Caminhão comboio: funcionamento, diferenciais e aplicações

  • Máquina

O caminhão comboio é essencial no abastecimento e lubrificação de veículos que estão distantes da sua base. Este modelo apoia à logística da empresa visto que o custo operacional para o deslocamento de maquinários a um ponto fixo de fornecimento torna-se inviável.

Por essa razão, preparamos um conteúdo completo que explicará o que é um caminhão comboio, suas principais características e componentes para que você entenda com detalhes sobre como utilizá-lo, além dos benefícios deste equipamento. E ainda, como contar com a Armac para um excelente suporte logístico. Confira!


Caminhões Comboio – de 6 e 10 mil litros

Comboio para lubrificação e abastecimento


O que é um caminhão comboio?

Um caminhão comboio é um veículo especializado para os serviços de transporte de líquidos inflamáveis e insumos essenciais como lubrificantes e água. Seu papel principal é reduzir o tempo de resposta que um abastecimento, lubrificação ou limpeza tradicional ofereceria.

No entanto, justamente por estar presente na operação, ele deve seguir parâmetros rigorosos de segurança para garantir que o deslocamento destes insumos seja eficaz, sem desperdícios ou riscos. Evitando, assim, situações perigosas como explosões, contaminações, danos ambientais e à saúde dos operadores.

Contudo, para um melhor aproveitamento, é preciso ficar atento sobre suas principais características para que assim, este equipamento possa garantir benefícios como cortes de gastos com manutenção, otimização operacional e mitigação de ociosidade.

Quais suas principais características e componentes?

O comboio pode ser especializado apenas nas demandas para lubrificação e abastecimento, ou até mesmo nas duas funções no mesmo veículo. Ou seja, pode dispor de reservatórios destinados a álcool, querosene, gasolina, graxa, ar comprimido (essencial às calibragens de pneus, radiadores, limpezas de peças e para filtros de ar).

Recentemente, foram introduzidos modelos eletrônicos os quais atendem a resolução Proconve P7 e MAR-I. Com essa implementação, os reservatórios se adequam para diesel S-10 (com teor de enxofre de 10 mg/kg). Afinal, essa substância reage com água tratada e a ureia sendo utilizados com a tecnologia SCR — Selective Catalytic Reduction — para assim, reduzir significativamente o volume de NOx dos motores a diesel.

Em suma, quando um veículo é abastecido pelo caminhão comboio, eles podem contar com a segurança destes componentes nos reservatórios. Além disso, esse veículo eleva a produtividade da empresa por proporcionar operações simultâneas de abastecimento e lubrificação, além de reduzir o desperdício. Para entender melhor, confira detalhes sobre as suas principais características, agora.

Apresenta propulsão de lubrificantes

Essa é uma das características principais do caminhão comboio. A propulsão de lubrificantes é classificada em três subgrupos que são:

  • hidráulica;
  • pressurizada;
  • pneumática.

O modelo hidráulico emprega bombas de engrenagens com motores de vazão 40 L/minuto até 90L/minutos. É o maior de todos os modelos abordados, sendo utilizado principalmente obras de mineração e infraestrutura. O modelo pressurizado é abastecido por dois tipos de pressão: positiva e negativa.

Quando a pressão é positiva, é utilizada especificamente para abastecimento de máquinas. Na opção negativa (efeito Venturi), é voltada para óleos e graxas ou reabastecimento do caminhão comboio. Nessa situação, é imprescindível que o ar comprimido usado para dar pressão seja filtrado e sem umidade.

Por fim, o modelo pneumático é uma propulsão utilizada com uma bomba instalada nos tambores ou reservatórios e movida por ar comprimido. Sua vazão é de até 15L/min. Dessa forma, esse valor é insuficiente para grande número de equipamentos e máquinas, principalmente para o dia a dia. Para isso, é utilizado a propulsão de graxa, pois é uma vazão baixa desejável para maior precisão nos pinos graxeiros e evita contaminações, bem como desperdícios.

Dimensionamento do caminhão

O dimensionamento do caminhão deve atender às exigências para transporte como dimensões às estradas brasileiras, topografia, tipo de solo, bem como para topografias acidentadas e adaptação a terrenos alagados com tração em todos os eixos.

Para isso, deve estar conforme a Lei 9503  para promover manobras fluidas e sem riscos ao motorista.

Engates rápidos

Os engates rápidos no comboio funcionam com encaixe da mangueira diretamente no bocal de abastecimento de combustíveis ou na questão de drenagem de lubrificantes, fazendo com que haja redução de componentes auxiliares como bandejas, estopas, panos e funis. Assim, reduz a chance de qualquer tipo de vazamento, além da redução de respingos e acidentes como queimaduras com a questão do óleo retirado.

Registros automatizados

Os modelos atuais de comboio podem ser tanto analógicos como digitais e tem como principal vantagem o controle eficiente no abastecimento e melhor integração na coleta de dados. Dessa forma, traz precisão no registro de óleos lubrificantes, sobre o volume de combustível utilizado nas máquinas e assim, proporciona um cálculo médio do quanto é gasto no dia a dia da empresa.

Um controle por telemetria, por exemplo, possibilita o mapeamento de desvios, tempo rodado, atividade do motor e desperdícios de combustível. Pontos estes, que prejudicam diretamente o caminhão comboio e, indiretamente, os rendimentos da companhia por conta da falta de controle no transporte desses insumos.

Permite abastecimento em alta vazão

Outra característica vantajosa em adotar um caminhão comboio, juntamente a bocais de engate rápido, é a possibilidade de trabalhar com uma vazão de 500L/minuto para abastecimento de maquinários. Ou seja, quanto maior eficiência em utilizar este veículo, menor o tempo de implementos parados e melhor será a produtividade na empresa.

Componentes do comboio lubrificação

Conhecer os dispositivos para lubrificação do comboio, proporciona melhor aproveitamento do equipamento, principalmente nas questões de manutenção preventiva. Aumentando, assim, a vida útil do caminhão e dos equipamentos por ele abastecidos.

Por isso, para nos aprofundarmos um pouco mais, entenda as particularidades de cada dispositivo:

  • tanque de combustível: no comboio, possui em média 2000 a 6000 litros e o tanque lastro apresenta capacidade 8000 a 12000 litros;
  • bomba diesel: para a lubrificação, atende de 1 ½” com vazão nominal chegando até 100 litros;
  • compressor de ar: possui capacidade de 175 Psi e é acionada por meio da tomada de força do caminhão e descarga automática;
  • sistema para aplicação de graxa: possui uma bomba pneumática para melhor distribuição mais uniforme;
  • aplicação de óleo lubrificante: apresenta tanque pressurizado e fixo com capacidade de até 250 litros;
  • bloco volumétrico do diesel: traz um controle preciso na aplicação do óleo diesel nos equipamentos;
  • água pressurizada em reservatório: apresenta sistema de reservatório com 250 litros de capacidade instalado no armário lateral.

Outro ponto que cabe destacar são os cuidados a se tomar sobre os acessórios do comboio, além do descarte correto do óleo utilizado, pois qualquer contaminação ao solo, o ambiente estará sujeito a danos irreparáveis. Por isso, peças como os carretéis e as mangueiras se tornam fundamentais, afinal, promovem a sucção correta e armazenamento destes componentes.

Portanto, fique atento aos detalhes, observe se a bomba pneumática do caminhão comboio atende à demanda para evitar escoamento. Os melhores modelos são aqueles que aproveitam o ar excedente gerado para sucção do óleo utilizado. Nas manutenções preventivas, sempre priorize este item na avaliação.

Qual o papel de um caminhão comboio em uma operação?

O papel do caminhão comboio não é apenas transportar combustível, mas contribuir na logística e produtividade de toda a operação.

A falta de infraestrutura e até mesmo de informação faz com que muitas companhias transportam combustível até as obras em barris ou picapes. É uma prática bastante comum, porém, prejudicial ao óleo diesel, uma vez que este fica sujeito a fatores externos como poeira e umidade, prejudicando a sua qualidade.

A não utilização do comboio obriga a empresa a atender uma série de exigências dispendiosas por conta da burocracia. Além disso, o veículo deve obedecer às normas da ANTT (Agência Nacional de Transporte Terrestre) destinado para transporte de produtos perigosos. Não segui-las acarretará multas e apreensão, além de contar como infração para o condutor.

Quais os benefícios de utilizar esse equipamento?

Como citado anteriormente, é preciso estar dentro da lei para o transporte de produtos inflamáveis. Inclusive, é obrigatório o motorista ter o documento original que ateste a realização do curso MOPP (Movimentação e Operação de Produtos Perigosos). Além disso, ter uma licença ambiental emitido pelo órgão do meio ambiente referente ao trecho que será percorrido pelo veículo.

Com o caminhão comboio, será possível o controle eficiente do combustível nos equipamentos e permite lubrificação, pois eles dispõem de um armazenamento próprio. Inclusive, para descarte de óleo usado, facilita na questão das exigências nos documentos, uma vez que não precisa usar tonéis e o risco de vazamentos para danos ao meio ambiente será reduzido a zero.

Inclusive, ele pode ser vantajoso em grandes construções pelo excelente custo-benefício que proporciona por conta do seu alto desempenho. Dentre as vantagens, podemos destacar:

  • possui compartimento para armazenamento de diversos produtos inflamáveis, como diesel e álcool;
  • proporciona menor desperdício possível;
  • traz maior proteção à empresa e aos funcionários.

Outro ponto importante que deve ser destacado é sobre as precauções tomadas como situações de incêndios florestais, não fumar perto desses veículos e estar sempre equipado com um kit de emergência.

Além disso, contar com uma empresa especializada na contratação fará toda a diferença para oferecer o suporte necessário e garantir que as necessidades do cliente sejam atendidas para melhor logística no trabalho de obras. Por essa razão, ter parceria com a Armac é a certeza de ter à disposição um serviço de excelência, não importando a região. Confira como funciona a nossa locação para o caminhão comboio.

Por que contar com a Armac?

A Armac é especializada em atender quem produz e constrói o Brasil. Contar conosco é ter a certeza de ter uma parceria estratégica para impulsionar o seu negócio para transporte e melhor logística, desde o agronegócio até grandes obras por todo o país. O que nos move é que você faz mais com menos. E, para movimentar o país, a locação torna-se a medida mais eficiente por promover fluidez à produção.

Portanto, desfrute com a locação de equipamentos para esta missão. Afinal, o caminhão comboio será crucial para a produtividade dos maquinários. E, dessa forma, contribuirá para que seu negócio seja mais competitivo, eficiente e mais produtivo. Nós entendemos que cada projeto e demanda são únicos e dessa forma, disponibilizamos contratos e implementos sob medida à sua necessidade. No jeito certo, no tamanho e no tempo certo.

Não importa o lugar, estaremos de prontidão para atendê-lo. Dispomos de uma frota com mais 7000 equipamentos e logística própria. Ou seja, temos experiência em todas as funcionalidades, performance e melhorias que cada equipamento de nosso portfólio pode apresentar. Ajudamos os setores de base do Brasil oferecendo soluções mais sustentáveis e inteligentes para produção de excelência. Além disso, oferecemos:

  • garantia de disponibilidade;
  • implementação acompanhadas com especialistas;
  • profissionais disponíveis 24 horas por dia, 7 dias por semana;
  • contratos personalizados.

Em suma, utilizar o caminhão comboio no dia a dia promoverá melhor custo-benefício à sua empresa. Afinal, o transporte de óleo e combustível não será interrompido e a logística da sua companhia será otimizada, além de garantir a segurança nas operações.

Quer saber como fazer a locação deste veículo para auxiliar no abastecimento dos maquinários? Então, entre em contato conosco agora mesmo e saiba como funciona a nossa locação!

Gerar oportunidades e desenvolvimento para um mundo cada vez mais produtivo e sustentável