a disponibilidade para uso.
  • aumentar a segurança dos operadores e outros trabalhadores no local de trabalho, minimizando os riscos de falhas mecânicas ou acidentes.

Quando realizar a manutenção de pá carregadeira e o que verificar?

A manutenção da pá carregadeira deve ser realizada regularmente, seguindo as instruções do fabricante, as normas de segurança da empresa, e de acordo com o uso e as condições de trabalho da máquina.

A partir disso, as orientações gerais para a manutenção são:

  1. Manter diariamente os níveis de fluidos da máquina, como óleo do motor, líquido de resfriamento e fluido hidráulico. Certifique-se de que eles estejam dentro dos limites recomendados pelo fabricante e complete-os se necessário.
  2. Verificar o estado dos filtros de ar da máquina, combustível e óleo hidráulico, limpando-os ou substituindo-os quando necessário.
  3. Checar o estado dos pneus ou esteiras da máquina, incluindo pressão, desgaste e danos, e faça a manutenção adequada. Pneus com pressão inadequada podem afetar o desempenho da máquina e causar danos a longo prazo.
  4. Vistoriar o estado dos freios e do sistema hidráulico da máquina, incluindo mangueiras e conexões. Substitua as peças desgastadas ou danificadas antes que elas causem problemas mais graves.
  5. Lubrifique as partes móveis da pá carregadeira, incluindo os rolamentos e engrenagens. Isso ajudará a prolongar a vida útil da máquina e garantir um desempenho consistente.
  6. Fazer uma inspeção visual na pá carregadeira antes de iniciar novos trabalhos. Isso ajudará a identificar possíveis danos, vazamentos ou outras questões que possam precisar de atenção durante a manutenção. 

Essa manutenção preventiva ajuda a evitar problemas futuros e garante a eficiência da máquina. Ao passo que a manutenção corretiva exige a solução do problema em momento de urgência operacional. Por isso, siga sempre as recomendações do fabricante para garantir a durabilidade da máquina e evitar sua ociosidade.

Com isso em mente, investir na locação desses equipamentos pode diminuir significativamente os custos com manutenção, já que esses gastos são por conta da locadora.

Qual o papel da Armac?

Na Armac, seguimos regras rigorosas em nossas rotinas de manutenção. Nossos mecânicos dominam as peculiaridades de todo nosso portfólio e, por isso, conseguimos garantir uma operação eficiente e segura para nossos parceiros. Aproveite para conferir nossas pás carregadeiras disponíveis para locação ou entre em contato conosco agora mesmo!

Se você gostou deste artigo sobre 6 ações de pré-manutenção de pá carregadeira, confira também 7 cuidados essenciais na operação de pá carregadeira!

Gerar oportunidades e desenvolvimento para um mundo cada vez mais produtivo e sustentável