Quando renovar a frota? Explicamos aqui!

Tempo de leitura: 4 min
  • Gestão

Renovar a frota é um dos processos de maior custo numa empresa que possui ativos próprios. Essa é a hora em que gestores devem decidir quais equipamentos atingiram sua vida útil e precisam ser trocados por modelos mais novos.

Por isso, há uma alta necessidade de se negociar com previsibilidade. Só assim é possível encontrar alternativas com um bom custo-benefício, sem comprometer a produtividade do negócio. Ou seja, é crucial para não comprometer o seu orçamento.

Com a Armac como parceira você não precisa se preocupar na troca ou retirada de circulação de suas máquinas e equipamentos pesados. Aqui, disponibilizamos sempre a frota mais atual do mercado para nossos clientes, com até dois anos de fabricação.

Mas se você ainda está em busca de dicas a respeito da gestão e renovação de frotas, como medida provisória da saúde do seu negócio, continue a leitura e acompanhe nossas dicas!


Locação de Equipamentos – Alugue Online

O equipamento ideal para o seu projeto aqui


Por que renovar a frota é importante?

Uma empresa de sucesso deve ter uma infraestrutura que seja moderna e alinhada com as suas demandas. Isso cria uma base operacional em que os times conseguem executar um trabalho de qualidade, com bons padrões de segurança e produtividade. Ou seja, agrega valor aos produtos e serviços da marca.

Nesse sentido, tanto a gestão quanto a renovação de frota traz ganhos como:

  • aumento do nível de tecnologia na cadeia de trabalho;
  • acesso a equipamentos com menor consumo de combustível;
  • melhoria do nível de sustentabilidade da empresa;
  • disponibilização de recursos de segurança modernos para os funcionários;
  • competitividade operacional;
  • implementação de veículos mais confortáveis, criando um ambiente de trabalho com mais qualidade.

Quando renovar a frota?

Existem alguns fatores que ajudam profissionais a identificar o momento de renovar a sua frota. Eles podem ser guiados conforme o perfil da empresa, orientando gestores a se programarem e a buscarem boas oportunidades. Confira:

  • maquinário antigo, não alinhado com os padrões do mercado ou as demandas da empresa;
  • custo muito alto de manutenção em função de falhas regulares;
  • novas tecnologias para conforto e segurança da equipe que não estão disponíveis para os veículos atuais;
  • projetos de migração para um ambiente mais sustentável, que podem ser otimizados com o uso de maquinário mais eficiente no uso de materiais como combustível e pneus.

Como renovar a frota?

Para iniciar o processo de renovação de frota, alguns cuidados precisam ser tomados pela empresa. Em conjunto, eles reduzirão os riscos de o negócio fechar uma compra de baixo potencial de retorno sobre o investimento. Em outras palavras, levam para uma escolha com menos risco e alto custo-benefício.

São eles:

  • entenda as demandas da empresa, identificando problemas que podem ser resolvidos por equipamentos novos;
  • avalie o orçamento que está disponível para a renovação;
  • conte com o apoio de uma empresa especializada e com credibilidade;
  • considere as metas de médio e longo prazo para a sua marca;
  • avalie os custos de manutenção do novo equipamento.

Uma alternativa à compra direta é a locação de máquinas. Essa estratégia já é comum em vários setores, uma vez que ela facilita o acesso a equipamentos novos sem que se tenha que pagar pelo preço cheio. Em geral, é uma escolha que também traz mais flexibilidade e agilidade, uma vez que o processo de mudança de contrato é ágil.

Em todos os casos, manter a frota moderna deve ser uma prioridade de qualquer empresa. Afinal, isso ajuda a marca a se manter em dia com as normas do seu setor de atuação. Por isso, não deixe de sempre ter uma estratégia de renovação de frota dentro dos seus planos.

Gostou da dica e do conteúdo? Então, compartilhe-o em suas redes sociais!

Gerar oportunidades e desenvolvimento para um mundo cada vez mais produtivo e sustentável