Material rodante: 3 principais causas de desgaste

Tempo de leitura: 4 min
  • Manutenção

Material rodante é um conceito que inclui vários tipos de componentes que fazem parte das máquinas pesadas e esteiras. Ao adquirir equipamentos novos, você pode se certificar de estar comprando maquinários resistentes e duráveis. Já no caso de equipamentos usados, essas peças rodantes podem ser compradas separadamente para um reparo, por exemplo.

No entanto, ambas aquisições custam caro e podem ser evitadas com alguns cuidados simples durante a busca ou a operação dos equipamentos. Afinal, algumas ações realizadas pelo operador podem danificar as peças.

Por isso, optar pela locação da máquina ou a manutenção preventiva dos componentes são maneiras mais garantidas de manter a produtividade do material rodante e evitar a ociosidade da máquina.

Ficou interessado? Então continue a leitura e entenda melhor o papel do material rodante e como contornar suas 3 principais causas de desgaste!

O que é o material rodante e quais os seus componentes?

O material rodante são as peças de equipamentos que geralmente são montados sobre as esteiras dos equipamentos de linha amarela, sendo responsáveis pela mobilidade das máquinas, bem como pelo seu correto desempenho no solo.

Esses componentes são simples e pequenos, porém, atuando em conjunto conseguem suportar o peso das cargas. Veja a seguir alguns deles:

  • rodas dentadas;
  • elos;
  • buchas;
  • pinos,
  • roletes;
  • estruturas;
  • rodas dentadas.

Esses materiais estão presentes em máquinas pesadas, como bate-estacas, escavadeiras, tratores, fresadoras, guindastes, pavimentadoras, valetadeiras, entre outros.

Eles suportam e impulsionam os equipamentos e interagem de maneira que geram as condições perfeitas para a sua operação. Sendo assim, fazem parte de um sistema complexo que exige manutenção periódica de seus usuários.  

Confira 3 das principais causas de desgaste do material rodante

Os materiais rodantes sofrem desgastes por estarem sujeitos à ação de agentes externos e ao transporte de cargas pesadas durante o seu uso. Se esses componentes tiverem performance reduzida, diminuem a eficiência dos maquinários e podem danificar outras peças.

Observe abaixo as principais dicas para evitar esses riscos e diminuir despesas com reparos! 

1. Aceleração

É importante prestar atenção na aceleração, pois embora trabalhar com mais velocidade traga vantagens, esse hábito vai desgastar o material rodante. Por este motivo, é preferível manter um curso mais lento ao trabalhar com carga total. Isso ajudará a economizar combustível e a concluir as atividades sem danificar os componentes rodantes.  

2. Troca de marcha

A melhor forma de conduzir uma máquina que tem em sua composição materiais rodantes é sempre para frente. Por exemplo, evite dirigir uma escavadeira com a sua cabine de frente para a roda dentada, que deve ficar atrás. As máquinas avançam nessa posição, mas isso não está certo por que o material rodante estará funcionando ao contrário do que deveria.

A troca de marcha, especialmente para dar a ré no maquinário pesado, é uma ação que vai acelerar o desgaste das rodas motrizes e das buchas. Desse modo, é melhor realizar esse processo apenas se for extremamente necessário e em distâncias curtas. Ao dar esse comando, não acelere de modo excessivo para proteger o chassi e limitar possíveis danos.  

3. Direção

Realize a leitura do manual do fabricante para saber precisamente como deve ser a direção do equipamento. Se as regras forem quebradas, você terá perda de produtividade. Evite realizar mudanças bruscas para as laterais, visto que elas pioram os desgastes dos materiais rodantes. Gire o maquinário gradualmente, principalmente nas curvas para evitar falhas e prejuízos. 

Essas são as 3 principais causas de desgaste que comprometem a vida útil do material rodante. Saiba que a melhor opção é contar com a locação dos equipamentos da Armac. Aqui, disponibilizamos máquinas e equipamentos de excelente qualidade e referência no mercado.

Nossos mecânicos tem especialidade nos mais diferentes modelos de linha amarela. Assim, através de nossas manutenções preventivas, você mantém o total foco na operação.

Gostou do conteúdo? Então clique aqui para conferir nosso portfólio ou aproveite para entrar em contato com a nossa equipe agora mesmo!

Gerar oportunidades e desenvolvimento para um mundo cada vez mais produtivo e sustentável