5 ações para manter a eficiência de máquinas pesadas

  • Gestão

A eficiência de máquinas é uma preocupação de todo gestor de projetos. Isso porque elas desempenham um papel fundamental na indústria, atendendo desde a construção civil, mineração e agronegócio, até usinas e logística complexa.

Portanto, para que essas máquinas sempre operem com eficiência e de maneira confiável, é importante que algumas ações práticas sejam exploradas.

Neste artigo, discutiremos 5 ações importantes para auxiliar na previsibilidade e manutenção da sua produtividade operacional, reduzindo o tempo de conclusão dos projetos e prolongando a vida útil dos equipamentos. Acompanhe!


Locação de Equipamentos – Alugue Online

O equipamento ideal para o seu projeto aqui


O que é a eficiência de uma máquina e como se calcula?

Trata-se da medida de quão bem o equipamento converte suas características operacionais em trabalho útil. Em outras palavras, é o produto dos fatores de disponibilidade, performance e qualidade — mais orientado pela sigla OEE Overall Equipment Effectiveness (Eficiência Global do Equipamento). A eficiência é então expressada em forma percentual ou decimal.

Assim, aplicando o cálculo, determina-se o quanto do percentual planejado foi de fato utilizado para uma produção eficiente.

A fórmula para calcular é a seguinte:

  • Disponibilidade = tempo de trabalho da máquina / tempo total planejado
  • Performance = resultado produzido / resultado que deveria ter sido produzido
  • Qualidade = total de produção aceitável / total de produção entregue

Quanto maior a eficiência de uma máquina pesada, menor será a percepção de ociosidade. Portanto, mais econômica e sustentável será sua operação.

Caso queira se aprofundar nos cálculos e conferir exemplos práticos, confira nosso blog sobre OEE, TEEP e OOE.

Como manter a eficiência da máquina?

Aqui estão algumas dicas que podem ajudar a manter a eficiência da máquina e prolongar a vida útil dela. Seus indicadores podem ser fundamentados pelo estado inicial da máquina e serem revisado a cada ciclo operacional. Entenda:

1. Realize manutenções regulares

Devido a sua constante exposição a condições adversas de trabalho e clima, que podem prejudicar a máquina ao longo do tempo. A manutenção preventiva regular é essencial para identificar possíveis problemas, reduzir tempo de inatividade e garantir seu correto funcionamento.

2. Empregue peças de qualidade

O uso de componentes de qualidade e originais deve ser prioritário. Afinal, esse é um ponto que, muitas vezes, define a operacionalidade da máquina. Peças de qualidade inferior podem causar problemas, afetando seu desempenho e eficiência.

3. Faça uso adequado da máquina

O emprego correto da máquina pode reduzir o desgaste e o consumo necessário de energia. Siga as recomendações do fabricante em relação à operação, segurança e capacidade da máquina para identificar possíveis problemas de eficiência.

4. Mantenha a máquina limpa

Poeira, sujeira e outros resíduos podem se acumular na máquina e afetar sua eficiência. Crie rotinas de limpeza das máquinas, priorizando os filtros de óleo e ar. A periodicidade serve para evitar a perda de eficiência.

É também válido que fluidos sejam verificados na mesma regularidade, em especial os níveis de combustível e líquido de arrefecimento.

5. Treine os operadores

Todo colaborador que opere uma máquina ou equipamento pesado, precisa dominar as boas práticas de operação e segurança, incluindo como lidar com as máquinas em condições extremas, como realizar inspeções básicas antes de começar a trabalhar, etc.

Por que contar com o aluguel de máquinas da Armac?

O aluguel de máquinas da Armac ajuda nossos parceiros a melhorar a eficiência de suas operações em diversas frentes da indústria. Ao optar pela locação você acessa benefícios como:

Variedade e máquinas mais modernas

Contamos com um vasto e diversificado portfólio a disposição dos clientes. Assim, é possível que atendamos diferentes necessidades operacionais.

Além disso, nossa frota é a mais moderna do mercado. Trabalhamos com máquinas de até dois anos. Isso significa acesso a modelos com tecnologia mais avançada e padrões de consumo de energia e combustível menores.

Redução de custos

O aluguel pode ser uma opção mais econômica que a compra de uma nova, especialmente se o item for necessário apenas para um projeto específico ou durante um curto período de tempo.

Junto disso, os clientes não precisam se preocupar com os custos de manutenção e ociosidade, o que pode resultar em economias significativas.

Flexibilidade

O aluguel de máquinas na Armac permite que a sua empresa escolha o tipo de máquina e período de tempo mais adequado para cada projeto. Além de oferecer a opção de implementos.

Em caso de operações de longo prazo, conseguimos flexibilizar ainda mais as condições de contrato e especificações de preparo das máquinas.

Redução do tempo de inatividade

Se uma máquina própria apresentar problemas ou precisar de manutenção, pode levar dias ou até semanas para ser consertada. Com o aluguel de máquinas na Armac, substituímos rapidamente o modelo defeituoso, isso evita a interrupção de projetos e minimiza o tempo de inatividade.

Em resumo, mensurar e priorizar a eficiência de máquinas pesadas é algo de alta importância para a indústria e o aluguel dessas máquinas pode ser a melhor opção para um investimento inteligente.

Entre em contato e conheça as soluções do nosso portfólio!

Gerar oportunidades e desenvolvimento para um mundo cada vez mais produtivo e sustentável