5 CUIDADOS COM
O TRÁFEGO EM
CANTEIRO DE OBRAS
Um dos riscos mais presentes nas áreas operacionais dos canteiros de obras consiste no tráfego de máquinas e pessoas. Por envolver diretamente a segurança da operação e trabalhadores ele precisa ser controlado.
Neste infográfico, compilamos as principais dicas para promover a segurança nessa operação. Confira!
1
Treinamentos e conscientização
Os profissionais que atuam nos canteiros de obras precisam de capacitação, além de receber informações transparentes e concisas para adotarem práticas adequadas e rotinas seguras.
Ofereça cursos e palestras para os operadores e todos que interajam com equipamentos, de modo que saibam quais são os procedimentos indicados em caso de emergência.
2
Rotas padrão
Designe corretamente as áreas operacionais e as áreas de vivência. Afinal, em alguns cenários, pode haver pouco espaço para transitar e diferenciar um do outro.
Assim, traçar rotas de tráfego de operadores, máquinas e civis é essencial para a segurança do projeto, além de criar respaldo para qualquer ação indevida.
3
Equipamentos de proteção
O uso de equipamentos de proteção coletiva e individual é obrigatório para manter o tráfego seguro no canteiro de obras. Os equipamentos devem estar em perfeitas condições de uso e precisam ser disponibilizados para todos os envolvidos com o trabalho, sejam eles terceirizados ou contratados.
4
Sinalização
Adote sinalizações visuais e sonoras para garantir não só a segurança das diferentes funções, mas também, a inclusão do coletivo.
5
Normas regulamentadoras
A NR-18 orienta a respeito de todas as especificidades da indústria da construção civil. Por isso, é imprescindível segui-la a risca e considerar demais normas conforme a realidade da sua operação.
Por exemplo as NR-11 e NR-12. Em um cenário de mitigação dos riscos no tráfego do canteiro, entender como movimentar as máquinas e cargas e se prevenir de pontos cegos, atropelamentos e demais riscos é primordial.
Enfim, seja envolvendo pessoas ou máquinas, os cuidados com o tráfego no canteiro de obras podem incluir, ainda, a criação de uma política de segurança.
Quer saber mais?
Confira nosso acervo de segurança!