Pulverização agrícola: o que é e como otimizá-la?

Tempo de leitura: 7 min
  • Agronegócio

A pulverização agrícola é uma técnica utilizada na agricultura para aplicar produtos químicos protetivos, como herbicidas, pesticidas, fungicidas e fertilizantes líquidos, sobre as plantas cultivadas e o solo. O processo é realizado por meio de equipamentos agrícolas, como pulverizadores acoplados em tratores, aviões agrícolas, drones, entre outros.

Além de controlar pragas e doenças prejudiciais às plantas, a pulverização ajuda a levar os nutrientes necessários para o crescimento delas. No entanto, para que traga todos os resultados positivos, é importante ter um planejamento adequado para otimizar cada detalhe, evitar custos desnecessários e a exposição excessiva aos produtos químicos.

Quer saber mais? Neste artigo vamos explicar um pouco mais sobre o processo e como otimizá-la. Acompanhe!


Aluguel de máquinas para o agronegócio!

Máquinas para plantio, colheita e transporte


Quando realizar a pulverização agrícola?

Essa técnica deve ser adotada em momentos específicos, a depender do tipo e objetivo da lavoura. Geralmente, é efetuada com produtos químicos e exigida quando há a presença de pragas ou doenças nas plantas, ou quando for necessário proporcionar nutrientes para as culturas.

Para determinar o momento ideal de administração dos produtos, é importante considerar fatores como:

  • a fase de desenvolvimento das plantas;
  • a condição climática;
  • tipo do solo;
  • sazonalidade;
  • a intensidade da infestação de pragas ou doenças.

Vale ressaltar ainda que é essencial seguir as instruções do fabricante do produto, bem como as recomendações técnicas de profissionais agrícolas qualificados e leis vigentes.

Intervalos específicos

Todo o planejamento relacionado à pulverização deve respeitar o calendário de segurança indicado no rótulo do produto, que especifica o tempo mínimo para que a substância química se dissipe ou seja absorvida pelas plantas antes da colheita ou consumo humano ou animal.

É indispensável que aconteça uma rotina criteriosa e responsável, levando em consideração diversos fatores e seguindo as recomendações técnicas para garantir a eficácia do tratamento e minimizar os impactos ambientais e na saúde humana.

Confira os equipamentos necessários

Existem diversos aparelhos úteis nesse processo. A escolha correta depende, no entanto, do tipo de aplicação e do tamanho da área a ser tratada. Veja algumas das principais máquinas para isso.

Pulverizadores acoplados em tratores

São equipamentos acoplados a tratores agrícolas, que permitem o emprego de fertilizantes por meio de um sistema de pulverização. Esse tipo de pulverizador está presente sobretudo em áreas de cultivo em larga escala.

Aviões agrícolas

Já as aeronaves costumam ser projetadas para o uso em grandes áreas, como plantações extensas e florestas. Os aviões agrícolas vêm equipados com tanques e um sistema de pulverização capaz de administrar uniformemente as substâncias sobre a superfície.

Pulverizadores costais

Trata-se de equipamentos portáteis que possibilitam a pulverização manual em espaços menores ou de difícil acesso. Este tipo é muito utilizado em pomares, hortas e jardins.

Drones

Tais equipamentos tecnológicos viabilizam a inserção precisa dos produtos químicos em locais de difícil acesso ou em culturas de precisão. Os drones contam com tanques e um sistema de pulverização controlado por GPS.

Além dessas máquinas, há ainda pulverizadores de barra, pulverizadores motorizados, entre outros.

Confira dicas para facilitar a pulverização agrícola

Esta é uma técnica importante para assegurar a qualidade das plantações, mas é preciso tomar cuidados para evitar perdas, garantir diferenciais competitivos no mercado e agilizar as etapas. Veja boas práticas para realizar a pulverização agrícola.

Planejamento

É imprescindível planejar a aplicação dos produtos químicos com antecedência, levando em conta:

  • o tipo de cultura;
  • a infestação de pragas ou doenças;
  • as condições climáticas;
  • o equipamento a ser utilizado.

Equipamentos

Empregue itens de qualidade, bem conservados e regulados adequadamente. É indispensável seguir as recomendações do fabricante e as normas de segurança para evitar acidentes e a contaminação do meio ambiente com foco na sustentabilidade.

Produtos químicos

Selecione apenas produtos registrados e autorizados para uso agrícola. Siga as instruções do rótulo e utilize a dose recomendada pelo fabricante.

Intervalo de segurança

Respeite o intervalo de segurança indicado no rótulo. Este é o período mínimo para que a substância se dissipe ou seja absorvida pelas plantas antes da colheita ou consumo humano ou animal.

Monitoramento

Faça um monitoramento constante das plantas e da área tratada, observando a eficácia do tratamento e os possíveis efeitos negativos no meio ambiente.

Descarte correto

Descarte os produtos químicos e as embalagens de forma adequada, seguindo as normas estabelecidas pelos órgãos ambientais.

Capacitação

Capacite os trabalhadores envolvidos na pulverização agrícola sobre as boas práticas de segurança e uso adequado dos equipamentos e produtos químicos.

Técnicas de pulverização

Cada técnica de pulverização agrícola tem suas vantagens e desvantagens. Por isso, é muito importante relevar os pontos fortes e fracos dessas opções para identificar a que mais se encaixa no seu planejamento e fazer tudo de maneira exata. Veja a seguir!

Pulverização aérea

Aqui, um avião ou helicóptero é implementado para administrar os produtos químicos sobre as culturas. Isso é especialmente útil em áreas de grande extensão ou de difícil acesso.

A pulverização aérea promove uma cobertura rápida e eficiente, mas requer uma avaliação cuidadosa das condições meteorológicas, a fim de evitar a deriva de produtos químicos para lugares que não são o alvo.

Pulverização terrestre

Tal técnica é realizada por meio de tratores equipados com pulverizadores. Existem diferentes tipos de pulverizadores terrestres, como os de barra — em que os bicos pulverizadores estão presos a uma barra arrastada pelo trator; e os de pistola — em que os bicos são direcionados manualmente para inserir as substâncias químicas.

A pulverização terrestre é amplamente usada sobre culturas de menor escala e consegue proporcionar uma administração mais precisa, com ajustes de altura e largura da barra pulverizadora.

Pulverização de precisão

Essa técnica envolve tecnologias avançadas, como sistemas de GPS e sensores, para introduzir os produtos químicos com exatidão, apenas nas áreas necessárias.

A pulverização de precisão ajuda a reduzir o desperdício desses produtos e minimiza o impacto ambiental. Além disso, possibilita introduzir diversas substâncias em diferentes áreas da mesma lavoura, de acordo com as demandas específicas das plantas.

Pulverização eletrostática

Neste caso, a carga eletrostática é empregada nas gotas pulverizadas, o que resulta em uma melhor aderência e cobertura das plantas. A eletricidade estática faz com que as gotas sejam atraídas para as folhas e outras partes da cultura, aumentando a eficiência da pulverização. Isso reduz a quantidade de produto químico gasto e diminui o risco de deriva.

Pulverização de neblina

Envolve a utilização de pulverizadores que produzem gotas muito finas, formando uma neblina suspensa no ar. Tais gotas têm uma alta taxa de suspensão e permanecem no ar por mais tempo, promovendo uma melhor dispersão dos produtos químicos.

Esta pulverização é frequentemente administrada em estufas e culturas com folhagem densa, em que é importante atingir áreas difíceis de alcançar.

A pulverização agrícola é essencial para controlar pragas e doenças nas plantações, efetivando a produtividade e a qualidade dos produtos agrícolas. Porém, é preciso apostar em um método bem planejado, que realmente faça sentido conforme as necessidades da sua plantação, a fim de garantir uma boa frequência das atividades satisfatórias a longo prazo.

Gostou das informações do artigo? Então leia também sobre a automação agrícola e todos os benefícios relacionados.

Gerar oportunidades e desenvolvimento para um mundo cada vez mais produtivo e sustentável