O compartilhamento de equipamentos e a gestão de ativos

  • Gestão
  • Inovação

Existem diferentes fatores que podem comprometer totalmente as operações de uma empresa. A má gestão de ativos é uma delas. Por isso, é essencial que os empreendedores desenvolvam novas estratégias para assegurar os seus resultados e manter a sua competitividade como forma de sobreviver no mercado.

A otimização sobre como os ativos são gerenciados é imprescindível para fortalecer a inovação na empresa e disponibilizar novas oportunidades de potencializar os seus esforços. O compartilhamento de equipamentos, por exemplo, é bastante promissor, traz grandes benefícios para as organizações e garante a elas um diferencial competitivo no mercado.

Continue acompanhando e entenda a importância da gestão de ativos e como a locação de máquinas e equipamentos pode melhorar os seus resultados!


Locação de Equipamentos – Alugue Online

O equipamento ideal para o seu projeto aqui

O que é um ativo?

Um ativo é qualquer objeto físico, como materiais e equipamentos, controlado por uma organização, independentemente de onde ele esteja. Os maquinários, por exemplo, estão incluídos nos ativos destinados à linha produtiva.

Também podemos incluir aqui outros equipamentos, como computadores e todos os itens sobre o poder da empresa. Seja qual for o item, ele deve ser gerido de maneira eficiente, a fim de garantir a qualidade de produção e a otimização de seus benefícios.

O que é a gestão de ativos?

Trata-se da forma como os ativos são controlados. É um conjunto de atividades coordenadas que são dirigidas a extrair o máximo do valor deles. Isso pode ser realizado por meio do equilíbrio dos custos, da análise dos riscos e das oportunidades de aplicação, da performance desejada em relação à esperada, entre outras questões que devem ser levadas em conta para tirar o melhor dos ativos.

Quando fazer a gestão de ativos?

A gestão de ativos deve ser realizada antes mesmo da compra. Isso é feito a partir da estimativa de quais serão os lucros atribuídos por meio desses ativos, do investimento necessário e de quanto tempo durará. Além disso, é preciso estimar todo o ciclo de vida do ativo até o momento de descarte. Inclusive, os meios de descarte também já podem ser considerados. Essa gestão de ativos, quando feita de maneira adequada, também ajuda a seguir as normas técnicas de acordo com os padrões nacionais e internacionais exigidos.

Por onde começar?

Para fazer isso da maneira correta, devem ser inventariados todos os bens já presentes na empresa, considerando todos os dados sobre os itens, como os rendimentos, a produtividade, os custos e os investimentos para manutenção. Por isso, o primeiro passo é analisar o que já se tem à disposição, a fim de que seja ainda mais otimizado, para depois decidir como serão feitos os próximos investimentos. Também é preciso considerar se os próximos equipamentos serão comprados ou locados.

Por que otimizar a sua gestão de ativos?

A gestão de ativos — ou asset management — é uma peça central de uma administração empresarial de sucesso. Por isso, esse processo é visto, cada vez mais, como essencial para assegurar a qualidade dos investimentos em bens materiais que são adquiridos para facilitar o funcionamento das operações da empresa.

Essa gestão é responsável pelo controle de todos os ativos, avaliando o desgaste natural das peças e seu ciclo de vida, utilizando alguns critérios que auxiliam nesse processo — como o registro de valores e as especificações dos materiais. Dessa forma, será possível medir os benefícios, os riscos, os custos de desempenho e outras oportunidades que esses investimentos podem trazer à empresa.

A sua otimização é essencial para mapear oportunidades e riscos, reduzir gastos desnecessários, elevar a produtividade, entre outros ótimos benefícios para os negócios. Nesse contexto, o aluguel de máquinas e equipamentos se torna uma grande oportunidade para que as empresas potencializem os seus investimentos, trabalhem em cima do aumento da disponibilidade e assegurem não só a eficiência, mas também a qualidade de suas operações.

Como a locação de equipamentos pode ajudar?

Ter à sua disposição as soluções mais modernas é uma medida importante para elevar os seus resultados. Por isso, a locação pode ser uma ótima estratégia para quem deseja otimizar a gestão de ativos da empresa e potencializar seus esforços. Isso porque é uma alternativa excelente para reduzir o uso de espaço e diminuir os custos e os riscos de um grande investimento.

A gestão de ativos gera benefícios como a redução de gastos, o acesso a equipamentos mais modernos, a disponibilidade imediata de produtos de qualidade, a maior produtividade e a possibilidade de substituição imediata.

Abaixo, confira esses benefícios com detalhes e saiba o que eles podem trazer para o seu empreendimento.

Redução de gastos

Ter uma boa gestão de custos é um grande desafio para muitos empreendedores. Por isso, encontrar meios e soluções que são capazes de reduzir seus gastos sem comprometer a qualidade e a eficiência dos processos e bens da empresa é fundamental para ter sucesso. O compartilhamento de equipamentos traz um grande benefício às empresas, possibilitando a economia de recursos.

A quantidade necessária de máquinas e equipamentos pode variar de acordo com o porte do empreendimento. Ainda assim, esse tipo de aquisição requer um certo nível de investimento destinado à manutenção, aos reparos e ao armazenamento desses ativos físicos. Portanto, a locação é uma forma eficiente de evitar esses tipos de gastos e potencializar os resultados.

O compartilhamento de equipamentos tem um custo de aquisição muito inferior, além de não ter as mesmas exigências fiscais que os produtos que são comprados têm. A locação também possibilita prever melhor o orçamento e traçar um planejamento financeiro mais otimizado para a empresa.

Equipamentos modernos

É inegável que todo empreendimento almeja as opções mais modernas que existem no mercado. Contar com as principais novidades é essencial para potencializar os seus esforços, elevando a eficiência e o desempenho dos seus processos. Assim, o compartilhamento de equipamentos e máquinas se torna um investimento essencial para as empresas.

Além de reduzir os custos de aquisição, a locação também disponibiliza o que há de mais moderno no mercado. Isso significa que o seu negócio poderá operar normalmente, aproveitando as principais funções que os lançamentos têm para oferecer e pagar apenas pelos dias de uso. Isso otimiza a utilização de maneira estratégica e representa uma forma positiva de fazer a gestão de ativos da empresa.

Disponibilidade imediata

É muito comum fazer a aquisição de um equipamento específico para atender a uma pontualidade e deixar esse investimento de lado pela falta de uso, gerando custos de ociosidade. Além de ser um processo bastante custoso, ele pode comprometer a sua gestão de ativos e todo o andamento dos projetos da empresa.

Pensando nisso, o compartilhamento de equipamentos é a solução ideal para os empreendimentos. Com a locação, é possível contar com diferentes tipos de ferramentas para auxiliar durante a execução dos projetos, o que possibilita encaixar urgências pontuais com mais facilidade no seu orçamento.

Sua disponibilidade imediata é uma característica muito importante para suprir as demandas de acordo com a necessidade das empresas. Além disso, as organizações que disponibilizam esse serviço ficam encarregadas do transporte e da instalação dos equipamentos. Assim, será possível atender às demandas pontuais sem comprometer o seu orçamento e assegurar os melhores resultados para o seu projeto.

Maior produtividade

Como foi mostrado anteriormente, o compartilhamento de equipamentos é uma ótima solução para quem quer ter à sua disposição as melhores novidades sem comprometer o seu orçamento. Esse investimento é importante para elevar a produtividade e otimizar o cronograma.

Com a tecnologia evoluindo constantemente, os equipamentos ganham mais funcionalidades. Dessa forma, é possível reduzir os esforços necessários para executar diferentes tarefas. Contar com alternativas mais modernas é uma maneira eficiente de trazer mais segurança aos seus times e reduzir consideravelmente os acidentes de trabalho.

Substituição imediata, se necessário

A aquisição de equipamentos ou máquinas para a empresa pode até trazer alguns benefícios em curto prazo, no entanto, a vida útil e a frequência de uso são fatores que podem fazer essas vantagens se transformarem em prejuízos com o passar do tempo.

Um gerenciamento de ativos de sucesso deve considerar diversos pontos para evitar problemas de produtividade e no orçamento. Dessa forma, saiba que, com a locação de equipamentos, as empresas podem ter produtos novos e eficientes, além de se livrar de algumas preocupações, como as manutenções e os reparos.

Assim, caso surja algum problema durante o seu uso, basta entrar em contato com a empresa fornecedora — muitas vezes, isso pode ocorrer por meio de um software de gestão operacional — e solicitar uma substituição imediata do equipamento.

Ociosidade da operação

Lembre-se de que levar um equipamento para o conserto demanda um determinado período para que ele seja consertado e devolvido. Por isso, a substituição imediata é uma opção superior para as empresas. Afinal, esse processo é feito de forma prática e rápida, algumas vezes em tempo real, facilitando a disponibilização do produto e evitando comprometer o cronograma já planejado.

Como vimos neste texto, com a gestão de ativos, é possível fazer um controle muito mais eficaz de produtos como máquinas e equipamentos que pertencem à empresa. Isso é feito por meio da previsão dos custos de compra e de manutenção, da previsão de produtividade ideal, entre outras funções.

A gestão de ativos pode ser feita antes mesmo de realizar a compra. Inclusive, esse é o momento ideal para já ter tudo calculado. Lembre-se também de que a locação de equipamentos pode impactar positivamente a qualidade da gestão de ativos, pois é capaz de reduzir riscos, maximizar seus recursos e trazer mais segurança aos seus projetos.

Então, gostou do conteúdo? Aproveite a visita para seguir nossas páginas nas redes sociais, como Instagram, LinkedIn, YouTube e Facebook. Dessa forma, você pode acompanhar novidades e outros posts interessantes!