John Deere 624K-II e Caterpillar 938K: conheça esses dois modelos de pás

  • John Deere
  • Pás Carregadeiras

Excelência, robustez e versatilidade. Hoje, elaboramos um conteúdo especial para discutir sobre uma dupla clássica na engenharia de máquinas para o ambiente de trabalho. Para isso, abordamos duas pás carregadeiras de destaque no mercado: a John Deere 624K-II e a Caterpillar 938K!

Afinal de contas, qual a melhor escolha para o seu negócio? Como você perceberá durante a leitura, esse é um duelo de titãs, pois ambos os equipamentos herdam a sofisticação técnica de duas fabricantes de referência no mercado global. Não perca tempo e fique por dentro do tema!


Pás Carregadeiras – Alugue agora

O Melhor Preço do Mercado. Fale pelo WhatsApp


John Deere 624K-II e Caterpillar 938K: uma briga de titãs

Em um primeiro momento, é fundamental entender o motivo de tanta ”rivalidade”. Não importa se você opera na construção civil, no agronegócio, na indústria ou na mineração: a disputa entre máquinas John Deere e Caterpillar vem de longa data!

Falamos de duas gigantes, que empregaram décadas de experiência no desenvolvimento dos seus modelos. Ambas alcançaram o panteão da engenharia pela especialização em ramos específicos do setor produtivo, ainda que ofereçam soluções de igual excelência para os demais segmentos.

Fundada no distante ano de 1837, a John Deere, por exemplo, está próxima de se tornar bicentenária. A fabricante é referência na criação de máquinas para o setor produtivo, atendendo indústrias, construções e operações agrícolas com o mesmo patamar de qualidade.

Ainda assim, a John Deere é uma marca que nasceu com um DNA voltado às atividades do agronegócio.

Por outro lado temos a Caterpillar, mais nova, fundada em 1925. No entanto, isso não é um demérito, pois os mais de 90 anos de operação foram suficientes para alçar a CAT ao topo do mercado, junto à John Deere.

Novamente, ainda que disponibilize equipamentos, implementos e soluções de excelência para todos os setores, a Caterpillar nasceu com foco nas atividades da construção civil.

No fim das contas, operadores, engenheiros e demais profissionais do setor produtivo só têm a ganhar com essa rivalidade. Em nossa visão, a busca incessante pela excelência técnica e liderança de mercado fez com que as duas marcas atingissem a reputação dos dias atuais.

Como resultado disso, você fica com a nobre decisão de escolher o equipamento mais compatível à sua operação, tranquilo de que ambas podem atender as suas necessidades, pois partem do mesmo princípio da confiabilidade mecânica, robustez e funcionalidade. Agora, conheça as especificações dos modelos!

Especificações técnicas da John Deere 624K-II

Projetada para operar em vários setores, essa máquina ganhou uma variante especial, a 624K-II Versão para Bagaço de Cana. Criada para trabalhar nessa indústria, esse é um modelo feito para solucionar os desafios desse ambiente, combinando agilidade e força mecânica na movimentação de biomassa. Veja seus detalhes:

  • motorização de 188 HP de potência líquida máxima;
  • capacidade de caçamba entre 2,7 e 5,4 m³;
  • força de desagregação de 12.821 kg;
  • peso operacional de 15.614 kg;
  • Carga de Tombamento Totalmente Articulada (CTTA) de 11.043 kg.

Especificações técnicas da Caterpillar 938K

Assim como a John Deere 624K-II, a carregadeira Caterpillar 938K também trabalha em vários setores, mas conta com uma versão especial para a indústria da cana, a 938K Sugarcane Handler. Esse modelo foi criado para suportar os ambientes de alta temperatura das usinas, além de atender as necessidades dessa tarefa. Veja suas especificações

  • motorização de 182 HP de potência líquida máxima;
  • capacidade de caçamba entre 2,5 e 3,2 m³;
  • força de desagregação de 12.552 kg;
  • peso operacional de 15.485 kg;
  • CTTA de 9.698 kg.

Comparação entre os modelos

Tecnicamente, a John Deere 624K-II consiste em um modelo ligeiramente mais robusto. No entanto, frisamos que isso não é um demérito da 938K: ambas cumprem as atividades com igual competência, dentro dos limites das suas capacidades.

Agora, vamos comparar essas especificações lado a lado. No geral, a John Deere 624K-II se sobressai nos seguintes pontos:

  • capacidade mínima e máxima da caçamba — 2,7 a 5,3 m³ x 2,5 a 3,2 m³;
  • força de desagregação — 12.821 kg x 12.552 kg;
  • potência máxima — 188 hp x 182 hp;
  • CTTA — 11.043 kg x 9.698 kg.

Conforme destacamos ao longo do comparativo, as diferenças são bastante sutis. Naturalmente, porém, podem apresentar algum impacto na operação, em especial se considerarmos a capacidade máxima da caçamba, bem maior no modelo John Deere.

Mas Armac, e quanto à segurança, conforto e tecnologia?

Nesses critérios, o empate é a decisão mais justa e equilibrada. Afinal, as duas marcas contam com um longo histórico de pioneirismo na proteção aos operadores. Como argumento, vale lembrar que 624K-II e 938K são desenvolvidas com as tecnologias ROPS e FOPS.

Caso tenha fugido à memória, podemos lhe ajudar: a tecnologia ROPS é uma certificação de segurança, atribuída aos modelos projetados com uma estrutura de proteção contra rolamentos e capotamentos. Daí o nome, ROPS, Roll Over Protective Structure.

O mesmo vale para a tecnologia FOPS, Falling Objects Protective Structure, apontando, portanto, o modelo que apresenta estrutura protetora contra a queda de objetos. Ambas as marcas elaboraram suas máquinas com isso em mente, priorizando a tranquilidade do operador durante a execução dos trabalhos.

Em seguida, figura o critério conforto, em que há um segundo empate técnico, em nossa opinião. As duas máquinas entregam cabines fechadas e climatizadas, garantindo o bem-estar do operador. O mesmo vale para a visibilidade, que é panorâmica em ambos os equipamentos.

Por fim, chega a tecnologia. Novamente, os modelos selam a rivalidade, oferecendo soluções semelhantes em termos de desempenho, performance e autonomia mecânica. Se formos absolutamente detalhistas, a 624K-II até pode conquistar um desempate, considerando o sistema RODS que, junto a uma câmera traseira, trabalha para identificar objetos no entorno do equipamento, tornando a manobrabilidade ainda mais segura.

No fim, cabe a você escolher entre dois excelentes modelos, que com certeza atenderão suas expectativas. Como frisamos ao longo do conteúdo, os diferenciais são meros detalhes, mas que podem sim apresentar um impacto sutil na sua operação.

No entanto, é importante salientar que, tratando-se da indústria da cana, essa é uma partida que a John Deere joga em casa. Afinal, a escolha entre a John Deere 624K-II e a Caterpillar 938K já indica que você está no agronegócio, de modo que são altas as chances de que os demais equipamentos na operação sejam modelos John Deere.

Optar por mais um modelo dessa marca garante familiaridade entre operadores e equipamentos. Aproveite para descobrir como a Armac é capaz de ajudar na decisão: acesse nosso site!

Gerar oportunidades e desenvolvimento para um mundo cada vez mais produtivo e sustentável