Agricultura regenerativa: entenda o que é e como funciona

Tempo de leitura: 7 min
  • Agronegócio

A agricultura é uma área da economia que está entrando em uma era de transformação digital com o intuito de alimentar a população que está em rápido crescimento, sem esgotar os recursos naturais. O uso inadequado realizado ao longo dos anos afetou o solo do planeta, a sua biodiversidade e causou mudanças climáticas significativas.

As práticas extrativistas são vistas como não sustentáveis e precisam ser eliminadas rapidamente para proteger a vida na Terra. Chegou o momento de começar a transformar as práticas agrícolas, entre as quais estão a agricultura regenerativa que combina com a sustentabilidade. As suas técnicas se concentram na regeneração do solo e dos ecossistemas que estão em risco.

Continue a leitura e entenda mais sobre o funcionamento da agricultura regenerativa e quais são seus benefícios!


Aluguel de máquinas para o agronegócio!

Máquinas para plantio, colheita e transporte


Saiba o que é e como funciona a agricultura regenerativa

Agricultura regenerativa é um método ou sistema de produção de alimentos aplicado para gerar resultados que protegem o clima, restauram a saúde do solo, preservam os recursos hídricos e mantêm a biodiversidade em segurança. Além disso, as suas práticas aumentam a produtividade e os lucros do agronegócio. Trata-se de um conjunto de técnicas baseadas em tecnologias inovadoras.

As soluções tecnológicas ajudam a superar os desafios causados ​​pelas alterações climáticas e ajudam a proteger os ecossistemas. Portanto, a agricultura regenerativa é uma prática que surgiu por meio da evolução dos métodos convencionais. Ela reduz o uso de insumos como a água, evita o desmatamento e a degradação da terra.

Sendo assim, a agricultura regenerativa se preocupa com as condições climáticas e tem como objetivo produzir alimentos nutritivos em quantidades suficientes para o mundo inteiro. A prática ajuda a diminuir a emissão dos gastes de efeito estufa e a sequestrar o carbono, melhora os habitats naturais, restaura as espécies ameaçadas de extinção e aprimora os meios de subsistência dos agricultores. 

Quais os benefícios da agricultura regenerativa?

Existem muitas vantagens de praticar a agricultura regenerativa. Uma das principais é a manutenção da vida e da natureza para as futuras gerações. As técnicas regenerativas têm o potencial de transformar as atividades agrícolas que são uma fonte de gases de efeito estufa em uma forma de diminuir as emissões do carbono. 

Produção agrícola de alimentos saudáveis

As práticas da agricultura regenerativa capturam o carbono para beneficiar os produtores rurais em vez de liberá-lo. Elas produzem mais comida que trazem saúde para as pessoas e não as deixam doentes, bem como constroem um solo cheio de vida sem esgotar as propriedades naturais desse recurso vital. As metodologias mudam a mentalidade e apontam para um caminho mais promissor.  

Aumento da produtividade

A agricultura regenerativa funciona de forma simples. Os agricultores utilizam técnicas que estimulam os sistemas minerais naturais e organismos biológicos. Consequentemente, o resultado é um solo mais produtivo e rico, e ambientes nos quais as plantações, pessoas, animais da propriedade rural podem prosperar juntamente sem agredir a natureza.

Retenção de carbono no solo

Os solos podem consumir o carbono e reter esse componente mais do que toda a vegetação existente a nível global. Os métodos da agricultura regenerativa maximizam a entrada dessa substância na superfície da terra, por meio do cultivo de culturas de cobertura, combinação de práticas que diminuem as perdas de nutrientes e o plantio direto.

Reverter a desertificação

Com a agricultura regenerativa, será possível transformar propriedades rurais em verdadeiros sumidouros de carbono. Os novos métodos podem reverter a desertificação de várias áreas e ajudar conversão das terras que hoje são improdutivas para fortalecer o sistema alimentar da sociedade global. Desse modo, as práticas podem eliminar várias pragas que migram de um território para o outro trazendo desafios.

Qualidade dos alimentos 

Essa nova maneira de trabalhar com a agricultura pode melhorar a quantidade e a qualidade dos alimentos colhidos todos os anos. As práticas regenerativas auxiliam na construção de matéria orgânica do solo para obter mais rendimentos. Elas acumulam microrganismos no solo que aumentam a retenção de água e os nutrientes para enfrentar longos períodos de seca.

Restauração da biodiversidade

A agricultura regenerativa vai ajudar a restaurar a biodiversidade perdida, pois ela transforma os agricultores em protetores do ecossistema. As práticas inovadoras são focadas na saúde do solo e na nutrição da biodiversidade acima e abaixo da superfície da terra. Elas limitam as perturbações contra os recursos naturais e estimulam a rotação de culturas.

Abaixo do solo há uma enorme gama de bactérias, fungos, insetos, minhocas e animais que formam uma teia subterrânea. A agricultura regenerativa mantém essa biodiversidade intacta e nutre os micróbios da terra. Na área acima da superfície, são criados habitats para animais selvagens que beneficiam os cultivos de grãos, com o plantio de árvores e preservação dos arbustos. 

Conheça as principais práticas para a agricultura regenerativa

Para praticar a agricultura regenerativa, é necessário manter o solo e reduzir o seu preparo, visto que o arado libera o carbono, causa erosão e escoamento de água. Assim, é fundamental manter os microrganismos que realmente constroem os nutrientes para as plantas.

Diversificação

Diversificar o que é cultivado é crucial, visto que cada cultura fornece e busca nutrientes distintos para sustentar as diferentes formas de vida em cima e debaixo do solo. Não é indicado cultivar repetidamente uma única cultura na terra por questão de eficiência. Esse tipo de atividade esgota a vida que há na superfície terrestre.

Fertilizantes naturais

A adição de determinadas espécies de animais à rotação de cultura é uma forma de criar fertilizantes naturais que estimulam a vida no solo. A agricultura regenerativa inclui espalhar esterco, urina, saliva e até a presença de animais para ampliar a fertilidade das áreas de plantio. Isso é importante para aumentar a vida microbiana, espalhar sementes e capturar carbono. 

Recomposição dos ambientes naturais

Uma parte crucial para a prática da agricultura regenerativa é separar as grandes áreas de terra que não são usadas para o plantio e oferecer um habitat diversificado para a vida silvestre. Um método bastante aplicado é a criação de corredores entre os espaços cultivados para que as sementes, peixes, aves e insetos consigam transitar naturalmente. 

Enfim, agora você já sabe o que é e como funciona a agricultura regenerativa! Essa abordagem visa a criação de uma ótima estrutura do solo para aumentar os rendimentos do agronegócio de maneira sustentável. Ela inclui a adição de compostos biológicos ricos dotados de capacidade de reiniciar a vida abaixo da superfície da terra para manter as plantas saudáveis. 

Achou interessante? Então prossiga com o seu aprendizado aprendendo um pouco mais sobre 5 tecnologias usadas no plantio mecanizado!

Gerar oportunidades e desenvolvimento para um mundo cada vez mais produtivo e sustentável