Plataforma tesoura: entenda mais sobre e os cuidados necessários!

Tempo de leitura: 7 min
  • Máquina

A plataforma tesoura combina praticidade e agilidade com uma alta variedade na capacidade de carga. De modo geral, esse tipo de equipamento é bastante versátil e indicado para obras, manutenções, armazéns e diversos tipos de serviço em altura.

No entanto, para aproveitar todos os benefícios proporcionados pela máquina, é necessário ter alguns cuidados na rotina do trabalho, especialmente, na movimentação da plataforma e na conduta dos colaboradores.

Quer saber mais? Então continue a leitura e aproveite nossas dicas para uma correta operação com a plataforma tesoura!


Locação de plataformas elevatórias

de 8 a 21 metros – Fale pelo WhatsApp


Como funciona a plataforma tesoura?

Esse tipo de plataforma faz o processo de elevação apenas na vertical com grades cruzadas em formato semelhante ao de uma tesoura, como o próprio nome já diz.

Normalmente, ela é indicada para a construção civil, limpeza de fachadas, manutenções em baixas e médias alturas, instalações elétricas e montagem de eventos. Atingindo, em geral, até 15 metros de altura e em diversos modelos e marcas com o objetivo de atender as particularidades de cada projeto com bastante segurança.

São chamadas também de pantográficas e se encaixam muito bem quando existe a necessidade de menor elevação, porém, um espaço de trabalho mais amplo no deck.

Funciona muito bem na hora de substituir os andaimes clássicos por conta da agilidade e consegue atuar com um número maior de ferramentas pela boa quantidade de espaço disponível. Além disso, o equipamento proporciona estabilidade ao profissional durante o uso.

Modos de alimentação

Na prática, existem dois tipos de alimentação para as plataformas tesoura disponíveis no mercado. Podem ser de acionamento elétrico ou por combustão. Os modelos elétricos são mais indicados em projetos em terrenos regulares, como as manutenções, instalações e serviços de pinturas em todos os tipos de ambientes fechados, por não emitirem gases nocivos.

Já a versão de combustão, costuma ser melhor aplicada em ambientes externos e em terrenos com elevações de até 30º.

Idealmente, esse equipamento não deve ser operado em terrenos acidentados, ou de superfícies arenosas ou que possam ceder com seu peso. O melhor caminho é priorizar o uso da plataforma elevatória tesoura em obras que estejam ainda no estágio inicial ou intermediárias, com exigências de máquinas mais robustas, como as plataformas articuladas, para que o projeto aconteça conforme o esperado em cada uma das etapas.

Qual o papel da plataforma tesoura no dia a dia?

A plataforma elevatória tesoura é um equipamento que consegue ser ao mesmo tempo robusto, compacto e simples no funcionamento. Outro ponto que faz a diferença no momento de escolhê-la para um trabalho é a variedade de desempenho que mostra extrema eficiência em variados cenários, como canteiro de obras, terrenos acidentados e construções no geral.

Por não precisar de montagem e desmontagem, esse tipo de plataforma ganha muito em produtividade na operação. Tudo isso com alta capacidade de carga. Por exemplo, uma plataforma elevatória tesoura de 12 metros consegue levantar até 454 kg com extrema qualidade e segurança. A flexibilidade operacional também chama bastante atenção.

Existe alta disponibilidade de espaço para a realização do trabalho. O deck tem uma plataforma tesoura tem 2.8 m² em comparação com uma plataforma articulada de mesmo alcance que oferece apenas 1.1 m² de área. Alguns modelos de plataforma tesoura foram estrategicamente desenvolvidos para passarem por espaços estreitos e difíceis, como portas e corredores.

Ser um veículo motorizado conta pontos a favor do equipamento por fazer com que a locomoção aconteça de maneira muito prática. Ou seja, sem uma plataforma tesoura, sua obra levaria bem mais tempo para ficar pronta pela dificuldade de, por exemplo, montar e desmontar andaimes a cada movimentação necessária.

Quais são os cuidados necessários com a plataforma tesoura?

Mesmo com tantos benefícios, o uso da plataforma tesoura exige uma série de cuidados para manter a segurança dos colaboradores e a produtividade no local do trabalho. Por conta do porte do equipamento, existem medidas exigidas por lei que devem ser válidas e fiscalizadas constantemente pelos gestores do projeto.

Atenção com o solo

O solo deve favorecer a movimentação do maquinário. Por isso, tenha atenção especial se na área da obra existem buracos ou desnivelamento no chão. Caso a área seja de terra sem oferecer garantias de firmeza ao equipamento, o melhor caminho é solucionar primeiro esta questão para somente depois utilizar a plataforma tesoura.

Tipo de material

É muito importante avaliar estrategicamente qual tipo de material vai subir com o operador na plataforma. Os sólidos costumam apresentar menos chances de causar algum tipo de problema no topo da máquina. Ao contrário dos líquidos, que exigem um planejamento detalhado, ou até mesmo são manuseados no topo do com bastante cuidado.

Equipamentos de proteção

Os equipamentos de proteção pessoal (EPIs) fazem parte das normas regulatórias de segurança e jamais devem ser negligenciados durante o trabalho. Eles garantem a integridade física dos colaboradores e de todas as outras pessoas envolvidas nos arredores da plataforma.

Existe uma extensa lista de exigência, mas os principais são capacete de segurança, óculos de proteção, colete sinalizador, luvas de segurança, máscaras e respiradores.

Testes operacionais dos comandos

Antes de iniciar as atividades com uma plataforma tesoura é essencial realizar testes operacionais em solo dos comandos para garantir que tudo funcione bem. Além disso, esse procedimento é um diferencial na hora de auxiliar a familiarização do operador com o equipamento. Caso aconteça qualquer tipo de problema com qualquer um dos comandos, a orientação é sempre aguardar a resolução antes de utilizar o equipamento.

Outra dica muito valiosa no direcionamento do trabalho dos operadores é manter o manual de operação na base da plataforma acoplado em um porta-manual. Assim, fica mais simples realizar todos os procedimentos recomendados pelos fabricantes e se surgir alguma dúvida em relação aos comandos, a consulta pode ser determinante para preservar a segurança.

Vale destacar também a necessidade de manter sempre limpo o ponto em que acontecem a movimentação das tesouras ou do encaixe do braço. Dessa forma, os comandos de descer ou subir o equipamento podem ser feitos sem obstruções.

A plataforma tesoura é um diferencial e tanto na otimização do trabalho, mas exige alguns cuidados. O melhor caminho está em encontrar o melhor custo-benefício em ter o equipamento em seu projeto.

Para isso, contar com a possibilidade de locação com uma empresa especialista no assunto e experiente no mercado costuma ser muito vantajoso. Assim, fica muito mais simples ter suporte completo em caso de necessidade de manutenção, máquinas modernas e redução de custos.

Gostou das informações do artigo? Então entre em contato com a Armac agora mesmo e conheça nossos modelos de plataforma disponíveis!

Gerar oportunidades e desenvolvimento para um mundo cada vez mais produtivo e sustentável