7 Riscos na operação de pá carregadeira que devem ser evitados

  • Segurança

Existem riscos na operação de pá carregadeira — assim como de qualquer máquina pesada — que podem causar acidentes entre a equipe de trabalho e comprometer sua qualidade. Por isso, as atividades em maquinário pesado deve acontecer apenas pelas mãos de colaboradores devidamente capacitados e sob planejamento técnico da operação.

Para evitar esse tipo de problema, é fundamental conhecer todas as exigências de segurança. Quer saber mais sobre o assunto? Então continue a leitura e confira sete erros que devem ser evitados na operação de pás carregadeiras!


Pás Carregadeiras – Alugue agora

O Melhor Preço do Mercado. Fale pelo WhatsApp


1. Manusear o equipamento incorretamente

Operar uma pá carregadeira exige diversos cuidados, isso porque a condução incorreta de tal máquina aumenta a chance de falhas e danos à ela, além de causar riscos à segurança da equipe e operação de modo geral.

Por isso, há alguns pontos estritamente ligados a seu manuseio:

  • O equipamento nunca deve entrar em movimento com o braço frontal completamente elevado, especialmente se ele estiver repleto de carga;
  • Não dê ignição no equipamento sem antes se certificar de que a superfície à frente está livre de obstáculos, como barrancos, fios elétricos, valas, entre outros;
  • Vale observar também se a pá está dentro do seu limite de carga — a chamada “carga de tombamento” deve ser respeitada sempre. Assim, evita-se que o volume excedente desestabilize a máquina e acarrete acidentes.

2. Ignorar os ajustes iniciais

Antes de iniciar a operação de qualquer máquina, alguns ajustes são passíveis de atenção. Esses ajustes podem significar, não só, uma operação mais eficiente e segura, mas também, mais confortável e personalizada.

Quando isso é ignorado, a atividade pode se tornar mais cansativa e maçante, dando brechas à riscos em diferentes níveis e a presença do “improviso”.

Por isso, tire um tempo para ajustar o assento e o apoio de braço, facilitando o acesso aos pedais e alavancas até a parte final do percurso. Além disso, é fundamental checar:

  • o cinto de segurança;
  • campo de visão e retrovisores;
  • o freio de estacionamento, com a intenção de confirmar se está aplicado;
  • fechaduras;
  • extintor de incêndio;
  • os comandos hidráulicos e de transmissão, a fim de verificar se estão em posição neutra.

3. Conduzir máquinas de portas abertas

Durante a operação da pá carregadeira, deixar as portas abertas é uma conduta bastante inadequada e que aumenta exponencialmente as chances de acidente e prejudica o desempenho da própria máquina.

Sendo assim, as portas devem estar devidamente travadas. Isso servirá para manter a segurança do colaborador, caso ele se desequilibre no banco, ao mesmo passo que impede que estruturas, pessoas, animais, vegetação e materiais invadam a cabine em operação.

É também essencial, que o operador conheça o entorno no qual as movimentações serão realizadas, pois em caso de ambientes muito restritos, uma abertura emergencial ou após operação das portas poderá sofrer impedimento.

4. Operar em pontos cegos

Trabalhar a pá carregadeira em pontos cegos é uma atitude imprudente por propiciar cenários passíveis de acidentes de trabalho. De fato, conforme o operador faz as movimentações, o seu campo de visão sofre alterações de percepção que comprometem a segurança de todos, além da qualidade da atividade. Sendo assim, o melhor caminho para evitar problemas em uma situação como essa é apostar na sinalização.

A sinalização deve contemplar todo o ambiente, inclusive o solo — quando possível — com rotas de pedestres. No mais, a máquina deve ter:

  • Faróis funcionando;
  • Faixas refletoras;
  • Sinalização de distância segura;
  • Sirenes;
  • Giroflex — principalmente em operações noturnas ou galpões com pouca iluminação.

Em alguns cenários, é importante que haja um profissional bem treinado para direcionar a operação. Vale reforçar que, sempre que for necessário acionar a marcha ré, o condutor precisa ter a atenção redobrada e olhar para trás.

5. Não se atentar ao posicionamento dos demais colaboradores

Além de conhecer bem o terreno onde o trabalho é realizado, o operador também deve ter uma boa noção sobre o posicionamento e rota dos colegas de equipe.

Esse tipo de noção deve ser orientado no planejamento da operação e na DDS pelo time técnico e de segurança do trabalho. O motivo é que, além dos desafios inerentes à operação, qualquer descuido no posicionamento ou busca de atalho nas rotas de movimentação escalam exponencialmente os potenciais riscos.

Dentro desse mesmo contexto, o operador tem de estar ciente de que é proibido transportar passageiros na máquina e que a movimentação com mais de uma pessoa oferece riscos a ambos.

6. Esquecer ou subutilizar equipamentos de proteção necessários

Existem diversos equipamentos de proteção obrigatórios para a operação de máquinas pesadas. Entre os principais estão:

  • óculos de proteção;
  • capacete;
  • uniforme reflexivo;
  • protetores de ouvido ou abafador;
  • calçado de segurança;
  • luvas de raspas.

É muito importante que cada um deles seja utilizado assim como ditam as Normas Regulamentadoras. Ou seja, de forma constante, documentada e livre de quaisquer adaptações forçadas.

7. Não planejar os turnos da máquina

Máquinas como a pá carregadeira têm um sistema complexo e precisam ser parte de um planejamento de cuidados para que entreguem bons resultados no dia a dia. Sendo assim, é importante considerar a exigência da demanda e o período operacional a que a máquina fica sujeita.

Não planejar em quantos turnos a máquina irá operar, pode condenar toda a atividade. Por isso, entenda junto ao time técnico se haverá necessidade de mais de um turno operacional, se há uma máquina reserva para assumir turnos subsequentes e quais particularidades da operação podem variar de turno a turno.

Isso é importante para organizar EPIs e EPCs, diálogos de segurança, normativas e procedimentos pontuais.

Além disso, há cuidados do operador quando a pá carregadeira estiver em repouso que agem como um adicional extremamente necessário. Confira a seguir:

  • manter o freio acionado;
  • estacionar em local plano;
  • apoiar a pá e a caçamba no solo;
  • deixar a chave sem contato;
  • manter a bateria sempre desconectada.

Agora ficou claro quais são os principais riscos na operação de pá carregadeira e quais cuidados devem ser tomados. Dessa maneira, ao adotar as dicas listadas no texto, você consegue trazer mais segurança e produtividade ao trabalho, sem deixar de lado o planejamento em conjunto com os parceiros eficientes.

Gostou das informações deste artigo? Leia também sobre a utilidade da pá carregadeira ao setor da mineração.

Gerar oportunidades e desenvolvimento para um mundo cada vez mais produtivo e sustentável