Mastro elétrico: quais as suas aplicações e vantagens de uso

Tempo de leitura: 6 min
  • Máquina

Para serviços com maior especificidade vertical e que demandam segurança em médios e altos níveis de altura, o mastro elétrico deve ser considerado. Esse tipo de plataforma elevatória agrega mais praticidade e autonomia imediata ao operador em diferentes setores.

No entanto, é importante que você escolha um modelo que atende as necessidades do seu trabalho para que o equipamento atinja, verdadeiramente, as expectativas da tarefa.

Pensando nisso, preparamos este artigo com as principais informações sobre os mastros elétricos e suas aplicações para auxiliar você. Confira!


Locação de Equipamentos – Alugue Online

O equipamento ideal para o seu projeto aqui


Entenda o que são os mastros elétricos

Os mastros elétricos são equipamentos de mobilidade operacional, oriundos da vertente das plataformas elevatórias. De modo geral, esse tipo de equipamento é considerado bastante versátil e seguro na hora de lidar estrategicamente com alturas verticais nos mais variados segmentos.

Outro ponto importante de ressaltar é que esse equipamento funciona muito bem na logística e em serviços de manutenções.

Como funcionam

Os serviços em altura são complexos e muitos deles exigem algo mais eficiente que um andaime. Diante disso, os mastros elétricos garantem elevações em diversas alturas.

Como sugere o nome do equipamento, ele tem diversas articulações que possibilitam eliminar riscos ao alcançar locais difíceis e trazer mais autonomia ao versatilizar o serviço.

A opção de mastros elétricos é facilmente encontrada nas atividades em galpões e áreas externas de diferentes tipos de segmentos, principalmente por serem relativamente menores, em dimensões, que as demais plataformas elevatórias. O piso precisa, no entanto, estar nivelado para garantir a eficiência de sua utilização.

Conheça as principais aplicações

As aplicações em que os mastros elétricos se encaixam são bastante amplas. Tudo gira em torno da execução de atividades e quão difícil é seu acesso.

Tendo em mente que os mastros se movimentam, apenas, verticalmente, suas principais aplicações acontecem em:

  • armazéns;
  • organização de estoques;
  • reformas;
  • pinturas;
  • decorações;
  • paisagismo;
  • entre outros.

É possível encontrar modelos de diferentes alturas disponíveis no mercado. Esse tipo de equipamento continua sendo manobrável, mesmo quando alcança sua altura máxima, e é indicado para altura mínima acima de 5 metros.

Além disso, como uma vantagem extra na hora de posicioná-lo, a estrutura giratória é de 360°. Esse diferencial permite um acesso tranquilo às mais variadas áreas dentro da realidade de um trabalho mais complexo, como o que acontece na construção civil.

Modelos de mastro elétrico

Mesmo que não seja considerado um equipamento polivalente, os mastros elétricos conseguem ser aplicados com excelência em um alto número de trabalhos. Entre os principais modelos disponíveis, atendem as seguintes especificações:

  • larguras entre 0,74 m e 2,49 m;
  • pesos operacionais que variam entre 966 kg e 16.965 kg;
  • altura de trabalho inicial de 5 m atingindo 27, 74 m;
  • comprimentos entre 0,92 m e 11, 63 m.

Vale reforçar que quando se trata do uso de equipamentos, como os mastros elétricos, as medidas de segurança devem receber atenção especial das empresas durante a realização do serviço. Em função disso, saiba que, para operar uma plataforma elevatória dessa categoria, se torna necessário cumprir todas as orientações da NR 35, que habilita os operadores a trabalharem em alturas acima de 2 m.

SKYJACK — SJ16

O objetivo de contar com uma máquina como essa em sua operação é reduzir custos com eficiência e modernizar cada uma das etapas. A partir disso, a plataforma mastro elétrico SKYJACK-SJ16 traz mais agilidade e segurança conforme os desafios enfrentados.

O designer proporciona fácil manutenção e agrega valor em um pacote bastante versátil. Confira os demais aspectos do modelo:

  • altura de trabalho — 6,75 m;
  • capacidade — 227 kg;
  • largura — 0,77 m;
  • peso operacional — 966 kg;
  • cumprimento — 1,37 m.

Avalie as vantagens do uso

Além de mais praticidade no dia a dia de trabalho, os mastros elétricos trazem uma série de outras vantagens. Uma das questões que merecem destaque é apoiar as atividades de infraestrutura na indústria e na montagem de operadores na área de entretenimento, como shows, eventos e feiras de modo geral.

O reforço na segurança ao lidar com alturas por meio do equipamento substitui também as escadas, que mesmo tendo bastante utilidade junto do andaime, perdem em agilidade e proteção, quando comparados os benefícios delas aos dos mastros elétricos.

Locação de plataformas aéreas

A forma ideal de contar com o melhor das plataformas aéreas, de maneira eficiente e econômica, é apostar na locação. O aluguel, em uma situação como essa, representa a eliminação de preocupações de manutenção e demais gastos, como os que envolvem o seguro. Sem contar que esse tipo de negócio pode ser usado também para abastecer outros pontos ligados à ociosidade de ativos.

Praticidade

Para quem busca praticidade, esse tipo de plataforma elevada é um diferencial e tanto. Ao amenizar os fatores de risco na operação, ela possibilita que os colaboradores se concentrem na tarefa realizada de modo mais confiante, tornando o trabalho em altura uma situação dinâmica da rotina.

Isso vale, especialmente, para as empresas que atuam nas áreas do setor de limpeza e manutenção, que costumam usar diferentes modelos de plataformas elevatórias. O principal ponto está em entender quais são as principais necessidades das atividades e pensar na locação como um verdadeiro investimento que traz retorno e qualidade a curto prazo.

Outro ponto significativo é que o uso de equipamentos de qualidade e adequados impulsionam a produtividade. Tudo isso em conjunto com a facilidade de escolher um modelo que realmente atende as demandas de sua empresa com o suporte adequado.

Agora ficou claro como os mastros elétricos funcionam e suas principais vantagens. O mais importante para acertar em cheio no serviço de locação é escolher uma empresa séria com experiência no mercado, como a Armac. O serviço realizado com excelência oferece uma parceria eficiente ao cliente para que suas necessidades sejam solucionadas de maneira estratégica.

Gostou das informações do artigo? Precisa dehttps://armac.com.br/locacao-de-equipamentos/plataformas-elevatorias/ um mastro elétrico na sua operação? Então entre em contato conosco e estaremos preparados para lhe orientar com o modelo mais ideal para sua demanda!

Gerar oportunidades e desenvolvimento para um mundo cada vez mais produtivo e sustentável