A importância da manutenção de estradas vicinais

  • Engenharia

Em nosso país, a malha viária tem grande importância para o desenvolvimento do país. E, por conta disso, a boa manutenção das estradas e vias do Brasil faz toda diferença no preço que pagamos nas mercadorias. Igualmente importante é o estado de conservação e manutenção das estradas vicinais.

Essas vias, apesar de parecerem ter um papel secundário, são essenciais à economia do país. Assim como na hora de assegurar o acesso a diversas áreas.

No presente texto, vamos definir o conceito de estradas vicinais. Assim como falar sobre a importância de sua manutenção e o tipo de maquinário utilizado no processo. Quer saber um pouco mais sobre esse assunto? Continue a leitura para saber mais!


Motoniveladoras para Locação – Alugue Hoje

Solução na construção, mineração e agronegócio


O que são as estradas vicinais?

Estradas vicinais é um nome que define as vias que não possuem revestimento asfáltico.

Ou seja, sua superfície é revestida com material natural ou terra. Na grande maioria das vezes, podemos ver essas estradas fazendo a ligação da zona rural de uma cidade aos grandes centros.

Seja uma rodovia ou estrada, normalmente referidas como estradas vicinais, normalmente tem essa função de interligar locais.

Qual é a importância da manutenção das estradas vicinais?

O desenvolvimento nacional beneficia-se grandemente do uso de vias terrestres. Tanto em transporte de passageiros como em cargas. Além disso, aspectos econômicos estão intrinsecamente interligados à nossa capacidade de deslocar mercadorias através de nossas rodovias.

Um dos maiores desafios para que o nosso país tenha um desenvolvimento satisfatório na área econômica é exatamente a manutenção das estradas vicinais. O transporte viário é intrinsecamente afetado pela infraestrutura das estradas. Ou, normalmente, pela falta desta. Além disso, vale ressaltar que, até o momento, cerca de apenas 15% das vias de todo o Brasil são pavimentadas.

A distribuição de cargas, assim como o transporte de passageiros precisa de condições satisfatórias para assegurar conforto e segurança ao mesmo tempo.

Nesse aspecto, a importância de as estradas vicinais estarem com a manutenção em dia é total. Estradas vicinais com boa conservação e em bom estado contribuem para o transporte adequado de pessoas e mercadorias, e também para boas condições de vida das famílias que moram nessas regiões e precisam se transportar.

Economia: o momento pós-colheita

O estado de conservação de nossas vias tem influência de forma direta em diversas etapas de nossa economia. Desde a qualidade de produtos até no custo final do serviço.

Um ramo no qual isso fica óbvio é no agronegócio. Uma das maiores áreas, em termos de lucratividade, do Brasil, depende de boas estradas para lucrar bem. Por exemplo, o cliente pagaria o mesmo valor que paga em uma fruta bonita, em boas condições, por uma fruta toda machucada e amassada? Por isso, uma via em boas condições ajuda na manutenção do agronegócio.

Exatamente por isso, o transporte é uma parte tão essencial para as mercadorias que passam em nossas vias brasileiras todo dia. Por conta da condição viária, o lucro não é tão bom quanto poderia ser, o que prejudica a economia.

Uma estrada com boas condições de manutenção auxilia não só nesse aspecto, mas na melhoria das condições de vida da população. Em especial, a população agrícola que produz em sua propriedade. Os produtores, que dependem da distribuição de seu produto para seu sustento, se beneficiam das manutenções em estradas vicinais.

Transporte: o acesso às zonas rurais

Para além de aspectos econômicos, que têm a sua devida importância, é necessário lembrar que o Brasil é um país amplo e plural. Isso significa que a manutenção de estradas vicinais serve também para que o acesso às zonas rurais seja facilitado.

Na maioria das vezes, por conta da falta de asfalto, algumas dessas áreas sofrem com a grande quantidade de lama causada pela chuva. Ou até mesmo pela falta de uma estrada de qualidade que proporcione acesso fácil à cidade.

Além de um acesso a essas áreas, as estradas vicinais com manutenções frequentes e bem-feitas asseguram aos moradores acesso facilitado a direitos fundamentais. Por exemplo, o acesso à educação, ao transporte, à saúde, entre outros.

Com quais tipos de máquinas são feitas as manutenções de estradas vicinais?

O trabalho de manutenção é uma parte necessária para conservar as vias em boa condição, assim como de assegurar a utilização satisfatória das estradas vicinais. Veja, abaixo, quais são os tipos de máquinas necessárias para isso.

Motoniveladora

Esse tipo de máquina, que também pode ser chamada de patrol, faz a preparação e nivelamento do solo. Ou seja, para eliminar as depressões das estradas, a motoniveladora é essencial.

Ademais, há a possibilidade de fazer superfícies inclinadas com essa ferramenta. Qualquer tipo de terraplenagem de terrenos pode ser realizado com a motoniveladora.

Retroescavadeira

A retroescavadeira, como o próprio nome sugere, é uma máquina de escavação potente. A profundidade com a qual esse tipo de equipamento atinge é grande, além de ter uma rapidez impressionante.

Além disso, é possível fazer a remoção de resíduos e entulhos. Devido à sua hidráulica, a retroescavadeira se apresenta como uma ferramenta muito versátil em obras de manutenção.

Rolo compactador

Um aliado da terraplenagem e nivelamento de superfícies, o rolo compactador faz a compactação de solo em estradas vicinais, através da compressão do solo e terra.

Não importa qual seja o tipo de solo, a máquina realiza a sua compactação e faz com que o trânsito fique mais fácil e flua melhor. Melhorando, deste modo, as estradas de uma forma geral.

Além desses equipamentos, outros auxiliares também podem ser utilizados. Alguns exemplos são os caminhões basculantes para carregar materiais, e as pás-carregadeiras para retirada de insumos. Isso tudo a depender do estado inicial da estrada.

A manutenção das estradas vicinais possibilita não apenas o acesso à zona rural, mas também o bom funcionamento do sistema viário brasileiro. A perfeita sincronia da malha viária faz com que nosso país possa ir para frente, não apenas em termos econômicos.

Gostou de saber um pouco mais sobre as estradas vicinais? Esperamos que tenha sido útil. Caso você precise realizar a locação de equipamentos pesados para todos os segmentos, entre em contato com a Armac Locação. Oferecemos tecnologia de ponta e confiabilidade para que você realize os seus projetos da melhor forma!

Gerar oportunidades e desenvolvimento para um mundo cada vez mais produtivo e sustentável