Quais são os tipos de plataformas aéreas e quais as diferenças entre elas?

  • Plataformas Elevatórias

O uso de plataformas aéreas ganha cada vez mais espaço. Nada mais natural, já que elas funcionam de forma similar aos elevadores industriais e facilitam muito os mais diversos tipos de trabalho.


Locação de plataformas elevatórias

de 8 a 21 metros – Fale pelo WhatsApp


Ainda assim, os diversos modelos e formatos existentes no mercado costumam trazer um pouco de confusão. Isso porque muitas pessoas ficam sem saber qual deles escolher e para que situação eles servem.

Se você se enquadra nesse cenário, então este artigo foi feito para você. Criamos um post completo sobre o assunto para ajudá-lo a se inteirar sobre o tema. Vamos lá?

Quais os tipos de plataformas aéreas?

As plataformas elevatórias têm alguns tipos de modelos e alturas um tanto quanto distintos. Isso significa que cada uma delas tem uma modelagem única e costuma ser usada para situações e necessidades diferentes. Para entender um pouco melhor sobre o tema, conheça as principais a seguir.

Plataforma pantográfica

Uma das opções disponíveis é a plataforma pantográfica, também conhecida como “tesourinha”. Quem explica um pouco melhor sobre suas especificidades é Alisson Fábio, consultor comercial da Armac. “Na maioria das vezes, as pessoas a procuram como “tesoura”, pois esse modelo tem a elevação na vertical e um cesto onde vai a pessoa dentro. Ela tem uma média de 8 a 15 metros”. Esse modelo conta com dois tipos de motores: a diesel e elétrico.

Plataforma articulada

Essa plataforma aérea é vulgarmente conhecida como “girafinha”. É como se ela fosse um braço que se eleva, contando ainda com a ajuda das articulações. O modelo varia normalmente de 12 a 42 metros, mas algumas opções podem ter até 60 metros de altura.

Alisson destaca que essa opção também tem dois modelos: elétrico (de 12 a 16 metros) e a diesel (de 16 a 60 metros), sendo que o segundo tem propulsão maior. O motor a diesel se diferencia pelo pneu e a tração, quando comparado ao elétrico. Isso significa que a última opção é tracionada e consegue acessar com facilidade muitos lugares onde a elétrica não vai, como terrenos com obstrução e terra.

Quais são as diferenças entre esses tipos de plataformas aéreas?

Como adiantamos, a plataforma articulada é muito usada em lugares onde existe dificuldade de acesso. Nesse caso, ela deve ser colocada em um local e, em seguida, estender a articulação até chegar ao lugar em que o reparo ou o acesso deve ser feito.

Alisson destaca que a opção pantográfica sobe apenas na vertical, enquanto a articulada pode seguir caminhos diferentes. “Esse modelo é muito utilizado para áreas externas, em volta de galpões, telhados, lajes e construções maiores, nas quais é preciso acessar partes de calhas ou de estruturas por fora”, conta.

Somado a isso, quando trata-se das diferenças entre as plataformas, não poderíamos deixar de destacar as alturas que cada uma delas é capaz de atender. Elas podem ser um tanto quanto diferentes, então, esse é outro aspecto que deve ser levado em conta.

Para fechar, vale destacar a diferença de funcionamento. “A plataforma elétrica precisa ter o piso compactado para atuar. No caso das articuladas a diesel, já existe uma combinação de fatores que permite que ela acesse terrenos irregulares com facilidade”, revela Alisson. Além disso, as plataformas à diesel possuem trações nas 4 rodas, outro diferencial significativo. Nesse caso, é importante avaliar o que tem em volta do acesso para escolher a melhor opção.

Quais as vantagens de contratar plataformas aéreas com a Armac?

Agora que você entende melhor como uma plataforma aérea pode ajudar, pode ser que esteja se questionando sobre as vantagens em contratar uma delas com a Armac, certo? A empresa conta com 3 tipos de plataformas aéreas (cada uma com vários modelos diferentes) disponíveis para contratação: pantográfica elétrica, articulada elétrica e articulada a diesel. Esse já é um excelente leque de opções.

Além disso, existem diversas variações de altura. Alisson comenta que, nas pantográficas elétricas, existe uma frota de 8, 10, 12 e 14 metros. Agora, na articulada elétrica, de 12 e 15 metros. Já na articulada a diesel, de 16, 21 e 25 metros.

Outro benefício é a possível redução de custos para a obra. Quando se contrata um andaime, por exemplo, existe uma legislação que pode barrar o seu uso. Isso sem contar com a questão de montagem e desmontagem, que costuma levar, pelo menos, um dia. Feita a montagem, é preciso subir com todas as ferramenta para a utilização e, ao fim do dia, descer com os acessórios novamente, sempre tendo o cuidado de ter tudo bem encaixado e firme.

No caso da plataforma, ela já será utilizada desde o primeiro momento em que estiver disponível no local. Além disso, você pode colocar as ferramentas dentro da plataforma, e ela também conta com uma extensão e uma tomada na cabine. Para finalizar, você também pode se locomover com ela, mais um aspecto que ajuda muito. Como você deve imaginar, tudo isso acaba reduzindo os custos da obra consideravelmente.

Quais são os diferenciais da Armac?

Quando o assunto é listar os diferenciais da empresa, existem muitos fatores que se destacam. Veja alguns deles abaixo.

Frota completa

Alisson Fábio destaca que essa é uma grande vantagem da Armac. “Acredito que um grande diferencial seja na parte da frota, com uma média de 200 a 250 equipamentos prontos para utilização”, compartilha.

De forma complementar, vale destacar que a frota é nova. Nossos modelos disponíveis são dos ano de 2019 ou 2020.

Prazo de atendimento

Um outro diferencial é o prazo de atendimento, que é de 24 horas. Essa é uma vantagem que outras empresas não conseguem oferecer.

Atendimento diferenciado

Outro benefício é o fato de a Armac ter uma frota própria que faz a entrega e a retirada dos equipamentos. “Temos técnicos especializados em plataformas, que vão no momento da entrega e aplicam treinamentos. Também contamos com um corpo de trabalhadores em nosso escritório de manutenção e de pós-venda, um time que faz toda a triagem da utilização, verifica se é preciso algum apoio e outras coisas do tipo”, revela Alisson.

Documentação necessária

Em muitos casos, as empresas exigem documentação desses equipamentos e do treinamento. A Armac fornece esses documentos e o treinamento sem custo algum (enquanto os concorrentes costumam cobrar por isso).

Cliente como prioridade

Para fechar, há também a questão de ter sempre o atendimento ao cliente como uma prioridade. A Armac tenta resolver as situações por telefone e, caso não seja possível, já desloca alguém para o local.

O SLA de atendimento é de mais ou menos 8h para a plataforma. Contudo, se o cliente ligou, fez a solicitação e existe alguém próximo, o pessoal já é deslocado para fazer o atendimento.

Agora que você entende um pouco melhor como os diferentes tipos de plataformas aéreas podem ajudar no seu trabalho, não deixe de considerar a contratação desse serviço. Afinal, a plataforma pode ser uma verdadeira aliada e facilitar muito o seu trabalho.

Se você ficou curioso e quer saber mais detalhes sobre essas plataformas, entre em contato conosco agora mesmo. Contamos com um time de especialistas preparados para atender você!

Gerar oportunidades e desenvolvimento para um mundo cada vez mais produtivo e sustentável