Como implementar o PCM (Planejamento e Controle de Manutenções)?

Tempo de leitura: 7 min
  • Manutenção

Quando pensamos em estratégias e metodologias efetivas de gestão de manutenção dentro de uma empresa, a técnica de PCM — Planejamento e Controle de Manutenções se destaca. Através desse planejamento, é possível aumentar as certezas sobre a qualidade e vida útil dos equipamentos, além da disponibilidade dos ativos e confiabilidade operacional.

A implementação do PCM cria margem de antecipação aos cenários de urgência e lhe dá mais controle no contexto geral de gestão. Afinal, sabemos o quanto a surpresa pela falta de algum item, ou expiração do prazo de revisão, pode tornar o trabalho da equipe ocioso e contraprodutivo.

Por isso, para discutirmos o assunto mais a fundo, criamos esse artigo. Acompanhe a leitura e descubra mais a respeito do que é o Planejamento e Controle de Manutenções, quais são as suas vantagens e onde o sistema pode ser utilizado.


Locação de Equipamentos – Alugue Online

O equipamento ideal para o seu projeto aqui


O que é PCM?

O PCM trata-se de um conjunto de ações para identificar falhas na produção, melhorar a performance das máquinas e aumentar a produtividade através de um controle de manutenções. Para a execução desse planejamento, são levados em consideração:

  • o estado dos equipamentos;
  • custos envolvidos;
  • possíveis ações preventivas e corretivas;
  • histórico de periodicidade das falhas.

Somado a isso, mensuram-se também informações sobre o tempo de manutenção, o controle de mercadorias e equipe, e necessidades de uso.

As informações coletadas a partir de cada um desses pontos ajudam a elaborar uma estratégia que evite erros, assim antecipando medidas resolutivas. Isso é feito a partir da visualização de quais locais implementar determinados recursos e, consequentemente, resultar na otimização dos processos.

Não é apenas a troca de peças, revisão de estruturas e aumento de revisões. O Planejamento e Controle de Manutenção é uma estratégia ampla e essencial para o negócio. Se há excelência no funcionamento da empresa, o resultado tem ligação direta com um bom PCM. Isto é, a criação, organização e manejo de todas as etapas de manutenção.

Para se ter uma noção, o processo envolve mão de obra de desenhistas projetistas, passando por supervisores, planejadores, programadores, analistas, inspetores, e auxiliares administrativos. Mas os principais dados devem ser coletados e orientados por percepções e testes dos colaboradores da linha de frente. Ou seja, coordenadores, analistas e líderes mecânicos e de manutenção.

Por isso, garantir uma boa comunicação é ponto fundamental para fazer o processo acontecer.

Como funciona de forma prática?

O PCM deve seguir responsabilidades com base em três norteamentos: processos, pessoas e ativos. Dessa forma, ele funciona com excelência. Para isso, é necessário responder a algumas perguntas.

  • Quais as otimizações que podem ser feitas para garantir a manutenção do padrão de qualidade e produção?
  • Como manter os profissionais engajados e motivados para a implementar as responsabilidades do PCM?
  • De que forma o planejamento possibilita o pleno conhecimento dos equipamentos e recursos a serem utilizados?

Com base nisso, o funcionamento do PCM segue estas demandas:

  • definição do conjunto de metas e dados de desempenho de todas as atividades de manutenção;
  • criação de medidas-padrão para executar os trabalhos;
  • detalhamento dos programas de ação;
  • pesquisa e adição de novas tecnologias para garantir a excelência na performance da atividade;
  • gestão dos processos de qualificação técnica dos profissionais;
  • administração e controle da documentação técnica da manutenção;
  • coordenação de um programa de análises e falhas;
  • manejo dos custos de manutenção.

Quais são as suas vantagens?

Uma parte considerável do sucesso de empresas acontece no bom tratamento dos sistemas de gestão. Ao fazer isso, são identificados erros futuros, antecipando, de forma segura e confortável, a resolução de tais desafios.

Objetivamente, as vantagens do PCM entram nessa lógica: redução de falhas de equipamento, programação de manutenções e otimização do desempenho de toda a cadeia de processos. Confira os detalhes logo abaixo.

Segurança

Um dos principais objetivos de toda empresa deve ser a garantia da saúde de seus colaboradores. Para isso, é preciso reverter os números alarmantes de acidentes de trabalho — no Brasil, quase 600 mil em 2021, dados do Observatório de Segurança e Saúde do Trabalho.

Um equipamento sem manutenção aliado à falta de qualificação técnica do profissional pode resultar em um alto índice de acidentes. Para diminuir tais riscos, o PCM aparece como ferramenta fundamental para o estabelecimento de uma cultura de segurança no trabalho.

Redução de custos

O PCM permite a diminuição das taxas de afastamento laboral, aumento da qualidade do desempenho e inteligência na aplicação de recursos em áreas estratégicas. Isso porque, com os dados obtidos pelos relatórios, torna-se mais assertivo destinar melhor os recursos.

Logo, a consequência disso é a redução de custos, pois são evitados o desperdício de materiais e orçamentos com manutenções mais complexas, que podiam ter sido identificadas antecipadamente.

Melhoria de qualidade e produção

Identificar que é mais econômico a compra de uma nova linha de equipamentos do que a continuidade da estrutura atual, responsável pelo aumento triplicado da conta de luz. Isso é um exemplo de descoberta com o PCM. Além disso, a venda ou troca de equipamentos parados também é incluída na estratégia.

Qual lugar o sistema pode ser utilizado?

O PCM pode ser aplicado em, basicamente, dois tipos de manutenção — preventiva e preditiva. Tudo o que uma empresa deseja para um sistema logístico é apenas antecipar a identificação de possíveis problemas. Assim, os dois tipos de manutenção atuam na resolução de pontos mais simples do que a manutenção corretiva, que se trata da reparação mais volumosa. Veja abaixo os detalhes de cada.

Manutenção corretiva

Ao chegar em um cenário que necessita de uma reestruturação, torna-se mais oneroso organizá-lo. Dessa forma, a manutenção corretiva, a mais complexa de ser executada, acontece quando é identificado, tardiamente, a falha em um equipamento. Logo, dois desafios aparecem: o custo de troca ou compra de uma nova máquina, e a pausa na produção, gerando atrasos na cadeia logística.

A manutenção corretiva geralmente não é inserida no PCM. Isso porque o objetivo de um sistema de planejamento é justamente evitar que máquinas quebrem e aconteça a parada na dinâmica laboral da empresa.

Manutenção preventiva

O próprio nome já antecipa: prevenção. Isso significa a garantia do melhor uso dos equipamentos, conservando a ação de sua plena capacidade. Para isso, são feitas análises que possam apontar erros.

Sucede que, ao implementar essa manutenção, há menos ocorrências de danos ao trabalhador. Evita-se também o efeito cascata. Afinal, muitas vezes, apenas um desencaixe pode resultar na quebra futura de uma estrutura maior.

Manutenção preditiva

O PCM atua nesse tipo de cuidado a partir da coleta de dados e inspeções de campo para o sistema operacional dos equipamentos. Dessa forma, é por meio da manutenção preventiva que podem ser analisadas alterações no funcionamento da máquina, realizando ajustes e, logo, mantendo a saúde.

Agora você já sabe o que o PCM é e sua importância. Afinal, ao verificar, cuidadosamente, os processos logísticos, o resultado é mais lucro, bem-estar e elevação no nível de competitividade.

Leia também sobre como calcular e otimizar o tempo médio de reparo.

Gerar oportunidades e desenvolvimento para um mundo cada vez mais produtivo e sustentável